AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Sabia que fazer musculação pode te ajudar a sair de quadros de dores crônicas?

Os exercícios de força são os melhores antídotos para os desconfortos corporais

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Publicado em 09/09/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Musculação traz muitos benefícios para a saúde - Fabiano Silva/Pixabay
Musculação traz muitos benefícios para a saúde - Fabiano Silva/Pixabay

Fala meu povo da AnaMaria, tudo bem? Trabalho com treinamento físico há muitos anos, mais precisamente desde 1998. Sempre defendi os benefícios dos exercícios de força, como a musculação, com unhas e dentes, pois eles são a base para qualquer esporte e para uma vida livre de dores. E quer saber? Se antes o termo “dores nas costas” já fazia parte do dia a dia de tantas pessoas, hoje posso afirmar que praticamente qualquer um tem vivido com uma dorzinha a tira colo, não é verdade?

Diante de mais de um ano tendo a vida profissional revirada de cabeça para baixo por conta da pandemia, não podemos deixar de falar nas lesões relacionadas ao trabalho, temas âncora em minhas palestras. Mas, como diriam nossas amadas avós, tudo nesta vida tem jeito! Saiba que o treinamento resistido pode ser um grande aliado, pois é fundamental para manter a força muscular, a aptidão cardiorrespiratória, o equilíbrio e a longevidade do metabolismo.

As academias já reabriram, eu mesma já retornei aos treinos, seguindo todos os protocolos de segurança, afinal os exercícios de força são os melhores antídotos para os desconfortos corporais, causados pelas posturas repetitivas do home office. 

Respeito, porém, quem ainda não está seguro para retomar a atividade nas academias. A boa notícia é que os treinos realizados em casa, com o peso do próprio corpo (calistenia), pesinhos e fitas elásticas podem te dar um efeito semelhante.

SÓ COISAS BOAS
Na minha opinião, como fisiologista, o seu principal benefício está relacionado ao ganho de massa muscular. Afinal, quanto mais músculos, melhor e mais rápido será seu metabolismo. Por este motivo, pessoas idosas podem ter um metabolismo mais ativo do que um jovem de 20 anos!

Precisamos colocar na cabeça, de uma vez por todas, que viveremos mais de 100 anos e, por isso, existe a necessidade real de manter o organismo em dia, visto que nossa qualidade de vida tem correlação direta com o funcionamento de nosso metabolismo.

Recomendo praticar musculação, ou exercícios similares como os citados acima, pelo menos três vezes por semana. E para te convencer definitivamente que a musculação deve te acompanhar por toda vida, aqui vão alguns argumentos:

  1. Melhora a postura corporal: chega de ombros caídos! Os músculos das costas manterão a sua postura altiva e saudável. Além disso, as dores e desconfortos posturais passarão bem longe de você, bom demais, não é?
  2. Manutenção do peso saudável: um sonho realizável para os adeptos da modalidade;
  3. Manutenção do metabolismo “acesso” por até 24 horas após o treino. Isso pouca gente sabe!!
  4. Combate problemas emocionais: por promover a liberação da endorfina, que é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar, a musculação pode ser uma ótima alternativa para aliviar o estresse, diminuir os sintomas de ansiedade e, até mesmo, combater a depressão.
  5. Diminui o risco de doenças metabólicas, como diabetes tipo 2, hipertensão e colesterol nas alturas.

E claro, não deixe de assistir ao vídeo que preparamos com todo amor para você! Corra lá nas redes sociais da AnaMaria. Te espero lá!!

*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial