AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

De olho em 2022? Veja uma lista de aplicativos úteis para seu dia a dia

Como é praticamente impossível sobreviver sem o celular, separamos alguns Apps que são fundamentais

*Juliano Schimiguel, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 22/12/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Celular é uma convergência de tecnologias que tínhamos no passado. - Rami Al Zayat/Unsplash
Celular é uma convergência de tecnologias que tínhamos no passado. - Rami Al Zayat/Unsplash

Os smartphones mudaram tanto o nosso dia a dia que nós podemos até esquecer a carteira em casa, mas e o celular? Jamais! Sim, esse tipo de aparelho parece mais uma parte do nosso corpo, do que um aparelho tecnológico propriamente dito. Com isso, o celular nos acompanha no ônibus, no trem, no metrô, no trabalho, na academia, em nosso almoço, e até mesmo no banheiro, não é mesmo?

Se pararmos para pensar, o smartphone é uma convergência de tecnologias que tínhamos no passado. É só você olhar para uma mesa de escritório de antigamente: havia um relógio, uma calculadora, um bloco de notas em papel, uma máquina de escrever, um porta canetas e marcadores de texto, um telefone fixo, entre outros. A grande vantagem é que, hoje em dia, todos esses artefatos estão dentro de um mesmo aparelho.

Como é praticamente impossível sobreviver sem o celular, separamos alguns Apps (aplicativos) que são fundamentais para nosso dia a dia. Nosso foco aqui será na plataforma Android (Google), que é mais utilizada no mercado e pela sociedade atualmente. Todos os aplicativos podem ser baixados na loja Google Play Store.

Esquecer compromissos? Nunca mais!

Um aplicativo fundamental para os mais esquecidos é o Google Agenda. Ele já vem pré-instalado nos aparelhos Android, e possibilita que adicionemos metas, lembretes, tarefas e eventos. Em “lembretes”, é necessário inserir um texto descritivo sobre o lembrete, sua data, hora, se é durante o dia todo ou não, e ainda se ele “se repete” nas opções: todos os dias, todas as semanas, todos os meses, todos os anos, ou personalizar.

No caso de se adicionar um novo evento, precisa-se colocar o nome do evento, a data, o horário de início e término, se ele “se repete” ou não; podendo-se também adicionar pessoas ao evento (esses convidados receberão convites através de seus e-mails pessoais do Gmail), também sendo possível adicionar um link de videoconferência, integrado ao Google Meet.

Falando sem gastar

É fato que o WhatsApp se transformou numa ferramenta de trabalho e lazer para muitos de nós. Dependendo de sua conexão com a internet, você poderá utilizar o App para realizar ligações por voz (usando o mecanismo chamado de VOIP – Voz sobre IP), onde você não gasta seu plano de minutos da operadora de celular.

Muitos de nós utiliza o aplicativo como se fosse um aparelho de Nextel, gravando áudios para outras pessoas. Existem ainda aqueles que preferem se comunicar somente através de mensagens de textos. Uma vantagem a nosso favor é que o App possui o recurso chamado de Web WhatsApp, onde podemos fazer seu uso através de um computador pessoal.

Sem perder tempo

Outra categoria de aplicativos fundamental para todos nós, são os chamados Internet Banking. Independentemente do banco, são oferecidas facilidades e comodidades para acessar extrato, fazer transferência, PIX, tudo da palma de nossa mão. Além disso, ao pagarmos boletos, podemos usar o smartphone como um leitor de código de barras, preenchendo automaticamente alguns campos de informação sobre o boleto a ser pago.

Importante também termos instalados no celular os aplicativos de transporte urbano, como é o caso da Uber, 99, Cabify, e mais recentemente o Maxim. Nunca sabemos quando precisaremos utilizar, certo? No caso do Maxim, é possível solicitar entregas (delivery) a partir de R$ 4,00.

É claro que vai do gosto de cada um, mas um aplicativo de bloco de notas pode ser útil para fazer suas anotações e guardar informações importantes. Entre algumas sugestões de Apps, temos o Smart Note, o Anotações, o ColorNote Bloco de Notas, o Bloco de Notas Rápido, o BasicNote, o BlackNote, entre outros. Uma alternativa interessante pode ser também o Google Keep, que pode ser acessado tanto pelo celular, quanto pelo computador pessoal.

Para quem não carrega a carteira, e anda de carro por aí, é fundamental o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, pois é possível visualizar a sua habilitação em formato digital. Também é possível consultar suas infrações, por infrator, e por veículo.

Quem anda de carro pelas grandes cidades, sabe o quanto o celular pode ser útil por meio dos aplicativos de navegação por GPS. Em sua maioria, os celulares já têm instalado o Google Maps, mas existem outras alternativas interessantes, como é o caso do Waze. Podemos também destacar o Parkopedia Estacionamento, o ParkMe, o Gaspass, Drivvo, entre outros (Blog Olho Vivo).

Não podemos nos esquecer ainda dos aplicativos de entrega de comidas em casa, como é o caso do IFood, Uber Eats, Rappi, Loggi, 99 Food, entre outros. Em específico, o Rappi, por exemplo, faz compras de supermercado, entregando no conforto de sua casa. A Americanas Mercado também faz esse tipo de serviço.

Esperamos ter ajudado um pouquinho no seu dia a dia, e até o próximo artigo!

*JULIANO SCHIMIGUEL é Pesquisador, Orientador de Doutorado e Mestrado, Professor Universitário (Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo/SP, Centro Universitário Anchieta – Jundiaí/SP) e escreve sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), além de seu impacto na sociedade e no ensino e aprendizagem. Para encontrá-lo, basta acessar seu LinkedIn ou mandar um e-mail: schimiguel@gmail.com