AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Onde baixar livros gratuitos na internet? Separamos algumas dicas

Você sabia que é possível baixar livros gratuitos na Internet? Veja dicas

*Juliano Schimiguel, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 24/11/2021, às 08h00 - Atualizado em 25/11/2021, às 09h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Onde encontrar e-books gratuitos na internet? - Marrten Van Den/Unsplash
Onde encontrar e-books gratuitos na internet? - Marrten Van Den/Unsplash

Podemos encontrar praticamente qualquer informação na internet, isso é um fato. Basta digitar a sua dúvida para ser apresentado a artigos, reportagens, fotos, imagens, museus, repositórios de conteúdos, softwares e aplicativos gratuitos, além de vídeos e filmes sobre o assunto. Nesse mundo deslumbrante que é a Internet, podemos inclusive encontrar livros. Trata-se dos chamados e-books (os livros eletrônicos e digitais). No texto de hoje, vamos dar alguns exemplos de sites em que é possível ter acesso a esses e-books de forma gratuita.

Um deles é o Mojo, que possui parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio). Segundo o site do Mojo, ele “é uma associação sem fins lucrativos que trabalha com repertórios multidisciplinares, criando e transformando conteúdos clássicos e contemporâneos; acadêmicos e populares; por meio de processos de Cultura Participativa e Comunicação Intercultural”. No Mojo, existem vários e-books gratuitos, através de um projeto chamado Literatura Livre, com 14 obras para download gratuito. Entre elas, podemos destacar: Coração das Trevas, Viagens de Gulliver, Contos Sardos, O Leviatã, A Caçada de Kaa, A Chegada do Medo, A Foca Branca, A Maravilhosa Terra de Oz, entre outros. É possível baixar o e-book no formato PDF, bastando realizar um cadastro simples, com nome e email.

A Amazon também oferece títulos gratuitos. Existem e-books infantis, como Superprotetores, O Apanhador de Acalantos, A Flor que Chegou Primeiro, Sovaco da Cobra, entre outros. É possível ainda acessar clássicos internacionais, como Alice’s Adventures in Wonderland, Moby Dick, Dracula, etc. O site possui informações sobre idade para leitura, número de páginas, idioma da obra e editora.

O OpenLibrary busca disponibilizar várias publicações já feitas, tanto de livros clássicos, como romances, infantis, livros-texto (didáticos), suspense, entre outros. São mais de um milhão de títulos, em vários idiomas. Podemos destacar: Madeline – infantil; The Dead Secret – livros clássicos; IT – Stephen King  – suspense; Contemporary abstract álgebra – livros-texto, etc.

No caso do Google Livros, é possível acessar gratuitamente alguns capítulos de livros pagos. Dependendo de sua necessidade, esses capítulos podem te atender. Caso isso não ocorra, o livro deve ser adquirido.

Lembre-se, porém, que os e-books têm valores mais acessíveis do que livros impressos/físicos, e podemos usar isso a nosso favor. O Google Livros também possui uma seção de e-books gratuitos em diferentes gêneros.

A plataforma Manybooks possui mais de 33 mil livros gratuitos, que podem ser segmentados por assunto e idioma; sendo também possível acessar os chamados audiobooks. Entre alguns clássicos, podemos destacar Robin Hood, The Civil War, The Sixth Sense, entre outros.

A Universidade de São Paulo (USP) também disponibiliza sua biblioteca digital de obras raras, especiais e documentação histórica. É possível neste repositório acessar o acervo de Don Quixote de la Mancha por exemplo; a Revista da Faculdade de Direito de 1988 a 1993 (Geledes).

O Portal Domínio Público, vinculado ao Governo Federal Brasileiro, possui a obra completa de Machado de Assis, além de Literaturas Infantis, a Divina Comédia, as obras de Joaquim Nabuco, entre outros. Esperamos ter ajudado um pouquinho, e boa leitura!!!

*JULIANO SCHIMIGUEL é Pesquisador, Orientador de Doutorado e Mestrado, Professor Universitário (Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo/SP, Centro Universitário Anchieta – Jundiaí/SP) e escreve sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), além de seu impacto na sociedade e no ensino e aprendizagem. Para encontrá-lo, basta acessar seu LinkedIn ou mandar um e-mail: schimiguel@gmail.com