AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Está difícil perder peso? Veja as melhores dicas para acelerar o seu metabolismo

A grande sacada é aumentar a massa magra e perder gordura

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Publicado em 19/08/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As roupas estão apertadas? Veja nossas dicas - Pixabay
As roupas estão apertadas? Veja nossas dicas - Pixabay

Oi, meu povo de AnaMaria! Antes de mais nada, é importante dizer que a balança não é o melhor recurso para esse cálculo, porque ela mede tanto a gordura corporal quanto a água e o peso dos músculos. Quem pratica musculação, por exemplo, ganha massa muscular e perde gordura, nem sempre resultando em uma grande diferença na balança. Contudo, o espelho não mente, porque músculo tem densidade maior que gordura, ou seja, visualmente uma pessoa pode parecer mais magra, mesmo o peso da balança não tendo reduzido tanto.

Leia Mais: Quais são os 5 principais erros de quem quer emagrecer

Para equacionar essa conta de ganhar músculos e perder gordura, é preciso uma combinação básica de alimentos ricos em nutrientes e proteínas, mas pobres em carboidratos e açúcares, aliada à atividade física conjugada de exercícios aeróbicos (cardiorrespiratórios) e de força (a famosa musculação).

A grande sacada do emagrecimento acontece quando a massa magra aumenta, o que acaba forçando a aceleração do metabolismo, já que ele precisa queimar mais calorias para manter os músculos adquiridos. Isso significa que os músculos ocupam menos espaço no corpo do que a gordura – e essa conta tem de ser fechada.

O mesmo cálculo aplica-se para a dieta: 100 calorias de uma lata de refrigerante são diferentes das 100 calorias de uma banana, por exemplo. Portanto, não adianta apenas cortar números da dieta, pois emagrecer por efeito de gordura é bem diferente do que emagrecer por efeito de massa magra.

Agora, a grande verdade: para eliminarmos um mísero quilo de gordura, é necessário queimar, em média, 7.700 calorias! Na prática, no tocante ao exercício físico, isso corresponde a, aproximadamente, 20 horas caminhando muito rápido. Está vendo por que a conta não fecha e como é difícil perder gordura?

E COMO PODEMOS AJUDAR O NOSSO METABOLISMO?
Praticar musculação: Além de queimar uma quantidade significativa de calorias durante a própria atividade, ela acelera o metabolismo e mantém o organismo queimando calorias ao longo do dia, mesmo quando estamos em repouso. Isso ocorre porque o corpo usa mais energia para recuperar as fibras musculares que são lesionadas durante o treino.

Manter-se ativo durante o dia: Ficar em pé, em vez de sentado, pode queimar entre 20 e 50 calorias a mais por hora. Exemplos práticos incluem atender ligações andando, levantar-se para buscar um copo d’água enquanto trabalha, trocar o elevador pela escada, levantar-se para mudar o canal da televisão sem usar o controle remoto etc.

Fazer trocas inteligentes: Algumas pequenas substituições no dia a dia podem ajudar a emagrecer, como trocar o açúcar do café pelo hábito de tomá-lo amargo, o leite integral pelo desnatado, o suco de caixinha pelo natural sem açúcar, a maionese pela mostarda, o presunto pelo peito de frango desfiado, o iogurte convencional pelo 0% gordura, e assim por diante.

E, claro, não deixe de assistir ao vídeo que preparamos com todo amor para você! Corra lá nas redes sociais da AnaMaria. Te espero lá!!

*BIANCA VILELA é autora do livro 'Respite', mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial