AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Dores na hora de abaixar? Pode ser problema de mobilidade articular

Esse tipo de exercício são mais recomendados no início de um treino

*Vanessa Furstenberger, colunista de AnaMaria Publicado em 09/07/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vamos colocar esse corpo para se mexer! - Irina L/Pixabay
Vamos colocar esse corpo para se mexer! - Irina L/Pixabay

Olá, pessoal! Quando falamos em Mobilidade Articular, isso diz respeito à capacidade de explorar nossas articulações totalmente, em pequena ou grande amplitude, com movimentos livres de qualquer restrição.

Mas, atenção: isso é diferente de flexibilidade, uma propriedade intrínseca dos tecidos moles do corpo que determinam a amplitude de movimento conseguida em uma articulação ou grupo de articulações. 

Isso significa que a flexibilidade está ligada a viscoelasticidade dos músculos, ligamentos e outros tecidos, enquanto a mobilidade é a capacidade para executar movimentos dentro de uma amplitude de movimento.

Os exercícios de mobilidade são mais recomendados no início de um treino como forma de aquecer o corpo e preparar os músculos para conseguirem melhor amplitude de movimento. Já os de flexibilidade devem ser trabalhados após um treino, quando os músculos já aquecidos têm mais elasticidade e pode-se tirar melhor proveito dos exercícios.

SÓ VANTAGENS
O trabalho da Mobilidade Articular traz diversos benefícios para o nosso corpo, entre eles:

  • aumentar a amplitude dos movimentos;
  • ajuda a corrigir algumas disfunções articulares;
  • manter a saúde das articulações  tendões e ligamentos;
  • prevenir lesões,
  • deixar os músculos menos tensionados e mais eficientes para executar  movimentos;
  • estimular a produção do líquido sinovial.

QUANDO USAR ESSES EXERCÍCIOS?
De acordo com o modelo elaborado pelo especialista em treinamento de força Michael Boyle, cada articulação possui uma função primária específica. Quando existe uma diminuição nessa mobilidade prejudicando a função dessas estruturas, porém, são desencadeadas disfunções que levam a compensações em outras articulações.

Isso traz problemas como dores, prejuízo de postura por compensação para realizar os movimentos e diminuição da qualidade de vida.

COMO SÃO ESSES EXERCÍCIOS?
Normalmente são movimentos dinâmicos realizados nas articulações do tornozelo, quadril, torácica e glenoumeral (ombro). Seu objetivo é melhorar, restaurar ou manter a amplitude do movimento, aumentando a capacidade de oferecer um desempenho melhor nas atividades da vida diária e reduzindo o risco de lesões.

Essas melhoras nas articulações são feitas utilizando técnicas específicas de movimento, exercícios simples desenvolvidos especialmente para essa finalidade. O detalhe é que são bem diferentes dos movimentos de flexibilidade e alongamentos que executamos nos programas de treino.

Neste caso, são movimentos lentos que vão atingindo gradativamente o grau de amplitude das articulações para que não se corra nenhum risco de lesão. Independentemente da idade ou da atividade que se pratica, é aconselhado realizá-los no início do treino como uma maneira de preparação e de aquecimento.

Com relação a frequência que esses treinos de mobilidade articular devem ser realizados, ainda não se chegou a um consenso na literatura médica, mas sabe- se que a regularidade traz bons resultados e, aos poucos, as articulações vão ganhando amplitudes maiores de movimentos.

*VANESSA FURSTENBERGER é educadora física desde 1995. Mesmo sendo profissional do esporte, tinha dificuldade para manter o peso saudável, não tinha equilíbrio na alimentação e chegou a pesar 98 kg. Com 40 anos eliminou 40 kg e hoje ajuda pessoas a estabelecerem um estilo de vida saudável e equilibrado. Aqui em AnaMaria, compartilha dicas para um estilo de vida mais leve e com saúde! Instagram: @va.personal