AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Sabia que a rinite é hereditária? Veja 10 mitos e verdades sobre o problema

Saiba 10 mitos e verdades sobre rinites e se trate corretamente

*Dra. Maura Neves, colunista de AnaMaria Publicado em 07/12/2021, às 09h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mitos e verdades sobre rinite - Diana Polekhina/Unsplash
Mitos e verdades sobre rinite - Diana Polekhina/Unsplash

Olá, pessoal! Esta semana vou tirar algumas dúvidas sobre rinite, desvendando alguns mitos e verdades sobre a causa mais frequente de nariz entupido. Para isso, separei as perguntas mais frequentes que recebo dos pacientes. Então, leia este texto e pare de sofrer!

A RINITE NÃO TEM CURA?
Mentira: existem vários tipos de rinite e algumas delas realmente não têm cura, como a rinite alérgica. No entanto, existem rinites de causas hormonais e ocupacionais, por exemplo, que podem ser curadas uma vez que o fator causal for resolvido.

TODA RINITE É ALÉRGIA?
Mentira: existe a rinite alérgica e as rinites não alérgicas. Entre elas, temos a rinite irritativo, ocupacional e gestacional, além da rinite do idoso, entre outras.

A RINITE É HEREDITÁRIA?
Verdade: a rinite alérgica tem maior incidência em filhos de pais alérgicos. Já se apenas um dos pais tem rinite, os filhos têm entre 25 a 50% de chance de ter rinite também. Se ambos têm rinite, os filhos têm pelo menos 75% de chance de ter rinite alérgica.

UMA MESMA PESSOA PODE TER MAIS DE UM TIPO DE RINITE?
Verdade: como as causas das rinites são variáveis, uma pessoa pode rinite alérgica como alergia a pó, por exemplo, e piorar os sintomas com variações climáticas, o que caracteriza uma rinite irritativa.

A RINITE PODE DAR COCEIRA NOS OLHOS?
Verdade: a rinite alérgica pode apresentar além de sintomas nasais, como coriza, nariz tampado e espirros, outros sintomas. A coceira pode ocorrer nas orelhas, céu da boca e olhos. Inclusive, a conjuntivite alérgica está frequentemente associada e rinite alérgica.

RINITE PODE VIRAR SINUSITE?
Verdade: uma rinite não tratada pode virar sinusite, sim! A rinite é uma alteração de inflamação no nariz que, quando não tratada, facilita a entrada de vírus e bactérias no nariz. Essa é uma das principais causadoras da sinusite infecciosa.

A RINITE SÓ MELHORA COM O USO DE REMÉDIO?
Mentira: Existem outros métodos de controle dos sintomas. A higiene ambiental, ou seja, retirada dos alérgenos do ambiente em que o alérgico fica, o que é fundamental para o controle dos sintomas. Por exemplo:

  • Manter o ambiente sem poeira;
  • Trocar sempre os lençóis e fronhas;
  • Trocar cobertores por edredons, para que possam ser lavados mais facilmente;
  • Remover cortinas e carpetes do quarto;
  • Evitar brinquedos com pelúcia que retenham pó;
  • Evitar compartilhar a cama com animais de estimação.

LAVAR O NARIZ COM SORO AJUDA NA RINITE?
Verdade: a lavagem nasal ajuda na remoção de alérgenos e outros irritantes inalados. Eles são normalmente pó, ácaros e fungos que, quando dentro do nariz, causam a rinite. A lavagem com solução salina ajuda a removê-los do nariz e melhorar os sintomas da rinite.

ALGUNS REMÉDIOS PODEM CAUSAR RINITE?
Verdade: Medicamentos chamados de vasoconstrictores, que são aquelas famosas "gotas mágicas" que uma vez pingadas no nariz o desentopem em alguns minutos, causam uma grande inflamação na mucosa nasal. Essa inflamação é chamada de rinite medicamentosa. Neste caso, o principal sintoma é piora da obstrução nasal com o uso persistente do remédio.

A RINITE ATACA MAIS DURANTE O INVERNO?
Mentira: Muitas pessoas tem sintomas o ano todo, independentemente das estacoes do ano. Outras ainda pioram na primavera por conta da presença de polens ou no verão por conta das altas temperaturas e uso de ar condicionado.

*DRA. MAURA NEVES é formada na Medicina pela Faculdade de Medicina da USP. Residência em Otorrinolaringologia pelo HC- FMUSP. Fellow em Cirurgia Endoscópica pelo HC- FMUSP. Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Médica Assistente do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo -SP. Aqui na Revista AnaMaria, trará quinzenalmente um conteúdo novo sobre a saúde do ouvido, nariz e garganta. Instagram: @dra.mauraneves