AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Como usar a tecnologia para perder peso e praticar exercícios

Alguns jogos e aplicativos podem auxiliar na prática de atividades físicas

Juliano Schimiguel, colunista de AnaMaria Publicado em 23/06/2021, às 08h00 - Atualizado às 12h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns aplicativos auxiliam na gestão da caminhada, na contagem do tempo e velocidade - Unsplash
Alguns aplicativos auxiliam na gestão da caminhada, na contagem do tempo e velocidade - Unsplash

Que a tecnologia tem facilitado bastante as diversas atividades de nosso dia a dia, não se pode negar. Muitas vezes, smartphones, computadores, tablets ou simplesmente o fato de usar uma SmartTV ou um console do tipo XBOX já seria uma justificativa para a obesidade ou para a falta de exercícios físicos. Mas é aí que você se engana!

Na verdade, existem várias maneiras de usar as tecnologias em prol da saúde e do bem estar. O Just Dance, por exemplo, é um jogo que funciona em consoles como o Nintendo Wii, PlayStation, entre outros. Ele permite que você brinque com seus amigos e familiares, fazendo coreografias indicadas pelo game. Sua pontuação aumenta conforme os movimentos são feitos de maneira correta. 

É possível também usar o smartphone para rastrear seus movimentos, usando o aplicativo Just Dance Controller (disponível na Play Store do Google), sem a necessidade de acessórios adicionais. Outra possibilidade seria ter instalado em seu console um sensor de movimento infravermelho. Neste caso, vários outros games poderiam ser jogados dentro do cenário do ‘movimento do corpo’, como o Zumba Burn It Up!, Wii Sports, Wii Fit, Ring Fit Adventure, Beat Saber, Fitness Boxing, entre outros.

JOGOS QUE ESTIMULAM
Podemos destacar também o jogo Pokémon GO para smartphones. Trata-se de um game do tipo free-to-play (livre para jogar) de realidade aumentada. Usando GPS e a câmera do dispositivo móvel, você e/ou seu filho(a) poderão capturar, batalhar, e treinar criaturas virtuais chamadas de Pokémon, que aparecem na tela do smartphone do jogador.

Esse jogo recebeu algumas críticas,  pois algumas crianças / jogadores, ao caçarem os monstros, estavam acessando espaços perigosos como um terreno baldio, uma rua ou estrada movimentada. Por outro lado, várias pessoas também elogiaram o game pelo fato de estimular os pequenos a caminharem por espaços reais, como o seu quintal ou um parque público, com o intuito de capturar os monstros.

APLICATIVO PARA CAMINHAR? SIM!
Quando realizamos um treinamento ou exercício físico, como a caminhada, corrida ou academia, muitos costumam usar um aplicativo de músicas no smartphone para aumentar a motivação e o foco sobre o exercício. Entre eles, podemos destacar Spotify, Amazon Music, Deezer, Youtube Music, Apple Music, Tidal, Claro Música e Resso.

Existem alguns App's que, inclusive, auxiliam na gestão de sua caminhada, como o Sportractive, por exemplo. Nele, é possível acompanhar em tempo real a quilometragem percorrida, o tempo e velocidade. É possível também, ao final do percurso, ter acesso a um relatório completo contendo informações como: distância (km), duração, energia consumida (em kcal), data e horário de início, ritmo médio (quantos minutos por km), velocidade média, distância percorrida em subida, descida e em elevação, clima e temperatura. 

No final da realização do exercício físico, ainda é possível tirar uma selfie, que é associada a alguns dados, para compartilhar com nossos amigos no WhatsApp, em redes sociais ou em outros sistemas. No aplicativo, fica também armazenado um histórico de todas as suas corridas realizadas. Entre os App's com este fim, podemos destacar: Correr e Caminhar, Corrida, Corrida para Perda de Peso, Caminhada para Perda de Peso, Strava, Atividade Física, Nike Run Club, Runmaster,Mi Fit, RunKeeper GPS, Adidas Running by Runtastic, Relive, Corrida & Caminhada GPS, entre outros.

A ideia de contar passos também é muito interessante nestes casos. Segundo o Portal Previva, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estipula que uma pessoa adulta deve dar pelo menos 10 mil passos por dia para ser considerada fisicamente ativa. Neste cenário, existem os relógios de pulso que fazem essa contagem, o monitoramento da atividade física e cardíaco, além do gasto de calorias. 

Temos também App's específicos que contam os passos, que funcionam com a ajuda do GPS de seu celular. Entre eles, estão: Caminhada fitness GPS & Pedômetro, Pedômetro Grátis, Pedômetro – Contador de Passos, Pedômetro – Monitor de Passos e Calorias Grátis, Contador de Passos e Calorias com Pedômetro e Step Counter – Pedometer & Activity Tracker.

Espero que vocês consigam desbravar um pouco o mundo da saúde e do bem estar mediado pelas tecnologias. Até o próximo artigo!

*JULIANO SCHIMIGUEL é Pesquisador, Orientador de Doutorado e Mestrado, Professor Universitário (Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo/SP, Centro Universitário Anchieta – Jundiaí/SP) e escreve sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), além de seu impacto na sociedade e no ensino e aprendizagem. Para encontrá-lo, basta acessar seu Linkedin ou mandar um e-mail: schimiguel@gmail.com