AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Como manter a saúde em dia? Fique de olho nas idas ao banheiro

Esquecer de ir fazer xixi pode trazer muito mais riscos do que você imagina

* Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Publicado em 20/05/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
É preciso estar atento (a)! - Pixabay/bzndenis
É preciso estar atento (a)! - Pixabay/bzndenis

Fala pessoal da AnaMaria, tudo bem? Hoje quero saber se você tem reparado na sua rotina? Faz xixi com frequência ou fica enrolando por horas até se levantar da cadeira para visitar o toalete? Esse hábito tão importante, sobretudo para mulheres, tem sido deixado de lado durante dias em que as reuniões acontecem uma atrás da outra. Mas essa é uma questão extremamente prejudicial à saúde e precisamos trazer este assunto para nossa conversa.

Sabemos que nossa vida profissional foi revirada de cabeça para baixo e que o novo estilo "home office" trouxe muitas mudanças no estilo de vida. Sei de muitas pessoas que perderam o hábito de encherem suas garrafinhas de água ao longo do dia. Afinal, estamos trabalhando horas e horas em frente ao computador, emendando uma chamada de vídeo à outra. É a mais pura verdade dizer que estamos trabalhando muito mais em casa. Você percebeu isso? Dessa forma, se não temos tempo nem para beber água, não é difícil deixarmos de fazer xixi.

E QUAIS SÃO OS RISCOS DE SEGURAR O XIXI?

Fui conversar com o ginecologista Fabiano Serra para descobrir sobre os malefícios de segurar a urina e, claro, nos trazer dicas para reverter o problema.

1. De olho na infecção!
Infecção de urina é o primeiro risco, por conta da proliferação bacteriana. Toda vez que a mulher faz xixi, a uretra é limpa pela saída da urina. Então, quando há retenção urinária, o risco das bactérias subirem até a bexiga é maior, podendo causar infecção.

2. Bexiga Elástica
Toda vez que a bexiga fica muito cheia ocorre a sua hiperdistensão. Com o tempo, isso deixa a bexiga menos forte na hora de empurrar a urina e eliminá-la por completo, o que pode causar um volume residual no órgão. Exatamente como uma bexiga de aniversário, ao longo da vida, vamos enchendo a ponta de ficar muito estendida e, quando esvaziada, fica flácida e cheia de pequenas bolsinhas, nas quais a urina pode ficar parada, acumulando bactérias. Por isso não vacile, e preste muita atenção no que o seu corpo está te dizendo.

3. Pedras nos rins
Essa situação é bem mais rara de acontecer, mas a retenção de urina pode, eventualmente, aumentar o volume de pedras e o desconforto da paciente.

AVALIE A SUA FREQUÊNCIA NO BANHEIRO
De acordo com Fabiano, um adulto saudável urina de 4 a 8 vezes ao dia, mais ou menos a cada duas ou três horas. Mas isso pode variar bastante, devido a inúmeros fatores, como a quantidade de líquido ingerido, rotina de atividade física (porque o líquido eliminado pelo suor pode fazer com que a pessoa urine menos), uso de algum medicamento e problemas de saúde, como diabetes, entre outros fatores.

ENTÃO, VÁ FAZER XIXI, MULHER!
Se está difícil parar e ir fazer xixi, lembre-se que a sua saúde é tão importante quanto o seu trabalho (na verdade, mais). Também existem algumas dicas para lembrar você de dar uma parada.

Comece enchendo a sua garrafinha de água ou colocando um despertador de hora em hora para tomar um copo de água. Faça uma conta simples: pegue 35 ml e multiplique pelo seu peso corporal, o resultado é a quantidade de água que você deve tentar ingerir para o seu bem-estar geral. Por exemplo: 35ml x 75kg = 2.625 ml (2,6 litros).

Então, na hora que sentir vontade de fazer xixi, apenas vá! Qualquer coisa, previna-se: se achar que uma reunião vai durar muito tempo, vá ao banheiro antes de começar. Também crie outro alerta ou um intervalo na sua agenda a fim de garantir um tempinho para urinar. 

Mas eu sei que, na maioria das vezes, a gente é que acaba esquecendo dela por dar mais atenção a outras coisas. Só que nada é mais importante que a nossa saúde, tenha isso sempre em mente.

* BIANCAVILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial