AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Preguiça de treinar no frio? Veja motivos para não abandonar os exercícios

Aproveite para emagrecer e ainda melhorar a performance

*Vanessa Furstenberger, colunista de AnaMaria Publicado em 27/05/2021, às 09h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sem preguiça, mulher! - Pixabay
Sem preguiça, mulher! - Pixabay

Olá, pessoal! Volta e meia percebo pessoas usando a desculpa do clima mais frio como motivo para não ir treinar, ou então diminuir a prática de exercicios físicos em sua rotina diária.

Mas já vou logo avisando que não é bem assim que a coisa funciona, viu! Existem alguns motivos importantes para treinarmos mesmo nessa época. Separei os mais importantes. Confira!

• Sabia que no inverno gastamos até 30% mais calorias do que nas demais estações do ano? Isso porque, para manter a temperatura, o corpo precisa gastar mais energia. Portanto, se não aumentarmos a ingestão de alimentos nessa época, fica mais fácil para emagrecer.

• Os treinos no inverno rendem melhor e são excelentes para melhorar a performance, inclusive para quem corre. O tempo frio facilita o controle da temperatura corporal, não deixando ela ficar muito alta e melhorando, assim, nosso rendimento. Mas, atenção: temperaturas muito baixas também podem ser prejudiciais à saúde, agasalhe-se de acordo.

• Nesta época do ano, as academias também têm um movimento muito menor, o que é excelente para quem não quer perder tempo esperando ou revezando equipamentos. É hora de aproveitar e otimizar seus treinos!

• Quem treina durante o inverno tem a vantagem de manter um corpo em dia durante o ano todo, isso é, chegar no verão com o shape desejado sem ter que fazer loucuras em pouco tempo para alcançar esse objetivo.

• Outra vantagem de manter o treino no inverno é a melhora da qualidade de sono, do humor e até mesmo do sistema imunológico. Ao contrário do que muitos imaginam, treinar no frio faz bem à saúde desde que as vestimentas estejam de acordo.

• Podemos também optar em treinar um pouquinho mais tarde, como quando a temperatura está mais alta (hora do almoço, meio da tarde), o que não acontece no verão, pois as temperaturas mais amenas geralmente acontecem no inicio da manhã ou tarde da noite.

• No período do inverno, pelo fato de o tempo ficar mais seco, precisamos nos preocupar com a hidratação, pois muitas vezes não sentimos sede por conta da temperatura, mas o corpo desidrata durante o exercício.

• Para quem treina ao ar livre, é importante usar uma vestimenta adequada, pois mesmo que durante o treino a gente vá tirando peças de roupa, é importante e mais confortável iniciarmos com braços e pernas mais aquecidos, pelo menos até o corpo aumentar a sua temperatura.

• Outro ponto que devemos prestar atenção é o aquecimento, pois no inverno músculos, tendões e articulações parecem mais endurecidos. Portanto, precisamos iniciar o exercício de uma maneira mais leve ou com um aquecimento geral antes de partirmos para algo mais intenso. Caso contrário, corremos o risco de ter uma lesão. 

*VANESSA FURSTENBERGER é educadora física desde 1995. Mesmo sendo profissional do esporte, tinha dificuldade para manter o peso saudável, não tinha equilíbrio na alimentação e chegou a pesar 98 kg. Com 40 anos eliminou 40 kg e hoje ajuda pessoas a estabelecerem um estilo de vida saudável e equilibrado. Aqui em AnaMaria, compartilha dicas para um estilo de vida mais leve e com saúde! Instagram: @va.personal