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Você dorme melhor durante o verão ou no inverno? Veja como isso afeta sua saúde

Quarto quente ou mais fresco? Veja como as estações do ano afetam seu sono

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 21/07/2022, às 08h00

Quarto quente ou mais fresco? Veja como as estações do ano afetam seu sono - David Mao/Unsplash
Quarto quente ou mais fresco? Veja como as estações do ano afetam seu sono - David Mao/Unsplash

Fala meu povo de AnaMaria, tudo bem? Aproveito a coluna desta quinta-feira para trazer uma reflexão - bastante importante - sobre a qualidade do sono e o quanto as estações do ano podem influenciar a sua noite.

Você já parou para pensar se dorme melhor no verão ou no inverno? Nesta competição, o clima mais fresco ganha de lavada, e existe um motivo para isso! Basicamente, como as noites são mais escuras no inverno, isso acaba tornando a qualidade do sono melhor.

Vale lembrar que produzimos hormônios importantes durante a noite, geralmente das 0h às 4h da manhã, justamente quando tudo está mais escuro. Isso significa que, quanto mais tempo você dorme no escuro, melhor aproveita essa fase do sono, melhorando consideravelmente o seu descanso; sendo assim quanto mais escura fura noite e quanto maior o tempo desta fase escura, melhor para o seu sono.

Na situação contrária disso, o verão, a fase escura das noites dura menos tempo, ou seja, o sol aparece muito mais cedo e, por isso, esse tempo escuro tem menor duração. A natureza é sábia: temos uma ótima recuperação e melhor qualidade do sono no inverno para aproveitarmos com a corda toda a estação do verão! Faz todo sentido, não é mesmo? Ou seja: aproveite a estação mais fria do ano para se regenerar e, posteriormente, curtir o verão!

TRÊS DICAS RÁPIDAS PARA UM SONO PERFEITO

  • Aproveite as noites mais frias para ir para cama bem cedo, se possível antes das 22h00.
  • Dê um espaço de pelo menos duas horas entre o jantar Ir para cama, afinal, alimentos pesados podem atrapalhar o seu sono.
  • Tome um banho bem quentinho minutos antes de dormir, pois a água quente relaxa musculatura e avisa o cérebro de que hora de dormir!

 Não deixe de acessar o vídeo que preparamos para você no Instagram que complementa o tema. Compartilhe com seus amigos e familiares! Te vejo na próxima semana.

*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial

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