AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Como ganhar dinheiro com o seu Smartphone? Veja algumas ideias

Evolução das tecnologias trouxeram novas oportunidades de trabalho

*Juliano Schimiguel, colunista de AnaMaria Publicado em 26/05/2021, às 08h00 - Atualizado às 12h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Youtube oferece oportunidades para crescer e aparecer - Irfan Ahmad/Pixabay
Youtube oferece oportunidades para crescer e aparecer - Irfan Ahmad/Pixabay

É fato que muitas profissões irão sumir, mas várias outras vão surgir ou já surgiram por conta da evolução da internet e das tecnologias da informação e comunicação (TICs), além da difusão dos smartphones.

Antigamente, se você questionasse uma criança sobre o que ela gostaria de ser quando crescesse, a maioria responderia coisas como médico, advogado, engenheiro, professor, pesquisador, administrador, dentista, enfermeiro(a), farmacêutico(a), astronauta, bombeiro, policial, entre outros. 

Hoje em dia, porém, a mesma pergunta vai ouvir respostas como: quero ser um youtuber, um digital influencer (influenciador digital) ou um gamer famoso (jogador profissional de games conhecidos). Sim, esta é a nova realidade. 

De forma geral, os jovens atualmente não assistem mais TV. Muito pelo contrário, preferem ficar conectados em canais do Youtube para visualizar conteúdos de seu interesse. Ou ainda preferem assistir séries em serviços de streaming, como Netflix, Amazon Prime Vídeo, HBO Go, Crackle, Google Play, entre outros. 

Muitos deles ainda não se interessam por jornais no formato tradicional das TVs abertas e fechadas, preferindo se informar a partir de portais especializados na Internet, ou mesmo pelas redes sociais.

MAS O QUE DÁ PARA FAZER?
Os famosos youtubers acabam sendo uma referência para muitos jovens. São poucos, porém, os que realmente adquirem fama e dinheiro, tornando isso uma verdadeira profissão. Mas é fato que trata-se de uma nova oportunidade de trabalho neste mundo moderno. 

A principal ideia é identificar seu segmento de atuação, postar conteúdos atraentes e que deem repercussão, além de, claro, ter familiaridade com ferramentas de edição gráfica.

Uma outra oportunidade de trabalho usando seu smartphone é a de entregador de comidas, como IFood, UberEats, Rappi, etc. Basta ter disponível uma moto ou carro para trabalhar com esses aplicativos, além de realizar um cadastro que deverá ser validado e aprovado pela empresa. O pagamento não costuma ser muito, mas não deixa de ser uma oportunidade de ganhar alguma grana.

Na mesma linha, podemos destacar também o trabalho de motorista de aplicativo, por meio de empresas como Uber, 99, Cabify, inDriver, Yet Go, Lady Driver, WillGo, Televo, EasyGo, etc.

Existem ainda aqueles que juntam estratégias, ou seja, são motoristas de Uber e, ao mesmo tempo, criam canais para postar conteúdos e vídeos para novos motoristas que querem desbravar a profissão, como se fosse uma ‘Escola para Uber’. 

REVENDEDOR
Outra oportunidade que podemos destacar é virar proprietário de um e-commerce (comércio eletrônico). Na realidade, você não seria o dono propriamente dito, mas teria um e-commerce com produtos e o estoque fornecidos por uma grande empresa do setor, como Magazine Luíza ou Casas Bahia, por exemplo. A sua função, neste caso, é divulgar os produtos de seu e-commerce para sua rede de contatos. A cada venda realizada, você recebe uma porcentagem da mesma.

Você tem algum talento especial? Outra ideia é trabalhar vendendo conteúdos ou cursos no Youtube, ou em outros portais e plataformas especializadas, como o EaD Box, EaD Plataforma, Space LMS, Samba Tech, Udemy, Hotmart, Eduzz, Apollo, etc. 

De acordo com o portal ‘Facilite – Tecnologia Contábil’, algumas das principais qualidades do EaD para produtores de conteúdo são flexibilidade de horário para trabalhar; alcance abrangente de usuários interessados pelos conteúdos; pouco ou zero custo para produção dos materiais, além de flexibilidade e liberdade para ensinar em qualquer lugar do mundo, e em várias línguas.

Enfim, as possibilidades de trabalho no contexto da internet são inúmeras e diversas. Esperamos ter te ajudado a desbravar um pouco esse mundo. Até a próxima matéria!

*JULIANO SCHIMIGUEL é Pesquisador, Orientador de Doutorado e Mestrado, Professor Universitário (Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo/SP, Centro Universitário Anchieta – Jundiaí/SP) e escreve sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), além de seu impacto na sociedade e no ensino e aprendizagem. Para encontrá-lo, basta acessar seu LinkedIn ou mandar um e-mail: schimiguel@gmail.com