AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Alimentos que curam sua saúde: veja 10 fontes de triptofano

Ele ajuda a dar origem a seratonina, o famoso hormônio da felicidade

*Dra. Renata Aniceto, colunista de AnaMaria Publicado em 20/08/2021, às 09h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sua felicidade tem ligação direta com a alimentação. - Pixabay
Sua felicidade tem ligação direta com a alimentação. - Pixabay

Falar sobre “alimentos que curam” pode parecer apenas um slogan de programa naturalista, mas, como uma estudiosa em alimentação que sou, conto para vocês que existe muita verdade e saúde atrás desta mensagem.

Com a Revolução Industrial, ficou muito mais fácil enlatar, embalar e conservar alimentos. Para a mulher, que era a única responsável pelo ato de cozinhar, este movimento foi pura salvação.

O que ninguém contou para elas é que dentro das latas e embalagens foram adicionadas substâncias desconhecidas pelo corpo humano. Substâncias essas que poderiam elevar a quantidade de gordura, sal e açúcar no sangue, além de provocar lesões em tecidos ou gerar intoxicações.

NÃO HÁ ESCOLHAS SEM PERDAS
A pandemia, que começou a ficar séria para nós no ano passado, falou sobre nossa fragilidade e mostrou a importância de um corpo saudável através de uma alimentação que agregue valor de cura e evite nos ferir.

Portanto, os alimentos curam porque agem no campo microscópico das células, nos tecidos, órgãos e funcionamento. Através da alimentação podemos aumentar o consumo de alimentos ricos em triptofano, substância que dará origem a famosa SEROTONINA e, com isso, nos ajudará a equilibrar seus níveis cerebrais. 

Estão lembrados que a serotonina é o neurotransmissor da felicidade e que, quando hás alterações comportamentais, seus níveis estão baixos? Separei os principais alimentos fontes de triptofano:

  1. Grão de bico
  2. Abacate
  3. Couve flor
  4. Peixes: atum e salmão
  5. Ovos
  6. Castanhas
  7. Ora pro nobis
  8. Banana
  9. Cacau
  10. Tofu

Sei que é difícil nessa correria de nossa rotina, mas tente ter um projeto de vida saudável na sua cozinha. A sua saúde agradece!

*DRA. RENATA ANICETO (CRM 88006) é médica formada pela Faculdade de Medicina do ABC, pediatria e hematologista pela FMUSP/SP. Aqui em AnaMaria Digital escreve sobre medicina culinária, nutrição afetiva e estilo de vida na Infância. Instagram: @ligadacozinhaafetiva