AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Sabia que temos 8 fases do ciclo das dores corporais? Entenda

Nunca se esqueça que não é normal viver sentindo dor

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Publicado em 02/09/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
É horrível viver com dor! - Unsplash
É horrível viver com dor! - Unsplash

Oi, meu povo da AnaMaria, tudo bem? É só falar de dores crônicas que logo nos lembramos da lombar, não é? Afinal, por qual motivo o mundo inteiro está sofrendo com este problema? 

A resposta é fácil: porque não temos uma cultura de prevenção de lesões. E tem mais, quando ela aparece, muitos nem recorrem a um para o tratamento e passam a se acostumar com a situação. 

Nesse sentido, temos que criar estratégias para quebrar o ciclo da dor crônica, que se retroalimenta dos fatores físicos e psíquicos.

De acordo com o fisioterapeuta Ricardo Regi, o ciclo e a perpetuação da dor crônica seguem uma ordem bem característica, contendo oito fases:

  1. Você fica menos ativo física e mentalmente.
  2. Ocorrem perdas de condicionamento físico, fraqueza muscular e rigidez nas articulações.
  3. Você cria, mentalmente, uma lista de ações “proibidas” que acredita que não consegue executar, embora haja as que realmente não consegue.
  4. Sono inadequado e fadiga constante.
  5. Você passa a sentir estresse, medo, ansiedade, raiva e frustração.
  6. Tem problemas de ganho ou perda de peso.
  7. Você tem pensamentos negativos, medo do futuro, depressão e mudanças de humor.
  8. Em seu tempo livre de trabalho, sua cabeça está cheia de preocupações (como falta de dinheiro e com o relacionamento), ou seja, você entra em uma vibe muito negativa.

Vamos dar o primeiro passo? Aceitar a situação e partir para o tratamento, afinal de contas, vale o que sempre digo em minhas aulas e palestras: ninguém merece viver com dor! Então por que viver assim? Vire este jogo, pessoal!

E, claro, não deixe de assistir ao vídeo que preparamos com todo amor para você! Corra lá nas redes sociais da AnaMaria. Te espero lá!!

*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial