AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Como a tecnologia 5G pode mudar completamente o nosso dia a dia? Entenda

Entenda quais serão as novas oportunidades e possibilidades com o 5G

*Juliano Schimiguel, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 09/02/2022, às 10h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O 5G é considerado a geração da conexão entre pessoas e coisas. - Frederik Lipfert/Unsplash
O 5G é considerado a geração da conexão entre pessoas e coisas. - Frederik Lipfert/Unsplash

Um fato que não podemos negar é o quanto a internet mudou as nossas vidas, revolucionando a comunicação mundial. E o próximo passo dessa evolução é o 5G que, já adianto, vai abrir um novo mundo de novas possibilidades.

O período previsto de implementação desta nova tecnologia, com conexão por fibra ótica, vai de 2020 até 2030. Também chamada de comunicação onipresente, ou ubíqua, o 5G nos dará a possibilidade de conseguirmos fazer algo em qualquer lugar. Isso significa, por exemplo, usar a internet no óculos de grau ou no de sol, além de ter conexão no painel do carro, e assim por diante.

O 5G é considerado a geração da conexão entre pessoas e coisas. Para se ter uma ideia, se no 4G nós carregamos um filme em HD (high definition – alta definição) em 6 minutos, na conexão 5G esse mesmo filme leva somente 6 segundos para ser carregado, uma diferença gigantesca em termos de velocidade.

ENTENDA CADA UMA

A Tecnologia 1G surgiu em 1991 e possibilitava a comunicação somente por voz. Como a qualidade não era das melhores, aconteciam muitas interferências. Além disso, a vida útil da bateria dos aparelhos era muito fraca e os telefones celulares eram de grande porte, sendo muito difícil de transportar. Também tinha um número limitado de usuários, e a cobertura das operadoras não era de boa qualidade.

Como a tecnologia está sempre atrás de melhorias, logo surgiu a conexão 2G, ainda em 1991. Isso trouxe melhor qualidade nas chamadas de voz, além de possibilitar o uso do serviço de SMS (mensagens de texto curtas). Ao final dessa geração, já era até possível baixar algumas imagens e sons, mas com restrições de download e velocidade.

Demorou bastante até a tecnologia 3G chegar ao mercado, no longínquo ano de 2001. Ela possibilitava troca de mensagens de texto curtas (SMS), além de acesso à internet, uso de TV pelo dispositivo móvel. Foi nesta etapa que a tecnologia começou a suportar as famosas chamadas de vídeo, ainda bem longe da qualidade que temos hoje. Também foi nesta geração, inclusive, que os celulares começaram a virar smartphones.

Como fatos importantes, podemos destacar o lançamento do iPhone, em 2007, e o do sistema operacional Android, que a Google lançou para dispositivos móveis. Alguns anos depois, em 2010, surgiu a tecnologia 4G, que possibilitava mensagens de texto curtas (SMS), acesso à internet pelo celular, uso de TV pelo celular, as chamadas de vídeo, o oferecimento de serviços de jogos, além do aparecimento de serviços na nuvem (ou seja, a possibilidade de guardar arquivos, documentos, e dados na internet, para acesso e recuperação futura).

Agora, com a tecnologia 5G, um novo mundo de possibilidades se abre. Serão disponibilizados serviços como mensagens instantâneas, chamadas de vídeo em alta qualidade e conexão, acesso à internet de forma ainda mais rápida, uso intensivo de serviços de jogos, uso de TV HD (em alta definição) pelo smartphone, TV 3D pelo celular, entre outros serviços.

OUTRAS VANTAGENS

No mundo dos jogos, o 5G também vai revolucionar a experiência com os smartphones. Muitas pessoas que não conseguiam jogar, justamente por conta da conexão problemática, agora poderão integrar esse universo. Isso significa, por exemplo, que não teremos mais problemas com travamento de vídeo-chamadas e também não precisaremos mais buscar o melhor lugar da casa para pegar a rede 4G, por exemplo.

Neste cenário, poderemos ainda ter os chamados carros inteligentes, que “conversam” entre si através da internet e dos sistemas de GPS (Sistema de Posicionamento Global). Com a comunicação de carro para carro, por exemplo, daria para evitar frenagens perigosas, colisões, acidentes, atropelamentos, controle de excesso de velocidade em tempo chuvoso ou neblina, ou algo do gênero.

Ainda falando sobre os carros,  os carros autônomos - ou seja, aqueles que se movimentam sem a intervenção humana - serão uma realidade muito mais factível. Além disso, haverá uma maior integração de dispositivos automáticos dentro de uma casa ou residência, com o intuito de simplificar o cotidiano das pessoas, para satisfazer necessidades de comunicação, conforto e segurança.

Numa situação fictícia, seu smartphone identifica que você está saindo do trabalho e solicita, via internet, que a banheira em sua casa comece a preparar seu banho quentinho automaticamente. Ao perceber que você está há 10 minutos de sua casa, o aparelho mandaria uma notificação, solicitando que as luzes externas e internas sejam ligadas.

Finalmente, quando você estivesse no seu merecido banho, a banheira mandaria uma nova notificação para a cafeteira, para que seu café predileto fosse sendo preparado. Enfim... essa seria a realidade da casa inteligente, fazendo uso do 5G.

Por fim, espero que você tenha entendido um pouco melhor o mundo 5G e quantas melhorias ele trará para nossas vidas. Até o próximo artigo!

*JULIANO SCHIMIGUEL é Pesquisador, Orientador de Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado, Professor Universitário (Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo/SP, Centro Universitário Anchieta – Jundiaí/SP) e escreve sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), além de seu impacto na sociedade e no ensino e aprendizagem. Para encontrá-lo, basta acessar seu LinkedIn,seu Instagram ou mandar um e-mail: schimiguel@gmail.com