AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Você já conhece o maravilhoso mundo dos óleos essenciais? A gente te explica

Óleos essenciais são produzidos por diversas plantas e com diferentes finalidades

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 20/10/2022, às 09h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Óleos essenciais também colaboram com a proteção dos frutos de diversas espécies. - Christin Hume/Unsplah
Óleos essenciais também colaboram com a proteção dos frutos de diversas espécies. - Christin Hume/Unsplah

Quem aí já conhece e utiliza os óleos essenciais? Segundo o osmólogo e expert no tema, Fernando Amaral, que também é CEO da WNF Óleos Essenciais, esse tipo de produto são óleos muito finos e voláteis, produzidos por diversas plantas e com diferentes finalidades.

Eles fazem parte do sistema imunológico das plantas, defendendo-as contra doenças, fungos e parasitas. Também desempenham função no sistema reprodutor, participando do perfume de suas flores.

Esse papel de atrair os insetos polinizadores, inclusive, tem uma ligação direta com o nosso prazer quando sentimos perfumes florais. Além disso, também colaboram com a proteção dos frutos de diversas espécies. Por exemplo, o óleo da casca do limão ou da laranja protege o fruto, permitindo uma maior conservação. “Entretanto, os óleos essenciais não são de vital importância apenas para as plantas que os produzem; eles atuam de forma igualmente benéfica para o ser humano”, afirma Fernando.

Isso porque as propriedades bactericidas e fungicidas que protegem as plantas também protegem os seres humanos. Além disso, os óleos essenciais produzidos nas flores, que são os órgãos sexuais das plantas, interagem diretamente com o nosso sistema límbico e despertam nossos instintos sexuais – isso ocorre pela produção de hormônios sexuais estimulados pelo sistema olfativo em ligação direta com o sistema límbico cerebral.

MUITO MAIS DO QUE ISSO

Mas não devemos nos ater somente às funções bactericidas, fungicidas ou à atividade afrodisíaca dos óleos essenciais. Sua abrangência é gigantesca, e é muito mais fácil listar os aspectos que eles não beneficiam no ser humano do que enumerar todas as suas vantagens.

“A área mais restrita de aplicação de óleos essenciais em prol da saúde são os olhos, sendo essa a única parte do corpo em que devemos evitar sua aplicação. Nos demais locais do corpo, da cabeça aos pés, incluindo fios de cabelo, unhas, todos os sistemas do corpo e nosso emocional, podemos usar os óleos essenciais em benefício da saúde”, afirma Fernando.

Ficou curioso e quer saber mais? Então corra para o Instagram da AnaMaria, pois eu preparei um vídeo especial para você! Te espero lá!

*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial