AnaMaria

Veja 4 dicas práticas para corrigir a sua postura e melhorar a saúde

Dicas práticas, e que cabem na sua rotina, para corrigir a sua postura

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 24/02/2022, às 08h00

Uma boa postura vai ajudar a melhorar a sua saúde de forma geral. - Phil Desforges/Unsplash
Uma boa postura vai ajudar a melhorar a sua saúde de forma geral. - Phil Desforges/Unsplash

Fala pessoal da AnaMaria, tudo bem? Sabemos que, para trabalhar em casa com saúde e produtividade, é importante estabelecer uma rotina. Acorde sempre no mesmo horário, tome um banho gostoso para despertar e, se for essa sua preferência, vista-se com uma roupa confortável.

Neste texto, vim para reforçar a importância da boa postura e da ergonomia na sua vida. Assim, vamos de dicas infalíveis?

1. PARA TRABALHAR, O SOFÁ NÃO É A MELHOR OPÇÃO

Nos últimos dois anos, as dores crônicas passaram a fazer parte da vida de muitas pessoas. Dores nas costas, nos joelhos, no pescoço e nos antebraços, além de outros lugares. Por isso, abandone de uma vez por todas o sofá e procure um cantinho confortável. Afinal de contas, não nascemos para sofrer!

2. DEIXE O SOL BRILHAR

Evite trabalhar em um ambiente escuro, na penumbra. Melhor escolher um local arejado e que tenha uma janela, pois a iluminação natural é a melhor opção. Contudo, não trabalhe com a luz do sol incidindo diretamente em seus olhos; para evitar isso, é recomendável ter uma persiana ou cortina na janela.

3. ERGONOMIA NA ROTINA

A altura do seu laptop deve seguir uma regra muito fácil: manter um ângulo de 90° entre o queixo e o pescoço. Não entendeu? Fica mais fácil se alguém puder tirar uma foto sua com vista lateral, para que você̂ tenha noção da sua postura e possa ver se está respeitando o ângulo correto. Essa dica vale a pena reforçar, sempre!

4. EXERCÍCIOS LABORAIS

Para ser produtivo de verdade, e sem sofrer, você̂ deve incluir em sua rotina os exercícios posturais, respiratórios e de meditação, na frequência de três vezes por dia, por pelo menos 5 minutos em cada inserção.

Comece o dia aquecendo seus músculos, a fim de preparar o seu corpo para os movimentos repetitivos diários. Logo após o almoço, faça os exercícios posturais, para compensar as musculaturas e as articulações mais demandadas. No final do dia, nada melhor do que uma meditação guiada para relaxar, lembrando que existem diversas aulas em apps gratuitos.

Em resumo, trate bem seu corpo e sua mente, de forma que sua saúde seja beneficiada. Você merece! E, claro, não deixe de assistir ao vídeo que preparamos com todo amor para você! Corra lá nas redes sociais da AnaMaria. Te espero lá!!

*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial