AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Segurança no trabalho: atitudes que precisam ser colocadas em prática

Para atingirmos bons resultados é necessário criar uma cultura, algo que leva tempo

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 07/04/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Unsplash
Unsplash

O Movimento Abril Verde, uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, tem como intuito trazer à sociedade a questão da saúde e da segurança do trabalho. Afinal, esses dois temas estão intimamente relacionados, além de serem bastante relevantes e abordados durante a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que acontece anualmente em todas as empresas de médio e grande porte. Você já participou deste evento na sua empresa?

A pauta deve ser debatida o ano todo, pois para atingirmos bons resultados é necessário criar uma cultura, algo que leva tempo. Temos que promover uma grande reflexão para que haja transformação! Quanto melhor o comportamento na forma de agir, melhor será a segurança. Mas esta cultura vai muito além de atravessar na faixa de pedestre.

A mobilização se faz necessária para reduzir o número de acidentes de trabalho e os danos à saúde do trabalhador. Para conseguirmos reduzir este problema, que é ao mesmo tempo silencioso e alarmante no Brasil, todos devem estar de mãos dadas e abertos aos novos comportamentos: a sociedade, os órgãos públicos, o governo, as empresas, as entidades de classe, as associações e as federações.

Mas afinal o que é ter um comportamento seguro? Como posso inseri-lo no meu dia a dia? Saiba que estar saudável, produtivo e livre de vícios é o primeiro passo.

Além disso, a nutrição tem total correlação com segurança! Os alimentos industrializados e ricos em açúcares fazem com que o colaborador se sinta sonolento e desta forma aumente a incidência de acidentes. A ergonomia também tem o seu papel? Com certeza, já que as dores crônicas causam um grande desconforto e atrapalham na concentração no serviço.

Que tal levar esta pauta para dentro da sua casa e para a sua empresa? Juntos transformaremos esta realidade! Não deixe de acessar nas redes da AnaMaria o vídeo que preparamos para você. Te espero lá!

*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial