AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Carboidratos: você não precisa ter medo de incluí-los na sua alimentação

Medo de comer carboidratos não precisa atrapalhar a sua alimentação

Os carboidratos simples são aqueles absorvidos rapidamente pelo organismo, dando fome mais cedo. - Unsplash
Os carboidratos simples são aqueles absorvidos rapidamente pelo organismo, dando fome mais cedo. - Unsplash

Você sabe o que é carbofobia? Trata-se do medo irracional dos carboidratos, quando a pessoa teme ingerir todos os alimentos ricos desse macronutriente, por medo de algum malefício, principalmente pelo motivo de achar que irá engordar. 

Este é um mito sobre o carboidrato, uma crença limitante da atualidade que foi amplamente difundido por leigos e até profissionais da área da saúde (totalmente despreparados). Esse tipo de discurso causa o que chamamos de terrorismo nutricional, atrelado a diversos distúrbios.

Segundo a nutricionista Fernanda Zanetti, especialista em gastronomia e gestão de negócios de alimentação, devemos priorizar os carboidratos complexos, sim. Contudo, existem momentos de descontração e socialização em que os carboidratos simples têm a sua importância.

“Os carboidratos simples são aqueles absorvidos rapidamente pelo organismo. Quando ingerido sozinho, ele eleva rapidamente os níveis de glicose no sangue, pois possuem um índice glicêmico maior em relação aos carboidratos complexos”, explica a especialista.

“Se aumentar a sua glicemia não é o seu objetivo, não precisa deixar de ingeri-los, bastando associá-los ao consumo de outros alimentos com índice glicêmico menor, como proteínas ou, ainda, fibras e boas gorduras (como abacate e castanhas, por exemplo)”, ressalta Fernanda.

Já os carboidratos complexos, são absorvidos de forma mais lenta pelo organismo, promovendo subida gradual do açúcar no sangue e sensação de saciedade por mais tempo, sendo esta uma grande vantagem. “A necessidade e o tipo de carboidrato depende de cada um, considerando o estilo de vida, o metabolismo e o seus hábitos alimentares”, afirma a nutri.

NÃO TENHA MEDO!

Já deu para entender que não precisamos ter medo de consumir determinados alimentos, né? Basta compreender que a frequência e a quantidade são peças-chave para uma dieta equilibrada e consciente. Demonizar certos alimentos só vai te gerar desconforto, tristeza e efeitos rebotes.

Caso ache necessário, peça ajuda e vá atrás de profissionais da área da saúde que poderão entender a sua dor e te levar ao caminho certo. Alimentação deve ser motivo de prazer e saúde, e não de medo. Conte aqui, para mim, você tem uma boa relação com os alimentos?