AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

A importância do fortalecimento muscular para ter qualidade de vida

Como o fortalecimento muscular ajuda a melhorar a sua qualidade de vida

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Publicado em 11/11/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Exercícios são importantes para a sua saúde. - dumbbells/pixabay
Exercícios são importantes para a sua saúde. - dumbbells/pixabay

Fala galera, tudo bem? Hoje trago uma reflexão sobre nossos últimos anos de vida. Sim, durante a nossa trajetória, pensamos muito em planejar as finanças ou ter uma casa própria para, lá na frente, estarmos tranquilos (e isso é, sim, importante). Mas e a saúde, quem planeja? Precisamos fazer a mossa “poupança de saúde”, sabia? Afinal fica a pergunta: como voce planeja passar seus últimos dez anos de vida?

Ter músculos e ossos fortes nos darão sustentação para continuarmos nos movimentando e mantendo uma vida sem limitações. Então, começe uma rotina de atividades física! A minha sugestão são os exercícios resistidos, como a musculação, por exemplo.

Muitas pessoas começam a praticar atividades físicas para espantar o sedentarismo e ter uma vida mais saudável. Nesse sentido, a prática de exercícios resistidos com aumento gradual de carga é fundamental para proteger as articulações e dar sustentação ao sistema a todo corpo. 

Um programa de fortalecimento muscular deve ser iniciado para agregar força e resistência ao corpo, permitindo um desenvolvimento sadio. Diferentemente do que algumas pessoas pensam, o treinamento resistido auxilia na prevenção de doenças, minimizando as lesões.

PREVENÇÃO
Na população idosa, algumas lesões começam a aparecer em decorrência do desgaste odos ossos, como a atrofia muscular. Neste caso, o treinamento resistido é muito importante para o fortalecimento muscular, ganho de flexibilidade e o aumento da massa óssea. Esses benefícios auxiliam na independência do dia a dia, diminuindo o risco de quedas e melhorando a saúde geral e a disposição.

Levando em conta que a maioria das queixas que temos é causada por tarefas do nosso cotidiano, praticar um programa de exercícios que englobe trabalho resistido, flexibilidade, movimento, controle do peso e qualidade do sono é o melhor a ser feito para a manutenção da saúde dos músculos e ossos.

O trabalho resistido também é imprescindível para os atletas praticantes de esportes de alto impacto, como corredores e jogadores de vôlei, basquete e futebol, pois eles precisam de uma maior preparação física para suportar a alta demanda imposta pelo esporte de alto rendimento, contribuindo para a prevenção de lesões e a melhora da performance. Tá vendo como todos precisam se exercitar de forma constante? Para lá na frente estarmos bem física e mentalmente.

E não esqueça de compartilhar estas dicas com toda a família, afinal, todos precisam dar mais atenção à saúde. Te espero no instagram da AnaMaria, tem vídeo especial sobre este tema!

*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial