AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Primavera: nova estação chega inspirando dias mais coloridos para toda a família

Tal como a vida, a primavera traz a ideia de renovação, além de cores vibrantes e flores para apreciar

*Priscila Correia, do Aventuras Maternas, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 23/09/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Inspirada pela beleza da estação que acaba de chegar, a coluna dá várias dicas. - Saffu/Unsplash
Inspirada pela beleza da estação que acaba de chegar, a coluna dá várias dicas. - Saffu/Unsplash

Uma pétala, duas pétalas, lápis de cor rosa ou vermelho na mão. Depois é hora de pintar o miolinho de amarelo, as folhas de verde. E assim, o desenho de uma flor toma forma e embeleza um papel em branco. Tal como a vida, a primavera traz a ideia de renovação, além de cores vibrantes e flores para apreciar.

E é por isso que hoje, inspirada pela beleza da estação que acaba de chegar, a coluna conta um pouco sobre novidades como receitas com sabor de natureza, ideias de passeios para apreciar as flores e muito mais. Vamos jardinar? 

PARA VIVENCIAR A ESTAÇÃO

flores
Crédito: Sergey Shmidt/Unsplash

Para entender, de verdade o que significa algo é preciso vivenciar. E quando falamos sobre primavera, há locais que são muito emblemáticos. A seguir, alguns roteiros que não podem ficar de fora:

Holambra (SP) – é impossível pensar na primavera sem lembrar de Holambra e da Expoflora, o maior evento de flores e plantas ornamentais da América Latina. Em sua 39° edição, o evento conta com diversas atrações para todas as idades, inclusive para os pequenos. Além de apresentações, gastronomia e da parada de flores, o local é todo de um encantamento sem igual, com árvores decoradas, jardins e muito colorido. Um dos momentos que promete encantar a garotada é a Chuva de Pétalas, umas das atrações mais esperadas. E para atender as crianças, especificamente, há um Parque de Diversão com brinquedos tradicionais e outros novos – entre os mais procurados, estão o carrossel, o bate-bate e a roda gigante. Já a Fazendinha, também destinada ao público infantil, permite à garotada entrar em contato com alguns animais expostos.

Santos (SP) – A Feira e Exposição de Orquídeas acontece este final de semana dentro do evento Primavera Criativa, uma feira e exposição de orquídeas na Casa da Frontaria Azulejada, no Valongo, em Santos. Um dos expositores, o Orquidário Recanto da Vovó, vai comercializar mais de 500 espécies, além de suculentas e ornamentais e material para plantio. A entrada é franca e o local é aberto às crianças. E embora não tenha uma atividade especialmente voltada para os pequenos, é um lugar que certamente vai encantar.  E para quem quiser aprender um pouco mais, no domingo, das 14 às 15h30, Paulo Cunha, o Dr. Orquídea, comanda a palestra "Aprenda a cultivar orquídeas" – as crianças maiores de 10 anos são bem-vindas. A Casa da Frontaria Azulejada fica na Rua do Comércio, número 92, no Centro de Santos.

Brasília (DF) – O projeto 'Primavera no Park', que acontece até esse domingo no Park Shopping, vai oferecer oficinas gratuitas para crianças, adultos e adolescentes aprenderem a cultivar e cuidar de diferentes tipos de plantas e flores. Ao todo, são 30 vagas por oficina, em duas turmas diárias. O público também vai aprender a fazer arranjos de suculentas, a usar flores na culinária e como cultivar bonsais. Há turmas para crianças a partir de 5 anos de idade. E mais: todo o material usado nas aulas é oferecido, de graça, e as pessoas podem levar os trabalhos para casa. Para participar, é preciso realizar o agendamento pelo aplicativo do shopping. O evento terá, ainda, expositores de flores, plantas, arranjos e acessórios para jardins.

Rio de Janeiro (RJ) – Embora não seja exatamente um programa criado para a chegada da primavera, a Semana da Árvore, organizada pela Prefeitura do Rio, terá atividades em diferentes parques naturais da cidade neste final de semana. A data para comemorar o Dia da Árvore foi escolhida por anteceder o início da Primavera no Hemisfério Sul e tem o objetivo de chamar atenção para a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente. No Brasil, a data é comemorada desde 1965, quando foi publicado um decreto pelo então presidente Castelo Branco. As atividades vão até o dia 1º de outubro.

No Bosque da Barra, dia 24/09, das 10h às 12h, haverá a Exposição de painel “Árvores do Bosque”, a atividade Árvore dos Sonhos e uma roda de conversa sobre as espécies da Mata Atlântica. O Bosque da Barra fica Avenida das Américas, 6.000, na Barra da Tijuca. Já no Marapendi, também no dia 24, vai acontecer, a partir das 10h, a visita guiada com destaque para flora e plantio de mudas, além da Festa da Cordinha 10 anos, às 9h, um evento de capoeira do tio Marmita Senzala, contação de histórias e brincadeiras populares. O endereço é Avenida Alfredo Balthazar da Silveira, 639, no Recreio dos Bandeirantes. No Grajaú, nos dias 24/09 e 01/10, das 9h às 12h, acontece oficina de compostagem e plantio de mudas. O endereço é Rua Comendador Martinelli, 742, no Grajaú.

No Parque Chico Mendes a programação vai contar com cineminha educativo com pipoca e aromaterapia com Magda Cardoso, às 10h no dia 24; e trilha guiada com grupo escolar e contação de história com Arlete Coelho, às 14h, no dia 27. O Parque Chico Mendes fica na Avenida Jarbas de Carvalho, 679, no Recreio dos Bandeirantes. No Parque da Catacumba, no dia 24, das 9h às 12h, vai rolar contação de história com a escritora Luciana Savaget, passeio pelo parque, plantio e distribuição de mudas e exposição de equipamento de trabalho do GDA (Grupamento de Defesa Ambiental). O Parque fica na Avenida Epitácio Pessoa, 3.000, na Lagoa. E no Bosque da Freguesia, dia 24, das 7h30 às 14h, vai acontecer a Festa da Primavera, com piquenique, música e atividades voltadas para o bem-estar e para o empreendedorismo. O endereço é na Avenida Tenente Coronel Muniz de Aragão, 280, no Anil.

Cunha (SP) – Com atividades de ecoturismo e passeios culturais, Cunha é um dos destinos mais procurados durante a primavera. Para as crianças, especificamente, há uma série de atrações na cidade, como o Contemplário, onde vão conhecer plantações de lavanda, alecrim, capim limão e outras plantas aromáticas; o Canto das Cachoeiras, um ecoparque com quedas d'água, trilhas acessíveis e bistrô com pratos e sanduiches; o Lavandário, com campos de lavandas, entre outros locais.

Gramado (RS) – Embora a maioria das pessoas associe Gramado ao inverno, a cidade fica absolutamente linda na primavera, quando as flores se misturam à paisagem igualmente bonita da região. O período também é preferido por muitos por conta da temperatura, que não mais é fria como no inverno e não tão quente como no verão. Para os pequenos se encantarem com as flores coloridas, há parques, como o Parque Estadual do Caracol e Parque das Sequoias, lagos, como o Lago Joaquina Rita Bier e o Lago Negro; e, é claro, o Zoológico de Gramado, onde os animais não ficam em jaulas. E para quem for no final de outubro/início de novembro, ainda poderá curtir o iniciozinho do Natal Luz

Gravatá (PE) – A cidade de Pernambuco, considerada uma das maiores produtores de flores do Brasil e conhecida como Suiça Pernambucana por conta do clima ameno, é um convite nessa época do ano. As inúmeras estufas por toda a região conferem um colorido sem igual ao local. Além das flores, os sítios dos produtores ainda oferecem uma infinidade de experiências, como delícias gastronômicas.

LITERATURA

livros
Crédito: Gulfer Ergin/Unsplash

Unir a ludicidade da literatura ao encantamento da estação certamente é uma ótima maneira de apresentar a Primavera para os pequenos. Abaixo, alguns títulos sobre o tema para as crianças

“O quintal da minha casa”, por Fernando Nuno - O quintal da casa que conhecemos neste livro é repleto das mais variadas plantas e bichos. Ele tem céu estrelado, sol e chuva. Nele, vivem muitas pessoas ― cada uma de um jeito diferente, mas todas iguais em sua humanidade. O problema é que andaram mexendo ali, destruindo o que deveria ser preservado… Mas que quintal é esse? E como podemos salvá-lo? Nesta história inspiradora, recheada de belíssimas e coloridas ilustrações, cada leitor é convidado a pensar sobre nosso planeta e o que podemos fazer para que sua rica natureza não seja completamente destruída. Afinal, há esperança ― e as futuras gerações podem estar prestes a salvar a Terra! 

“Festival da Primavera – Aventuras de Araquã”, por João de Barro Braguinha - “Passarinhos, não se atrasem! No poleiro é que se espera. A 22 de setembro. A festa da Primavera”, anunciou a Senhora Dona Araponga. Com o desabrochar das flores nessa estação, a “passarada” feliz promove um grande espetáculo musical. O Papagaio Real é quem conduz a tão esperada festa. Quinhentos pombos-correio deram conta da entrega de todos os convites; ou quase todos. É que por um descuido na entrega, Araquã – o mais travesso dos passarinhos – ficou a desejar. O Araquã, magoado por se sentir excluído do evento, decidiu se vingar: “Saiu de lá do coqueiro. E atrapalhou toda a festa. Com seu enorme berreiro.”

Diante da travessura, todos se voltaram contra o Araquã. “’O Papagaio, coitado, quase teve um enfarte. E começaram a chover protestos de toda a parte”, mas um acontecimento inesperado fez tudo mudar. Com belas e coloridas ilustrações, de Tatiana Paiva, ornamentando os versos leves e bem-humorados de Braguinha (João de Barro), o livro faz parte da coleção de histórias populares – iniciada com Festa no céu – recontadas pelo mestre que adaptou e musicou diversos contos infantis.

“A Menina que Amava as Plantas”, por Xu Lu - Num pacato vilarejo no interior da China, uma menina curiosa encontra um velho médico que todos os dias saía para coletar ervas medicinais. Aquelas plantinhas aparentemente comuns na cesta do ancião continham muitas histórias mágicas sobre como curar doenças e salvar vidas. Isso atraiu profundamente a menina e a inspirou a estudar fitoterapia. Quando cresceu, ela se tornou pesquisadora da Academia de Medicina Tradicional Chinesa e foi a primeira mulher chinesa a ganhar o Prêmio Nobel de Medicina, por extrair com sucesso a artemisinina das artemísias, para tratar a malária. Essa garotinha é a famosa cientista chinesa Tu Youyou. Escrito pelo premiado escritor chinês Xu Lu, em colaboração com a ilustradora italiana Alice Coppini, este livro inspirador encoraja as novas gerações a defender a ciência, o livre-pensamento e a pesquisa acadêmica. 

“Se você plantar uma sementinha”, por Elly Mackay - Se você segurar nas mãos uma sementinha e fizer um pedido... algo mágico poderá acontecer. Uma folha crescendo, uma flor desabrochando, um pássaro cantando, uma borboleta voando. Nesta poética história, o poder e a magia do tempo se revelam na transformação de uma pequena semente em uma bela árvore, capaz de abrigar a história de uma vida. E de realizar o desejo de uma criança. 

“A Primavera da Lagarta”, por Ruth Rocha  - Bem no meio da clareira debaixo da bananeira os bichos da floresta resolveram fazer uma festa. Mas não era festa não. Era um comício do sr. Camaleão. Todos protestavam contra a feiura da lagarta. Só não contavam com a sabedoria da mãe-natureza que na primavera espalha sua beleza. 

“As Flores da Primavera”, por Ziraldo Alves Pinto - De todas as estações do ano, a preferida do Bichinho da Maçã é a primavera. É quando ele se diverte entre as flores mais lindas, usufruindo férias maravilhosas. 

“Uma certa primavera”, por Tadeu Pereira - Quem pensa que em cidade pequena não acontece nada não conhece Jenipapo do Sul. E quem acha que primavera é apenas a estação das flores não sabe dos efeitos dessa época do ano sobre as idéias e os hormônios dos garotos jenipapenses. Unindo um ritmo ágil a uma boa dose de diálogos bem-humorados, esta obra vai fazendo do leitor um espectador deliciado das brincadeiras e preocupações de dois amigos inseparáveis - Beto e Edu. Tudo lhes interessa e ocupa - as garotas apaixonantes, os desejos contidos e incontidos, o time de futebol, a iminente falência da escola onde estudam, as excentricidades do vice-prefeito local... Afinal, a amizade multiplica as alegrias e divide as tristezas. 

“Detetive Siqueira em O Rapto da Primavera”, por Dionisio Jacob - De repente, o frio. Em plena primavera. Os dias estão lindos, ensolarados, mas quase todo mundo na cidade usa malhas de lã e pesados casacos, como no inverno mais rigoroso. O que está acontecendo? Bem, isto é assunto para o detetive Siqueira, especializado em casos muito misteriosos! O chefe da polícia, comissário Nerval, diz que "roubaram a primavera", e exige que Siqueira resolva o caso com urgência. O que ele pode fazer? Por onde começar a investigação? O mistério é ainda mais intrigante porque o próprio detetive Siqueira está sentido muito...calor! 

“A Ovelhinha Descobre a Primavera. Agitos da Primavera” - por Jeremy Child - Junte-se à ovelhinha e ao coelhinho em uma aventura primaveril durante uma brilhante e ensolarada estação. As capas com relevo e as ilustrações adoráveis são atraentes apelos infantis. Estes livrinhos vão alegrar o dia de crianças pequenas como o sol da primavera. 

“Primavera”, por Oskar Luts - Numa escola paroquial da Estônia, estuda Arno Tali, um garoto ingênuo que nutre um carinho especial pela esperta Teele Raja. Na escola, eles e seus amigos são perseguidos por um sacristão rabugento, contra quem aprontam inúmeras travessuras. Primavera é centrado na rotina escolar dessas crianças, com os muitos conflitos e descobertas que se dão enquanto todos aguardam a chegada da estação mais esperada do ano. Além desta divertida história, este livro traz vários aspectos da cultura estoniana e das influências herdadas da cultura russa, como lendas populares, músicas, a língua e o modo de vida no campo no início do século XX. 

VESTINDO FLORES E CORES

Roupas cheias de estampas são a cara da estação. E para os pequenos ficarem bem coloridos, selecionamos algumas peças muito legais.

maiô
Colab MOOUI + C&A – Maiô Moda Praia - R$ 119,99

óculos
Colab MOOUI + C&A - Óculos - R$ 69,99
anabela
Colab MOOUI + C&A – Anabela – R$ 129,99

tênis
Colab MOOUI + C&A – Tênis – R$ 99,99

legging
Malwee - Calça Legging Pássaros Cotton Light – R$ 49,90

vestido
Fábula – Vestido Linha – R$ 249
sunga
Bento – Sunga Matizes – R$ 119


regata
Bento – Regata Pinas – R$ 98

LEVEZA NO PRATO

A estação das flores também é época de muitas frutas que as crianças adoram como abacate, abacaxi, cupuaçu, melancia e pitanga. E para celebrar em grande estilo, escolhemos algumas receitas que certamente vão agradar toda a família.

Marquise de Chocolate

Por chef Elízio Correa da Silva, do hotel Royal Tulip Brasília Alvorada:

Ingredientes:

  • 50g chocolate meio amargo,
  • 20g chantilly mix,
  • 25g açúcar refinado,
  • 1 ovo,
  • 30g polpa de cupuaçu,
  • 30g leite condensado,
  • 5g manteiga,
  • 3g granulado colorido,
  • 3g granulado de chocolate,
  • 3g castanha de caju xerém.

Bata o ovo com 10 g de açúcar em banho-maria até o açúcar derreter os cristais. Em seguida, bata no globo até ficar na consistência de merengue, derreta 15 g do chocolate em banho-maria. Acrescente na mistura do merengue. Em seguida, misture levemente com o chantilly batido em consistência firme. Coloque em aro de 7 cm de espessura e deixe na geladeira.       

Preparo do Brigadeiro: Misture 15 g do chocolate com leite condensado e a manteiga. Cozinhe em fogo baixo até quando estiver soltando do fundo da panela. Retire e deixe descansar.

Preparo da Calda de Chocolate: Derreta 20 g de chocolate com 30 g de creme de leite em banho-maria e deixe em consistência lisa.

Preparo da polpa do cupuaçu: Reduza a polpa do cupuaçu com 15 g do açúcar em fogo baixo até o ponto de geleia e reserve                       

Montagem do prato: Retirar a marquise da forma. Faça uma cavidade no centro com um boleador. Recheie com a geleia de cupuaçu. Cubra com a calda do chocolate. Boleie os brigadeiros, passe nos granulados e sobreponha a marquise.                      

Finalização do prato: Faça um risco no prato com um pouco da calda de chocolate e decore com morango.    

Brigadeiro saudável de copo

Por Cíntia Ferreira, nutricionista do Colégio Mopi

brigadeiro
Ediglecio Lela/Unsplash

Ingredientes:

  • 1 abacate médio maduro,
  • 6 colheres de cacau em pó a 70%,
  • canela em pó.

Amasse o abacate até formar um massa bem consistente. Misture aos poucos o cacau em pó até que o creme fique bem escuro. Com o mixer, pulse a massa a até ficar bem homogênea. Em seguida, polvilhe canela em pó e sirva nos potinhos. 

Picolé caseiro de frutas com água de coco

Por Cíntia Ferreira, nutricionista do Colégio Mopi. 

Ingredientes:

  • 8 morangos picados,
  • 2 kiwis picados,
  • 2 mangas picadas,
  • 500 ml de água de coco fresca.

Em forminhas de picolé, coloque as frutas picadas até um pouco abaixo da superfície da forma e preencha as forminhas com água de coco. Deixe no freezer durante uma noite.

Mingau assado de maçã com frutas vermelhas

David Wiener, especialista de nutrição do Freeletics

Ingredientes:

  • ½ maçã,
  • 150g de amoras,
  • 30g de amêndoas moídas,
  • 30g de aveia em flocos finos,
  • 1 colher de sopa de xarope de bordo,
  • ¼ de colher de chá de canela em pó,
  • 1 colher de chá de óleo de coco.
  • Opcional: baunilha fresca

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata a aveia até obter uma farinha fina. Aqueça metade do óleo de coco até que esteja liquefeito e então misture com as amêndoas moídas, a farinha de aveia, o xarope de bordo e a canela em pó até conseguir uma consistência suave. Corte a maçã em cubos e remova as sementes e o miolo. Misture a maçã em cubos e as amoras com o restante do óleo de coco e tempere com baunilha fresca, se quiser. Despeje em uma caçarola pequena ou em uma forma que possa ir ao forno e cubra com a mistura de aveia. Asse por cerca de 30 minutos, ou até que esteja dourado

Ovo de microondas

Por David Wiener, especialista de nutrição do Freeletics.

Ingredientes:

  • 3 ovos,
  • 25g de alho-poró,
  • 1 e ½ tomate,
  • 100g de presunto magro fatiado,
  • 40g de queijo parmesão ralado,
  • ½ de sopa de azeite de oliva.
  • Opcional: sal e pimenta do reino.

Pique o alho-poró, o tomate e o presunto. Bata os ovos e misture com os ingredientes picados e o queijo. Tempere com sal e pimenta a gosto. Unte um copo com manteiga. Despeje a mistura de ovos. Cozinhe na potência alta do microondas por 45 segundos. Tire o ovo, bata e volte ao microondas por mais 45 minutos.