AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Como lidar com a alimentação em tempos de pandemia? Nutricionista ajuda

Ampla fartura de alimentos ultraprocessados trouxe quilos a mais para muitas pessoas

*Bianca Vilela, de AnaMaria Digital Publicado em 27/05/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pizza é super gostosa, mas não sempre! - Pixabay
Pizza é super gostosa, mas não sempre! - Pixabay

Fala pessoal da AnaMaria, tudo bem? Sei que está difícil manter a alimentação equilibrada em tempos de pandemia. Exatamente por isso, a  pergunta que não quer calar é: você ganhou peso desde quando tudo começou?

É fato que a alimentação dos brasileiros sofreu uma grande reviravolta nos tempos difíceis em que estamos vivendo. Com as diversas restrições de feiras, supermercados e hortifrútis, ou mesmo para ter algum tipo de conforto em meio a tanto caos, muitos brasileiros apelaram para os alimentos industrializados ou para o serviço de alimentação delivery. Qual foi o impacto disso na saúde das famílias?

Para falar sobre este assunto assunto, convidei o nutricionista esportivo e youtuber Thiago Freitas. Segundo ele, alguns estudos foram conduzidos para elucidar essas dúvidas, entre eles o NutriNet e o Convid

O que se observou foi que, dependendo da região estudada, padrões alimentares diferentes aconteceram. De uma forma geral, mulheres da região Sul e Sudeste melhoraram os seus hábitos alimentares durante a pandemia, ao passo que os homens das demais regiões pioraram as suas escolhas e seus hábitos alimentares.

Segundo ele, essa alteração pode ser explicada pela ampla fartura de alimentos ultraprocessados, com relativo baixo custo e ampla potência no paladar, além de serem alimentos que toleram mais tempo na prateleira ou geladeira, reduzindo assim a necessidade de idas ao mercado. "Ao passo que alimentos minimamente processados, além de demandar tempo na escolha, higienização e preparo, estragam com mais facilidade, tornando obrigatória uma melhor organização da rotina para evitar desperdício”, avalia o especialista.

AJUDE SUA IMUNIDADE
Do ponto de vista nutricional, ao consumir mais alimentos naturais, as defesas do corpo são potencializadas, pois além de vitaminas e minerais, os alimentos in natura apresentam diversos compostos bioativos ou fitoquímicos que promovem melhora das defesas naturais do organismo, sendo extremamente protetor para qualquer fator agressor externo.

E quais são os alimentos in natura ou minimamente processados? Basicamente, a lista inclui:

  • Frutas;
  • Legumes e verduras;
  • Cereais;
  • Grãos;
  • Raízes;
  • Sucos naturais sem aditivos químicos;
  • Leite e derivados sem aditivos químicos;
  • Ovos;
  • Carnes.

Já a lista de alimentos processados e ultraprocessados inclui, entre outros:

  • Conservas;
  • Enlatados;
  • Sorvetes;
  • Bolachas;
  • Sopas;
  • Macarrão instantâneo;
  • Congelados e alimentos prontos para o consumo (que normalmente precisam apenas de aquecimento, como lasanhas ou hamburguers de microondas/forno).

E qual a dica de ouro para lidar com a alimentação nesses tempos? PLANEJAMENTO! Planeje a semana, avalie o padrão de consumo da sua família e compre os alimentos suficientes para preencher esse cronograma. Desta forma, você desperdiça menos alimentos, além de conseguir organizar melhor a rotina alimentar da sua casa.

Ao voltar do mercado ou da feira, já deixe os alimentos higienizados, além de guardar os que necessitam de refrigeração. Para as frutas maiores, vale a pena picar e deixar em um pote na geladeira, pois isso pode incentivar as crianças e adolescentes a comerem a fruta. 

Para os legumes e folhas, organize a semana e encaixe nas grandes refeições. O mesmo vale para as carnes: trabalhe cortes e tipos diferentes, incentivando assim o consumo da família como um todo. O mais importante para uma saúde de ferro é a variedade de cores, textura e tipo de preparo. A criatividade fica a critério de cada um!

Não deixe de assistir ao vídeo que preparamos com todo carinho para você! Corra lá nas redes sociais da AnaMaria.Te espero lá!!

*BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial