AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

O que muda no seu corpo quando você para de usar anticoncepcionais?

Antes de utilizar hormônios ou de pará-los, é importante se informar bem

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Publicado em 23/09/2021, às 11h53 - Atualizado às 11h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Parar a pílula é uma questão para muitas mulheres. - Reproductive Health/Unsplash
Parar a pílula é uma questão para muitas mulheres. - Reproductive Health/Unsplash

Olá pessoal da AnaMaria, tudo bem com vocês? Já falamos aqui que é cada vez mais frequente o desejo de algumas mulheres em largar mão do uso de anticoncepcional. Você já parou para pensar, contudo, nas repercussões em seu corpo? É fundamental avaliar todos os pontos. 

Para isso, conversei com o ginecologista e expert em saúde da mulherFabiano Serra, atrás de respostas sobre o tema. E é bom saber, desde já, que o período de adaptação após parada do anticoncepcional pode ser bastante sofrido se você não fizer uma preparação adequada. São alterações comuns:

  • TPM e oscilações de humor: podem provocar aumento do apetite e compulsão por doces. Invista na alimentação com chás calmantes, um tablete de chocolate amargo e exercícios físicos e de relaxamento.
  • Cólicas, sangramento mais intenso e mais prolongado: pode-se usar um anti-inflamatório (se não houver contraindicação) além de compressas mornas.
  • Aparecimento de acne: cuide bem da pele, controle a oleosidade e, se necessário, consulte um dermatologista para ajudá-la.
  • Irregularidade menstrual: na maioria das mulheres o ciclo já estará regularizado cerca de três meses após. Se persistir, consulte seu ginecologista para avaliar alterações hormonais.
  • Aumento de pelos: a parada do anticoncepcional faz aumentar a testosterona livre no corpo, principalmente em mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos e, por isso, pode provocar aumento de pelos. Se houver incômodo, invista em depilação, que pode ser definitiva. Nesses casos, vale a pena avaliar o retorno aos hormônios para controle da Síndrome.

O especialista lembra, no entanto, que existem benefícios em parar com a pílula. Veja alguns:

Aumento da libido: ocorre uma alta do apetite sexual devido ao aumento da testosterona livre.
Melhora da acne: a depender de qual anticoncepcional era utilizado, pode haver melhora na pele.
Aumento na secreção vaginal: essas secreções refletem as alterações hormonais durante o ciclo e significam que seus ovários estão funcionando “em pleno vapor”.
Consciência do natural: para muitas mulheres, deixar seu corpo operar da forma mais natural possível pode ser muito importante. Muitas lutam, inclusive, contra as “imposições sociais” e de como devem se comportar ou cuidar do corpo.

Independentemente de tudo, respeitar a individualidade de cada mulher, seus desejos e seus medos e fornecer todas as orientações necessárias é o que deve sempre ser pautado pelos profissionais da área. Para você, mulher, seja protagonista da sua saúde! Cuide de si mesma e seja questionadora! Antes de utilizar hormônios ou de pará-los, informe-se bem! O mais importante é você se sentir bem e estar feliz com suas escolhas. 

E a gente te espera lá no Instagram da AnaMaria, pois preparamos um vídeo mais que especial para complementar o assunto e tirar todas as suas dúvidas!

*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial