AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Quais são os melhores exercícios para você manter seus olhos saudáveis?

Ensinamos 3 exercícios muito potentes para a saúde dos olhos; aprenda

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 07/07/2022, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Drew Dizzy/Unsplash
Drew Dizzy/Unsplash

Fala meu povo da AnaMaria, tudo bem? Todo mundo sabe que o uso excessivo de telas provoca desgastes, secura e piora dos olhos, levando as pessoas a enxergarem menos. Mas e você? Desde que a pandemia começou, nos últimos dois anos, percebeu que sua visão piorou?

Pois fique muito atento aos sinais do seu corpo! Na coluna de hoje, ensino três exercícios muito eficientes para o sistema ocular. Só lembre que o correto é realizá-los diariamente. Inclua os exercícios na rotina antes e após o trabalho, ou após o uso intenso das demais telas e tenho a certeza de que sentirá a diferença em pouco tempo. Vamos aos exercícios!

1. Pisque muito, pisque mais! 

Faça os movimentos lentamente e sem forçar. Precisamos deste movimento para lubrificar os olhos ao longo do dia e em função das telas adquirimos o hábito de ficar com os olhos fixos e mais arregalados. Por isso, pisque!

2. Olhe para longe

Qual foi a última vez que você olhou para a lua? Fixe um ponto bem distante e perceba todos os detalhes; ao fazer isso por alguns minutos você irá fortalecer a musculatura ocular. Então, pare alguns minutinhos do seu dia para apreciar algo bem longe de você!

3. Olhe para longe e para perto, alternando os focos

Neste exercício você definirá dois pontos: um perto de você e outro longe. Olhe por 5 segundos para perto e alterne 5 segundos para longe, faça isso por algumas vezes (pelo menos 3).

É importante mencionar que você só deve só deve usar colírios sob prescrição e orientação médica, evitando ao máximo coçar os olhos ou levar as mãos a eles sem antes fazer uma boa higienização.

E, claro, vá ao oftalmologista se perceber qualquer alteração no campo visual, ou mesmo sem sintoma algum, faça visitas regulares. Não esqueça de compartilhar estas dicas com toda a família, afinal todos estão precisando dar mais atenção aos olhos! 

*BIANCA VILELAé autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial