AnaMaria

Como fazer umectação capilar? Mostramos diferentes tipos de óleos

Veja os benefícios de três produtos queridinhos das brasileiras e escolha a melhor opção para você

*Bruna Nunes, colunista de AnaMaria Publicado em 13/05/2021, às 07h10

Qual é o melhor óleo para meu cabelo? - Pixabay/Peggy_Marco
Qual é o melhor óleo para meu cabelo? - Pixabay/Peggy_Marco

Atrás de fios hidratados e cheios de vida? Um dos caminhos para conseguir esse cabelo dos sonhos é o processo de umectação capilar. Justamente por ser a base de óleos vegetais, ele acaba repondo a oleosidade natural dos fios.

Existe uma grande variedade de óleos no mercado, mas você sabe qual a função de cada um? Vou explicar melhor sobre os três tipos de óleo que mais fazem a cabeça da mulher brasileira: Óleo de coco, Óleo de Rícino e Óleo de Argan. Vem comigo!

ÓLEO DE COCO
Tem propriedades antifúngicas e antibacterianas, sendo um produto ótimo para o couro cabeludo. Além disso, combate à opacidade e quebra dos fios por ser muito nutritivo e rico em vitaminas, como a K,A, D e E.

Ele também é muito eficiente contra o frizz e ainda protege os fios dos danos causados pelo sol, poluição, Sal, cloro, entre outros.

ÓLEO DE RICÍNO
Possui propriedades antiinflamatórias, antioxidantes, antimicrobianas, entre outras. No couro cabeludo, tem ação antiqueda, além de combater infecções por fungos e bactérias. Anote aí: também é um ótimo aliado contra os piolhos.

Em relação aos fios, sua ação antioxidante auxilia na prevenção contra o envelhecimento da fibra capilar, além de ser muito nutritiva, o que causa um efeito de maciez e muito  brilho.

Mas, ATENÇÃO: É indicado evitar o uso do óleo de Rícino em crianças, gestantes ou lactantes.

ÓLEO DE ARGAN
Trata-se de um produto extremamente rico em Vitamina E, o que causa um efeito muito reparador aos cabelos. Seu uso é indicado para todos os tipos de fios, inclusive os grisalhos. 

Ele recupera a elasticidade da fibra e, por isso, a indústria cosmética utiliza tanto dos seus benefícios. O óleo de Argan, além de ser extremamente eficiente na umectação, é maravilhoso para finalizar uma escova ou um penteado, por exemplo.

Agora que você já conhece os benefícios dos três óleos queridinhos das brasileiras, me conta qual você prefere e o motivo.

*BRUNA NUNES é hairstylist e apaixonada por moda. Recebe suas clientes no Jacques Janine (Unidade Jardins) e, aqui em AnaMaria, dá dicas de cuidados, cor, corte e penteados. Instagram: @brunanunesoficial