AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Veja 5 dicas valiosas para manter a saúde dos cabelos no inverno

Como fazer para não lavar os fios na água muito quente? Hairstylist ensina alguns truques

*Bruna Nunes, colunista de AnaMaria Publicado em 04/08/2021, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A saúde dos fios pode ser afetada pelo calor excessivo da água - Tim Mossholder para Unsplash
A saúde dos fios pode ser afetada pelo calor excessivo da água - Tim Mossholder para Unsplash

Existe diferença entre cuidar dos cabelos no frio ou no calor? A resposta é sim! Como a tendência no frio é tomar banho quente e lavar o cabelo com essa água 'pelando', a saúde dos fios acaba sendo afetada pelo calor excessivo da água.

Além de deixar a sua fibra ressecada, sem brilho e espigada, ela também pode levar as glândulas sebáceas a produzirem ainda mais sebo, deixando o couro cabeludo oleoso e as pontas secas. 

E esse “problema” vale para todos os tipos de cabelos, desde os lisos e crespos, passando pelos naturais a quimicamente processados. Todo mundo acaba sendo afetado.

O QUE FAZER, ENTÃO?
Agora você deve estar se perguntando: mas como lavar o cabelo sem água quente, especialmente com esse frio excessivo que atingiu o Brasil?

A minha principal sugestão é que você faça a higienização dos fios em um momento separado do banho. Com isso, você estará agasalhado e conseguirá diminuir a temperatura da água, deixando-a mais morninha.

Anote aí outras dicas valiosas:

• XÔ CASCÃO! Nada de deixar seu cabelo sujo por mais que três dias. Tudo porque você poderá estimular ainda mais a oleosidade do couro cabeludo, causando ainda queda capilar. Por isso, é muito importante manter a sequência de lavagem.

• APOSTA CERTA: procure por pré-shampoos que ajudam a preparar o seu cabelo para receber essa água com a temperatura elevada, criando uma capinha no seu fio e ajudando nesse cuidado.

• TUDO SECO: nunca durma com o cabelo molhado ou úmido. Se fazer isso no verão já é algo prejudicial, no inverno é bem pior. A soma de frio mais umidade é a combinação perfeita para a proliferação de fungos, podendo ainda causar queda dos fios.

• SEM PREGUIÇA: mantenha o seu cronograma capilar em dia. Sabemos que no frio bate aquela preguiça de manter a rotina de cuidados, mas vale lembrar que ele vai embora e a nossa saúde capilar fica. Então, o mais importante é não se descuidar nesse período.

• PARA VOCÊ NÃO ESQUECER: vou falar novamente que é primordial não lavar o cabelo com água pelando. Seguindo essa dica, o seu cabelo vai te agradecer estando sempre lindo e muito brilhoso.

*BRUNA NUNES é hairstylist apaixonada por moda. Recebe suas clientes no Jacques Janine (Unidade Jardins) e aqui na AnaMaria vai dar dicas de cuidados, cor, corte e penteados. Instagram: @brunanunesoficial