AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Respire e inspire: entenda os benefícios do mindfulness e aprenda exercícios

Que tal reservar alguns minutos do seu dia para se colocar em foco? Aprende exercícios de mindfulness

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 11/08/2022, às 08h00 - Atualizado em 12/08/2022, às 15h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Que tal reservar alguns minutos do seu dia para se colocar em foco? - Motoki Tonn/Unplash
Que tal reservar alguns minutos do seu dia para se colocar em foco? - Motoki Tonn/Unplash

Um dos exercícios mais eficientes do mindfulness é a respiração. Em razão da vida atribulada, nossa respiração tem se tornado cada vez pior, ou seja, curta e ineficiente, restringindo-se somente à parte superior do peito. Desta forma fica claro que a saúde dos pulmões fica comprometida, Jack não fazemos bem a nossa lição de casa!

Que tal reservar alguns minutos do seu dia para se colocar em foco?

  1. Transfira a atenção para a sua respiração, para as sensações dos seus órgãos, para a maneira como os pulmões se inflam quando o ar entra e voltam à posição original quando você expira.
  2. Concentre, agora, a sua atenção em seu corpo, em cada uma das sensações corporais que ocorrem nesse momento, como tensões musculares e dores, e não tente modificá-las – apenas sinta o que está acontecendo.
  3. Perceba como você está vivenciando cada uma dessas sensações. Conecte-se a elas, sem emitir qualquer opinião. Apenas se permita sentir e relaxar.
  4. Será revigorante!
  5. Adquirindo mais consciência, você estará pronto para dar um passo adiante.

A seguir, são apresentados alguns bons exemplos de exercícios respiratórios que ajudam a expandir os pulmões, relaxar e a reduzir fortes quadros de estresse.

Exercício 1

Respiração profunda: esse exercício é bastante simples e não requer qualquer prática. Sente-se em um lugar confortável, mantenha a coluna ereta e, se preferir, feche os olhos. Inspire por 3 a 5 segundos, de forma profunda, expandindo e projetando seu abdome inferior para a frente. Expire lentamente. Repita pelo menos dez vezes. Esse exercício ajuda a baixar a frequência cardíaca, além de promover uma deliciosa sensação de bem-estar.

Exercício 2

Respiração quadrada: sente-se em um lugar confortável, mantenha a coluna ereta e, se preferir, feche os olhos. Inspire por 3 a 5 segundos, mantenha seus pulmões cheios pelo mesmo tempo, solte o ar também por 3 a 5 segundos e, por fim, mantenha seus pulmões vazios pelo mesmo tempo. Repita pelo menos cinco vezes. Assim como o exercício anterior, este também ajuda a baixar a frequência cardíaca e a promover uma deliciosa sensação de bem-estar.

Exercício 3

Respiração profunda associada à respiração quadrada. Associe o exercício 1 ao 2. Realize uma respiração profunda e, em seguida, uma respiração quadrada. Repita pelo menos cinco vezes, alternadamente.

Que tal colocar os exercícios de respiração na sua rotina? Tenho certeza de que te farão muito bem! Agora, é com você!

*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial