AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Pessoas gordas com IMC acima de 40 podem, e devem, se vacinar contra a Covid-19

Obesidade grau 3 está classificada como risco elevado para a COVID-19

*Dani Rudz, colunista de AnaMaria Publicado em 11/06/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pessoas gordas com IMC acima de 40 devem se vacinar contra a Covid-19 - Instagram
Pessoas gordas com IMC acima de 40 devem se vacinar contra a Covid-19 - Instagram

Pessoas com mais de 18 anos e que estejam incluídas na lista de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde já podem se vacinar em todo o Brasil desde a última segunda-feira, 7 de junho. Isso inclui pessoas com obesidade grau 3 ou IMC (cálculo de índice de massa corpórea) maior que 40. Lembrando que o termo obesidade mórbida não é mais utilizado e nem recomendado.

 Crédito: Instagram @mari_clamarroca, @danirudz e @barbaraforte_

Mas por todo o Brasil tenho assistido pessoas abrindo mão deste direito e dever por preconceito ou dificuldades em reunir as documentações necessárias para se vacinar.

Me refiro a direto porque a obesidade grau 3 está classificada como risco elevado para a COVID-19, então é seu direito se vacinar.

Me refiro a dever porque nos encontramos em uma situação adversa, com uma pandemia atingindo o mundo inteiro e é seu dever se proteger e proteger quem estiver ao seu redor. 

 Crédito: Instagram @saudesemgordofobia e @gordanalei

E quanto ao preconceito, quero aqui repetir as palavras do perfil @gordanalei, lá do Estado do Espírito Santo, que faz um ótimo trabalho sobre leis e direitos da pessoa gorda: o laudo não te define. Ele é uma declaração para comprovar um critério de risco, mas não define seu valor ou sua importância. 

Não é uma questão de dar satisfação sobre quem você é e sim, ter a chance de se proteger. Então não perca tempo. Se você atinge os critérios para a vacinação, vá se vacinar! No perfil @gordanalei você encontra mais informações para exercer o seu direito.

E COMO FAZ?
Sobre a documentação, é preciso ter mais de 18 anos, apresentar exame, receita, laudo ou relatório médico com descritivo da condição de saúde, ou CID da doença (código internacional da doença), assinado e carimbado pelo médico, com registro e CRM. Documento de identificação com foto e, se já for usuário do SUS e tiver, apresentar o cartão nacional de saúde e um comprovante de endereço.

 Crédito: Instagram @hellobielo, @vanjoda e @flavinhagavioli

E mais uma vez aqui, tenho assistido pessoas gordas com dificuldade de obter a documentação necessária para exercer seu direito. E eis que em meio ao caos, surge o perfil Saúde sem Gordofobia - @saudesemgordofobia – um projeto criado por duas psicólogas, a Gabi Menezes - @gabimenezes e a Laís Oliveira - @psicopluslaisoliveira, que conectam pessoas e profissionais não gordofóbicos. 

O perfil existe há mais de dois anos e, neste momento, realizou um mutirão para viabilizar laudos com cálculos de IMC para pessoas gordas tomarem a vacina da COVID-19. Existe um mutirão para pessoas que não conseguem pagar por uma consulta de baixo custo, além de indicações no perfil de médicos com consultas e valores acessíveis a todos os bolsos, sem falar de profissionais empáticos, respeitosos e que não cometem gordofobia.

O projeto de Gabi e Laís foi inspirado no Mutirão do Amor, organizado pela criadora de conteúdo digital do Ceará Carol Zacarias - @carolzacaa – que resolveu ‘arregaçar as mangas’ e providenciar laudos às pessoas gordas com IMC 40+ após ouvir relatos de gordofobia nos próprios estabelecimentos vacinais.

Crédito: Instagram @mayararussi, @carolzacaa e @aquelamari

Um alento e um orgulho de projetos como estes em tempos tão ácidos que vivemos.

Se você tem alguma dúvida pode procurar pelos perfis citados acima e pelo meu também. Não queremos que ninguém deixe de exercer seu direito ou se coloque em risco por preconceito. Essa luta é de todos nós! Vacina sim!

*DANI RUDZ é especialista em mercado plus size, criadora de conteúdo, consultora, empresária e executiva. Na Revista Ana Maria fala sobre moda, autoestima e tudo sobre o universo plus size. Instagram: @danirudz