AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Janeiro Branco na prática: não tenha vergonha de cuidar da saúde mental

Campanha Janeiro Branco quer que você cuide da sua saúde mental tanto quanto da saúde física

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 13/01/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Campanha Janeiro Branco quer que você cuide de sua saúde mental. - Sidney Sims/Unsplash
Campanha Janeiro Branco quer que você cuide de sua saúde mental. - Sidney Sims/Unsplash

Fala pessoal da AnaMaria, tudo bem? Vivenciamos na pele que a saúde mental é fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Exatamente por isso, nós apoiamos a campanha #janeirobranco, que foi criada justamente para incentivar e trazer uma maior profundidade sobre o assunto.

E qual é o motivo de ser janeiro? Por ser o início do ano, trata-se de um mês mais propensos a reflexão, pensar sobre as relações sociais e questões existenciais. Já a cor branca remete a uma folha em branco, ou a uma tela limpa, na qual enxerga-se o novo, a possibilidade de reorganizar as histórias da própria vida. Quem aí sente vontade de reescrever a história de uma forma mais leve?

CUIDE DA SUA MENTE

Buscar o cuidado com a saúde emocional não é, e não deveria ser, motivo de vergonha. A verdade é que cada um de nós pode sofrer com estresse, ansiedade e tristeza, além de depressão. E saber reconhecer o problema é fundamental! Conversar e dividir seus problemas, frustrações, anseios e angústias, também são formas eficazes de lidar com as nossas questões.

Isso vale para as empresas e corporações, pois da mesma forma que as emoções são capazes de interferir em nossa saúde e no surgimento de doenças, o ambiente de trabalho também pode adoecer. As maiores queixas atribuídas ao trabalho estão relacionadas ao estresse, porém, é preciso entender que não é a atividade em si que se esgota, e sim o ambiente profissional formado pelas pessoas.

Assim, as empresas devem estar atentas a este cenário e investir também nos cuidados emocionais de seus colaboradores. Reveja suas emoções, vá fundo conhecimento e aproveite este início do ano para colocar uma folha em branco à sua frente, pronta para ser escrita!

E não esqueça de compartilhar estas dicas com toda a família, afinal todos estão precisando dar mais atenção aos olhos. Te espero no Instagram da AnaMaria, tem vídeo especial sobre este tema.

*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial