AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Para quê serve um Drone? Tecnologia surgiu na guerra

A proposta dos equipamentos é realizar tarefas que seriam perigosas para seres humanos

*Juliano Schimiguel, colunista de AnaMaria Publicado em 27/10/2021, às 08h15 - Atualizado às 13h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Drones estão cada vez mais presentes na nossa vida. - Josh Sorenson/Unsplash
Drones estão cada vez mais presentes na nossa vida. - Josh Sorenson/Unsplash

Muitos de nós conhecemos os drones como dispositivos utilizados para o entretenimento, ou lazer. É aquela ajudinha para sobrevoar uma região e tirar fotos sob outra visão e perspectiva (através de uma visão aérea), ou até mesmo para gerar vídeos de uma uma altura mais diferentona. Mas não é só isso, não! Os drones hoje em dia estão sendo utilizados para uma grande variedade de aplicações.

Sabia que os drones surgiram durante a Segunda Guerra Mundial, para realizar atividades que seriam de alto risco para os militares? Um exemplo é o mapeamento de um território, mas eles também usavam para ataques a distância. Nessa mesma pegada, os drones também podem ser usados na área de segurança pública e privada.

Alguns são equipados com sensores térmicos, e podem trazer mais segurança durante a noite. Isso porque são capazes de identificar a aproximação de pessoas estranhas em sua residência, trabalho, ou outro. É possível fazer a leitura térmica de pessoas, e também de animais, mesmo em ambientes pouco iluminados. Munido dessas informações, uma central de segurança poderia encaminhar uma viatura para averiguação por exemplo.

Hoje em dia, eles estão sendo utilizados até para entregar encomendas. A ANAC (Agência Nacional de Aviação) já autorizou no Brasil a entrega de encomendas e produtos através de drones (produtos comprados pela internet ou por telefone). Segundo o Portal Tecmundo, o drone chamado DVL-1 foi desenvolvido para entregas de comida, e ele pode atingir até 32 quilômetros por hora, e transportar pacotes de até dois quilos.

Entretanto, a ANAC impõe uma restrição: o raio de funcionamento / operação do drone deve ser de até 2,5km a partir do ponto de decolagem. Uma startup,chamada SpeedBird, já possui um drone específico para entregas, e mantém parcerias com Claro, IFood, Hermes Pardini e Mercedes-Benz, de acordo com a Exame. A empresa EHang (China), inclusive, já está fazendo testes para transporte de órgãos para transplantes cirúrgicos.

COMO HUMANOS
Sabia que eles estão sendo usados até para transporte humano? São os chamados drones tripulados. Na China já existem projetos para táxis aéreos drones, com dois ocupantes. No Brasil, existe o projeto Eve (Eve Urban Air Mobility), vinculado à Embraer. Trata-se de um drone focado em transporte urbano de pessoas, combinando tecnologias de vários tipos diferentes de veículos aéreos. Os primeiros testes do Eve já foram realizados em julho de 2020, no município de Gavião Peixoto (SP).

Entre outras aplicações dos drones, podemos destacar a segurança do trabalho. A proposta é que esses equipamentos realizem tarefas que seriam perigosas para seres humanos, como por exemplo, investigar um local de difícil acesso ou que tenha uma altura muito elevada. Drones podem ser utilizados para inspeção industrial, evitando, por exemplo, que funcionários acessem ambientes de alto risco.

Podem também ser utilizados para manutenção preventiva, realizada sem a presença de pessoas, evitando que ocorram riscos (o funcionário poderia gerenciar as ações do drone à distância). Drones também podem ser utilizados no âmbito social, por exemplo, levando internet para áreas de alto risco, ou até mesmo resgatando pessoas de situações como inundações, incêndio, entre outros.

Esperamos ter desbravado um pouquinho o mundo dos drones, e suas aplicações na sociedade.... Até a próxima!!!

*JULIANO SCHIMIGUEL é Pesquisador, Orientador de Doutorado e Mestrado, Professor Universitário (Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo/SP, Centro Universitário Anchieta – Jundiaí/SP) e escreve sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), além de seu impacto na sociedade e no ensino e aprendizagem. Para encontrá-lo, basta acessar seu LinkedIn ou mandar um e-mail: schimiguel@gmail.com