AnaMaria

Você sabe ficar sentado de maneira correta? Veja certo e errado

Sentar do jeito errado pode, a longo prazo, intensificar dores e causar novos problemas

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 14/04/2022, às 08h00

Sentar da maneira correta pode fazer toda a diferença. - Arquivo pessoal
Sentar da maneira correta pode fazer toda a diferença. - Arquivo pessoal

Fala meu povo da AnaMaria, tudo bem? Estou mais uma vez por aqui trazendo dicas de saúde no trabalho para vocês. O assunto de hoje é: certo e errado da posição sentada. Sim, passamos várias horas por dia desse jeito. E você deve saber que, quando está sentado da maneira equivocada, é comum surgirem problemas como dores na lombar, nas costas, na cervical e em outras partes do corpo.

O problema disso? A longo prazo, essas dores podem se intensificar e acarretar em outros problemas. Por isso, a dica de hoje é o que você deve fazer para corrigir sua postura e garantir mais saúde, não somente no trabalho, como em sua vida. Vamos lá?

certo

O segredo para manter a saúde das articulações está diretamente relacionado com a consciência corporal. Por isso, é fundamental ter autocuidado, estar atento às próprias necessidades e buscar desenvolver hábitos que visam o bem-estar.

POSIÇÃO DAS COSTAS E DA CABEÇA (USO DO COMPUTADOR)

certo e errado

A coluna deve estar ereta e apoiada na cadeira, afinal teremos 33 vértebras que devem estar devidamente alinhadas. Mantenha em 90 graus o ângulo entre o pescoço e o queixo. Outro detalhe bastante importante é que a distância entre os olhos e a tela do computador deve ser de 40 a 75 cm. A borda superior da tela deverá estar na altura das suas sobrancelhas e a distância da tela de aproximadamente um braço.

Também é importante reforçar: faça pausas. A cada 01 hora trabalhada, faça uma breve pausa, levante-se, alongue o corpo (falaremos mais para frente sobre exercícios compensatórios). Essa pausa é essencial para cuidar do seu corpo, então bora colocar estas dicas em prática?

*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial