AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Guia completo para curtir o Carnaval com crianças e todos se divertirem

Confira as nossas recomendações para curtir o Carnaval com crianças

*Priscila Correia, do Aventuras Maternas, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 17/02/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Frank Mckenna/Unsplash
Frank Mckenna/Unsplash

É Carnaval! Que a festa remete a bloquinhos, fantasias e muita serpentina, a gente já sabe. Só que para curtir tudo, especialmente quando existem crianças envolvidas, é preciso tomar outros cuidados. Então, para esta semana, fizemos um guia com dicas diversas, que vão desde sugestões de comidinhas até aprendizados durante o Carnaval. Prontos para cair na folia?

HORA DE SE ARRUMAR

Geralmente, fantasias são pensadas com um tempinho de antecedência, para possíveis ajustes etc. Porém, às vezes, o tempo curto e as tarefas do dia a dia acabam deixando certas atividades para depois e, quando percebemos, ops, chegou o Carnaval e não preparamos as vestimentas.

Mas, com criatividade, é possível, sim, fazer uma fantasia em casa. Diana Demarchi, criadora de conteúdo digital na Hotmart e professora do curso Especialista em Fantasias Infantis, conta que, além de economizar dinheiro e se divertir com todo o processo de costura, as possibilidades criativas de customização das próprias fantasias também são infinitas, principalmente para crianças, já que os resultados são sempre únicos.

Além disso, diz, nem sempre a vestimenta que o nosso filho quer está à venda – há, por exemplo, personagens que não são tão populares a ponto de terem fantasias sendo vendidas, ou, ainda, a família pode não ter condição de pagar pelos valores de uma loja. Para quem quiser se aventurar e produzir a fantasia dos filhos, abaixo Diana dá algumas recomendações:

  • Reaproveite materiais - Antes de comprar aviamentos para desenvolver uma fantasia, olhe os recursos que você já tem disponível. Repensar e reaproveitar materiais é bom para a economia, para o meio ambiente e para sua criatividade;
  • Perfeccionismo - Ao criar uma fantasia, não há necessidade de reproduzir com exatidão um personagem. Para uma criança, uma capa presa na camiseta já gera um mundo encantado de diversão por horas;
  • Tecidos confortáveis - Um tecido maravilhoso para fantasias infantis é o tricoline. Ele é fácil de ser encontrado e ser costurado e, por ser 100% algodão, traz conforto e segurança para a pele das crianças;
  • Explore a criatividade - O nicho de fantasias é um mundo sem muitas regras. Quem tem uma cabeça criativa, cheia de ideias e não gosta de ficar muito preso a uma única forma de criar, pode ter certeza que sentar em frente a uma máquina de costura envolve muito mais diversão.

COMIDINHAS E BEBIDAS LEVES

banana e maçã
Crédito: Arquivo pessoal/Priscila Correa

Embora a garotada só queira saber de pular carnaval, é preciso, sim, pensar na alimentação e hidratação dos pequenos. E nesses locais, geralmente, são vendidos apenas itens industrializados. Por isso, a seguir, separamos algumas dicas do que levar para bloquinhos e bailinhos.

Além de opções como frutas refrescantes, suquinhos e água de coco, sanduíches e snacks naturais e muita água mineral, é possível criar um cardápio diferente para esses dias. A nutricionista e especialista em nutrição na saúde da mulher e fertilidade Michelle Ferreira, da Nutrindo Ideais, lembra que quanto mais natural for a alimentação, melhor; e é indispensável lembrar de uma boa hidratação.

Algumas boas opções são as frutas, cenoura cortada em forma de palitinho, pipoca de panela, sanduíche natural, chips de raízes (batata doce ou aipim ou batata inglesa), muffins, tomatinho cereja, ovinhos de codorna, queijo cortado em quadradinho, pão de queijo, torradinha de arroz integral, milho cozido, mix de nuts com castanha e uva passas, sacolé de suco de fruta natural. Abaixo, ela dá algumas dicas de lanches e receitas para a família levar para as crianças:

- Sanduíche Natural

Ingredientes e modo de fazer: Pão de forma 100% integral e Pastinha, que pode ser de frango ou atum, misturados com iogurte natural, sal e temperos a gosto.

*para a pastinha ficar cremosa, use 170g de iogurte natural + 1⁄4 de colher de chá de sal - coloque essa mistura em um filtro de papel dentro de uma peneira e deixe na geladeira por 8 horas para o soro escorrer. O iogurte perde o soro e se transforma em uma pasta mais consistente para misturar com os outros ingredientes.

- Muffin de banana com chocolate

Ingredientes e modo de fazer: 1 ovo, 1 banana amassada, 1 colher de sopa de farelo de aveia, 1 colher de sobremesa de achocolatado saudável ou cacau em pó. Misture os ingredientes e coloque em forminhas de silicone no air fryer ou forno por 10 min.

- Sacolé de frutas

Ingredientes e modo de fazer: para sacolé de melancia com água de coco, coloque 4 xícaras de melancia picada e ¼ xícara de água de coco; para sacolé de abacaxi com coco, coloque 1 abacaxi inteiro picado, 200ml de leite de coco e ½ de xícara de água; para o sacolé de banana com morango, use 1 banana congelada, 1 xícara de morango e 1 xícara de água. Para preparar o sacolé, basta bater os ingredientes no liquidificador e distribuir em saquinho de sacolé e deixar congelar por aproximadamente 12 horas no freezer. Se for necessário adoçar – use açúcar de coco ou um pouco de mel.

* é importante levar para os bloquinhos em uma bolsa térmica com gelo!

PROTEÇÃO DOS PÉS À CABEÇA

Bloquinhos combinam com ar livre. E isso significa muito sol sobre as peles dos pequenos. E, como sabemos, se proteger do sol é fundamental. Portanto, é preciso estar atento aos cuidados que devem ser tomados para evitar as queimaduras solares, tanto para as famílias mais festeiras, que só querem saber de folia, quanto para as que pretendem aproveitar o feriado para descansar curtindo uma piscina ou praia.

“A data também é marcada pelo alto verão no Brasil, quando as temperaturas estão elevadas. Sendo assim, as pessoas ficam com a pele mais exposta e muitas esquecem do protetor solar, que além de proteger a pele dos raios solares e mantê-la mais jovem, previne o câncer de pele”, explica Michele Brajão, enfermeira estomaterapeuta e coordenadora da clínica ConvaCare – para conhecimento, segundo um estudo sobre a utilização de fotoproteção no Brasil, realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 71% da população brasileira não usa protetor solar diariamente e 55% não sabe a quantidade ideal a ser aplicada sobre a pele contra os nocivos raios UVA e UVB.

Michele explica que o não uso do protetor solar na exposição ao sol pode levar a queimaduras solares graves, como a insolação, que é uma condição séria provocada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso, que se não tratada de imediato pode ser fatal. “Quando ficamos com a pele vermelha após se expor ao sol, já sofremos uma agressão além da conta. A insolação, em casos mais graves, pode provocar diversas complicações em órgãos vitais, como o cérebro. Uma das principais características é a desidratação, que deve ser revertida o mais rápido possível para não piorar mais o estado de saúde do paciente”, comenta a enfermeira. A seguir, alguns cuidados para proteger a pele das crianças e adultos antes da folia:

- Protetor Solar - aplique o protetor solar no rosto e corpo 30 minutos antes da festa com fator de proteção solar (FPS) 30 ou mais e repita a aplicação durante o dia – nas crianças, use o protetor indicado para a idade. Há versões também para o cabelo. O pico do sol é entre 10h e 16h. Nesse intervalo, é recomendado evitar a exposição ao sol;

- Maquiagem e brilho – Antes de tudo, confira a validade das maquiagens e do glitter e, escolha produtos dermatológicos próprios para a pele. No caso das crianças, há produtos para brincar de make e penteados que são próprios para essa faixa etária. Vale lembrar ainda de pesquisar produtos sem micro plástico, que depois fica natureza. Já existem ecoglitter e demais produtos veganos e ecologicamente corretos;

- Protetor Labial – embora nossa primeira preocupação seja com o protetor solar para rosto e corpo, o protetor labial também é importante para evitar que o sol resseque e queime a boca;

- Repelente - Verão é época de mosquitos. Por isso, nada mais importante do que se proteger das picadas e machucados que esses insetos podem deixar na pele. Há versões especificas para as crianças e outras que podem ser usadas por pessoas de qualquer idade. E não esqueça de reaplicar conforme orientação do fabricante;

- Vestimentas – Ao sair para a rua, coloque óculos escuros, chapéu e, se possível, roupas que protejam a pele. E a dica também é válida para os pequenos.

CARNAVAL COM APRENDIZADO?

Tempo de qualidade é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Ele proporciona interações verdadeiras, oportunidade de treinar novas habilidades e de aprender, por imitação, os bons modelos dos adultos. Podemos observar esse desenvolvimento, por exemplo, no período de férias, quando a criança passa mais tempo socializando com os pais. Então, por que não aproveitar o feriado do carnaval para acentuar a melhora na linguagem do seu filho e ainda fazê-lo se divertir? De acordo com Camilla Guarnieri, fonoaudióloga especialista em fala e linguagem, as interações de verdade são importantíssimas para o desenvolvimento da fala e da linguagem das crianças, e, na grande maioria das vezes, os pais e responsáveis são as pessoas que têm maior tempo de convivência com os filhos, o que os tornam importantes agentes ativos na estimulação da fala e da linguagem dos pequenos.

Ao longo dos seus estudos e práticas, Camilla observou o quanto as atividades lúdicas possuem resultado mais eficaz nas crianças. Os pequenos estão sempre buscando uma forma de resumir tudo a brincadeiras, jogos e diversão. O carnaval é um período excelente para tornar o desenvolvimento da fala prazeroso, por meio das atividades comuns das festas é possível desenvolver diversas habilidades nas crianças. A seguir, Guarnieri dá duas dicas para aproveitar essa época para estimular a linguagem das crianças.

- Marchinhas - Invista em marchinhas de carnaval para aumentar o vocabulário, trabalhar o ritmo e exercitar a dicção. As músicas, quando bem escolhidas, são ótimas aliadas na estimulação da fala e da linguagem. Podemos inserir novas palavras no vocabulário, trabalhar o ritmo, que é muito importante e, para as crianças menores, a prática facilita muito simplificando a produção de forma natural;

- Adornos e adereços – Esses objetos são fortes aliados do desenvolvimento da coordenação motora. Por meio da confecção de máscaras, instrumentos e brincadeiras, é possível encontrar um caminho para evoluir nesse processo. Nessa atividade, compreender um pouco mais sobre instruções, trazendo conceito de cores, texturas e direções, auxilia o desenvolvimento da criança.

Usar fantasias para contar histórias, encenar e até brincar de mímica são atividades lúdicas que, além de serem muito divertidas para os pequenos, dão muitas oportunidades de contato com a linguagem. Os pais também podem trazer para a brincadeira os personagens favoritos do filho, inserindo-os no contexto do carnaval. Tudo isso pode ajudar a explorar ainda mais a imaginação do seu filho, fazendo com que ele associe boas memórias ao período da folia.

ECONOMIA NUNCA É DEMAIS

Acompanhar todos os bailes e blocos que as crianças querem ir é uma delícia, mas sabemos como isso pode ir além do orçamento da família. Mas, com organização, é possível não ir além do que temos.

“É totalmente possível curtir a folia com as crianças de forma econômica, mesmo para famílias que não contam com um orçamento específico para isso. Sabemos que o início do ano é mais complicado, pois a maioria dos impostos como IPVA, IPTU e IR são pagos nessa época, mas não é preciso abrir mão da diversão. O ideal é apostar em escolhas que não necessitem de um desembolso financeiro ou que se gaste o mínimo. Faça uma programação prévia de como a família imagina que será a folia, onde vão, o que vão levar etc. Algumas pessoas têm maior facilidade a gastar por impulso, decidir de última hora e nessas situações as finanças podem sair prejudicadas”, explica a educadora financeira Luciana Ikedo.

Na sequência, Ikedo dá algumas dicas que podem ajudar bastante a gastar menos no feriado do próximo final de semana.

- Planejamento - O primeiro passo é fazer um orçamento e definir qual valor a família pretende gastar durante todo o período do Carnaval. Sabendo o valor total, você pode dividir entre todos os dias de folia, estipulando um teto máximo que será gasto por dia. Se não for possível aproveitar todo o feriado de Carnaval, por exemplo, escolha alguns dias e elabore sua agenda com o valor que você se propôs a gastar. Eu gosto também de definir um limite diário de gastos, mas é muito difícil conseguir, no meio da folia, anotar tudo aquilo que se está gastando, não é mesmo? Então, o orçamento acaba ficando mais prático quando você estabelece um limite, separa esse valor e fica atento ali quando ele já está chegando ao final;

- Dividindo a conta com outras famílias - Para quem pretende curtir o Carnaval em grupo, juntando outras famílias que tenham crianças, o primeiro ponto é pensar que na maioria das vezes isso envolve uma viagem, um compartilhamento de hospedagem etc. Então, é preciso que fique muito clara a divisão, desde o começo. Relacionar quanto caberá para cada família e como serão divididos os custos dessa estadia ou viagem, sem esquecer, claro, de incluir a alimentação, bebidas, passeios etc. Já é provado que quando a conta do restaurante ou do bar é dividida, as pessoas costumam exagerar e gastar mais. Então, não tenha vergonha de dizer que quer dividir tudo antes para que não tenha surpresas na hora;

- Comidas - Para quem vai viajar, seja apenas com os membros da própria família ou com outras, o ideal é fazer um planejamento do cardápio com antecedência, com uma lista de compras aderente a esse cardápio, e procurar fazer o máximo das alimentações possíveis em casa ou na hospedagem, ao invés de optar por restaurantes e bares, que costumam ser mais caros;

- Folia de rua x blocos pagos - A folia de rua costuma ser bem divertida, bem agradável e econômica, diferentemente dos blocos e bailinhos pagos que oneram no bolso da família não só com os ingressos, mas também com as comidas e bebidas (muitas vezes, os lugares não deixam levar nada, permitindo o consumo apenas do que é vendido no local). Mas se preferir esses locais pagos para levar os pequenos, se programe para pagar este valor antes da festa, para evitar ficar com dividas e parcelas pendentes (na empolgação, as contas podem ser feitas de forma errada e atrapalhar o orçamento doméstico mensal);

- Hospedagem – O carnaval começa amanhã. E embora normalmente as pessoas decidam, quando vão viajar, sobre as hospedagens com antecedência, há famílias que, por n motivos, acabam resolvendo em cima da hora. Se for o seu caso e pretender viajar com outras famílias, tente compartilhar quartos e apartamentos, especialmente em locais que não estejam incluídas as alimentações. Dessa forma costuma sair bem mais em conta;

- Transporte - Utilize transporte público para se locomover e, quando não for possível, procure compartilhar também o seu deslocamento, seja dividindo custos com gasolina, pedágios, ou mesmo viagens por carro de aplicativo.

EM TEMPO: DE OLHO NAS ALERGIAS

Carnaval é tempo de alegria e diversão, mas, como já falamos acima, também de cuidados. Entretanto, algumas vezes, mesmo com todas as precauções, pode ocorrer algum problema, como as alergias. Para ajudar a evita-las, os especialistas da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) prepararam algumas dicas:

  • Protetor solar - Não é comum, mas pode causar dermatite de contato e desencadear coceira, vermelhidão, descamação e irritação na pele. Por isso, antes de usar um protetor solar, aplique-o em uma pequena região do corpo e espere algumas horas para verificar se houve o aparecimento de qualquer sinal ou sintoma de alergia;
  • Sprays de espuma - Podem causar lesões em mucosas como olhos, boca e nariz. Alguns desses sprays não obedecem às normas do INMETRO por serem importados de forma ilegal, além de serem inflamáveis. O contato prolongado com a pele pode causar sensibilidade, que é uma forma de alergia;
  • Insetos - Borrachudos e pernilongos podem ser evitados usando mosquiteiro na cama, telas contra insetos nas janelas, repelentes na pele (de acordo com a idade) e inseticidas. Evite ambientes abertos no início e final do dia. Cuidado também com gramados onde proliferam formigas. Atenção também às vespas e abelhas, que podem ferroar e levar a reações graves, como a anafilaxia;
  • Pintura de rosto e corpo - Se for se pintar, o faça em pequenas áreas da pele, já que áreas extensas perdem a capacidade de eliminar toxinas e não deixam o suor sair. Muito cuidado com olhos e boca, já que essas tintas podem ser tóxicas. Não deixem as crianças dormirem sem remover a tinta com água e sabonete. Dê preferência às tintas orgânicas;
  • Alergia Alimentar - No Brasil, não há estatísticas oficiais, porém, a prevalência das alergias alimentares parece se assemelhar com a literatura internacional, onde cerca de 8% das crianças e 2% dos adultos são acometidos. O camarão, muito consumido nas praias nesta época do ano, está entre os principais alimentos causadores de alergias. O fato de já ter ingerido camarão e nunca ter apresentado reação alérgica não significa que, em algum momento da vida, a pessoa não possa começar a ter alergia por esse alimento. Indivíduos com asma, rinite e dermatite atópica são um pouco mais predispostos do que a população geral;
  • Hidratação - Lembre-se de hidratar bem as crianças, oferecer alimentos leves, moderar nos doces e balas coloridos e evitar roupas que cubram todo o corpo, o que pode aumentar a sudorese, causando desidratação e insolação por excesso de calor;
  • Outras recomendações - Use produtos de qualidade certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); guarde a maquiagem em lugar fresco e protegido da luz solar; não use produtos que estejam com o prazo de validade vencido; não compartilhe maquiagens com outras pessoas; se tiver dúvidas sobre um determinado cosmético, peça orientação ao seu médico alergista imunologista.