AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Como prevenir a Diástase Abdominal? Especialista no assunto explica

Veja três dicas para ajudar a evitar o surgimento do problema

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Publicado em 03/06/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Especialista em diástase abdominal explica como prevenir o quadro - Pixabay
Especialista em diástase abdominal explica como prevenir o quadro - Pixabay

Fala pessoal da AnaMaria, tudo bem? Você olha para a sua barriga e não entende o motivo dela estar tão estranha, especialmente depois de uma gravidez? Pode ser diástase abdominal, que é o afastamento natural dos músculos abdominais durante o processo de gestação. Trata-se de uma alteração que acontece em todas as mulheres para gerar o espaço do crescimento do bebê e de todos os conteúdos gestacionais, tais como placenta, líquido amniótico, útero aumentado e maior volume de sangue circulante na região.

Nesta minha coluna da semana, convidei a especialista em Diástese Gizele Monteiro, que é mestre pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), para nos ajudar! Segundo ela, o problema começa quando a barriga sai de seu padrão natural, esse afastamento fica maior ou há um rompimento do tecido que liga os abdominais. É aí, então, que você arruma uma Diástase Patológica.

Infelizmente, ela atinge até 60% das mulheres. A prevenção acontece na própria gravidez, com exercícios especializados (se tiver a liberação médica), focados nas mudanças corporais do período, além de cuidados com a saúde, como o controle do peso. São poucas as mulheres, porém, que conhecem a Diástase e sabem como preveni-la.

A expert nos dá três dicas que podem te ajudar a evitar o problema:

  • Controle do peso com alimentação saudável e exercícios: eles ajudam no maior gasto calórico, ajudando no controle do peso e do tamanho da barriga. Um dos problemas é que a diástase aparece justamente em um maior volume da barriga. A alimentação é essencial para controlar o peso e também na saúde da mamãe e bebê!
  • Mantenha uma boa postura: a gravidez muda muito a postura por causa de todas as alterações do corpo. Portanto, cuidar dela ajudará em uma boa posição da barriga.
  • Exercício para a postura: mantenha a postura ereta e alinhada, ombros para trás. Gire 5 vezes os ombros para trás. Repita a série de 1 a 3 vezes.
  • Manter a barriga e períneo conscientes e fortes: Trabalhar esses músculos de forma combinada será importante para prevenir a diástase e sequelas pós- gravidez, como a famosa dor nas costas e os escapes de xix.
  • Outra dica de exercício: postura alinhada. Contraia os músculos da barriga junto com o períneo (músculos da região vaginal) e mantenha por 5 segundos. Repita de 1 a 3 vezes a série de 5 segundos.

Busque sempre ajuda profissional para evitar que a diástase aconteça! E não deixe de assistir ao vídeo que preparamos com todo carinho para você! Corra lá nas redes sociais da AnaMaria. Te espero lá!!

*BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial