AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Como comprar moda plus size pela internet? Veja dicas práticas

É muito importante consultar a política de trocas das empresas antes de efetuar sua compra

*Dani Rudz, colunista de AnaMaria Publicado em 23/07/2021, às 09h20 - Atualizado às 10h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Não deixe suas compras on-line virarem um pesadelo - Freepik / shurkin_son
Não deixe suas compras on-line virarem um pesadelo - Freepik / shurkin_son

Que o mercado de moda plus size vem crescendo, nós já sabemos, não é mesmo? Preciso registrar, é claro, que esse crescimento não caminha na velocidade que precisamos ainda, mas estamos andando. E isso é bom! Só que no meio desse processo, nos deparamos com uma pandemia, o que levou o comércio para uma migração digital intensa.

Em novembro de 2020, mesmo com todas as consequências econômicas da pandemia, o saldo de crescimento das vendas digitais foi de 122%, de acordo com o Gyra+. A alta desse faturamento está ligada principalmente ao aumento da adesão às compras pela internet.

E nós, consumidoras de moda plus size, estamos assistindo a um crescimento gigantesco de lojas on-line, grandes sites multimarcas e portais de marketplaces incorporando a moda plus size em suas ofertas.

Mas como comprar peças de roupas de moda plus size sem experimentar? Sem provar?

Muitas lojas têm aplicativo para compras pelo próprio celular. (Crédito: Freepik / mego-studio)

Como confiar que a roupa irá me servir diante dos inúmeros desencontros de medidas e manequins existentes hoje no mercado? Eu te respondo: compre pelas medidas. Sempre!

É preciso que você, consumidora compreenda que os manequins que conhecemos hoje, como G, GG, XG, ou 50, 52, 54, são apenas uma referência. O que vale mesmo e vai assegurar a você uma compra segura on-line são as medidas.

Trouxe aqui um passo a passo para você comprar moda plus size on line:

1- Tire suas medidas: pegue uma fita métrica e, com a ajuda de alguém, tire as medidas do seu busto, da sua cintura e do seu quadril conforme mostra a figura abaixo.

(Crédito:RDZ Negócios)

2- Guarde essas medidas sempre com você, no bloco de notas do celular por exemplo. Ter elas sempre a mão garante que você não erre ao comprar.

3- Agora vá ao site da marca que deseja comprar e consulte dois pontos importantes: a tabela de medidas da marca e, em alguns sites, a tabela de medidas da peça.

4- Compare as medidas e veja se a loja atende as suas necessidades e inclui suas medidas em sua coleção de roupas.

Pronto! Sua compra está garantida e você diminui muito a possibilidade de erro ao comprar. Mas tenha em mente que caimento e modelagem só poderão ser verificados experimentando a peça. Gancho, cavas, golas e decotes serão verificados somente quando o item chegar.

Por isso, depois de comprar, não encare o processo como finalizado. Experimente a roupa ao chegar e, se não cair bem ou ainda sim não servir, conte com a política de troca das empresas, que é obrigatória e precisa ser fácil e rápida. O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor regulamenta as compras realizadas pela internet que são entregues em casa. Em 7 dias contados do recebimento da encomenda, é possível desistir da compra. Solicitar troca da peça ou devolução do dinheiro sem necessidade de justificativa. Além disso, a loja virtual deverá trocar ou devolver o produto caso ele apresente defeito em até 30 dias após seu recebimento pelo cliente.

É muito importante, portanto, consultar a política de trocas das empresas antes de efetuar sua compra. E consulte também órgãos como o Procon e o Reclame aqui. Caso a loja tenha um histórico de reclamações alto, principalmente por troca, fuja para evitar dor de cabeça.

Quando um lojista permite o processo fácil de troca, ele está dizendo a você, que deseja fazer parte da sua rotina de compras, e que compreende que isso é natural e saudável.

Agora você já sabe como obter suas medidas corretamente, que precisa pesquisar a tabela de medidas das marcas e que pode, e deve, contar com o processo de troca rápida e segura nesse processo. É só comprar e ser feliz.

(Crédito: Imagem: Freepik / master1305)

Eu recebo muitas reclamações de seguidoras que moram no interior, ou em capitais e cidades que não têm oferta de moda plus size em lojas físicas, e que ficam de fora de grandes novidades. Com essa segurança a mais, você tem a moda plus size do Brasil todo a um clique.

Me escreve e me conta sua experiência com compras de moda plus size on line? Aqui ou por DM no meu Instagram, o @danirudz. Vou adorar papear sobre isso com vocês! Beijo grande!

*DANI RUDZ é especialista em moda e mercado plus size, criadora de conteúdo, consultora, empresária e executiva. Na Revista Ana Maria fala sobre moda, autoestima e tudo sobre o universo plus size. Instagram: @danirudz