AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Sabia que tirar férias é mais do que necessário para a sua saúde física e mental?

E não precisa viajar: sua saúde agradece só o fato de você não fazer nada nas férias

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 14/07/2022, às 11h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Qual foi a última vez que você tirou férias? Descanso é muito importante para a saúde - Unsplash
Qual foi a última vez que você tirou férias? Descanso é muito importante para a saúde - Unsplash

E aí, pessoal de AnaMaria? Eu começo esse texto já querendo saber: qual foi a última vez que você tirou férias? Isso porque descansar é uma necessidade do corpo e da mente, sendo bem longe de ser apenas um luxo ou recompensa por trabalhar bastante, como muitas pessoas ainda acreditam. Garantir pausas na rotina acelerada para repousar, praticar um hobby ou uma atividade física, aproveitando a companhia de família e amigos é essencial para conseguir conciliar vida pessoal e trabalho. 

Quero aproveitar este tema e falar sobre a importância das férias. Com a economia em baixa, muitos brasileiros autônomos não conseguem reservar alguns dias no ano para descanso, viagem ou lazer, com consequentes malefícios para saúde mental. 

E aí eu te pergunto: você prefere tirar esse período de uma só vez, ou prefere fracionar o período de descanso em duas partes? O que será que é mais vantajoso para a saúde mental? Eu, como consultora em saúde no trabalho e que vivencia a rotina diária de milhares de colaboradores, posso afirmar que o melhor é dividir o período em duas etapas, assim o seu corpo terá duas quebras de rotina em vez de uma.

Outra dica interessante também é, se você puder, não venda parte do seus dias de férias. Tente aproveitar os 30 dias que a legislação garante. Sua saúde agradece! E, quando estiver trabalhando, tenha o seus momentos de quebra de rotina, como por exemplo:

  • Fazer pausas no trabalho, nem que seja de cinco ou dez minutos a cada hora, não é perda de tempo, mas investimento em bem-estar e ajuda a evitar a escalada do estresse. Pode ser para tomar uma água ou café, conversar com alguém ou só alongar o corpo.
  • Respirar com consciência, inspirando e expirando calma e profundamente, aumenta o aporte de oxigênio para o corpo inteiro, ajudando a limpar a mente, renovar a energia e até evitar cãibras e dores musculares.
  • Dormir bem é chave para manter seu organismo funcionando como deve porque é durante o sono que as células do corpo (incluindo as do cérebro) se renovam. Um estudo publicado na revista científica Nature revelou que os neurônios de quem tem insônia ou sono muito entrecortado “desligam” durante o dia, mesmo com a pessoa acordada. Por isso temos lapsos de memória, dificuldade de foco e maior risco de cometer erros quando dormimos menos do que o corpo necessita. Escute seu corpo e se programe para relaxar corpo e mente! 

*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial