AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Você sabe o motivo do Bluetooth ter esse nome? Veja essas e outras curiosidades

A tecnologia, que conecta aparelhos, ganhou esse nome por causa de um rei

*Juliano Schimiguel, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 20/04/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
De onde surgiu o nome Bluetooth? Por causa de um rei Nórdico. - Brett Jordan/Unsplash
De onde surgiu o nome Bluetooth? Por causa de um rei Nórdico. - Brett Jordan/Unsplash

Não dá para negar que a tecnologia bluetooth facilita, e muito, a nossa vida nos dias de hoje. Ela possibilita, por exemplo, conectar o smartphone no sistema multimídia do seu carro, para que você possa realizar ligações telefônicas pela tela de touchscreen do veículo, ou via comandos de voz. Também permite que as músicas de sua playlist sejam ouvidas diretamente no som do carro.

Mas você sabe a origem da palavra bluetooth? Segundo o portal GTA/UFRJ, o nome tem origem no Rei Dinamarquês Harald Blatand, que seria o grande responsável pela união de povos que até então eram inimigos na região, que é o caso de Noruega, Suécia e Dinamarca. E o objetivo da tecnologia era exatamente possibilitar a colaboração entre diferentes setores industriais, como computadores, smartphones, linha de produção das fábricas, algo semelhante ao que o Rei fez, motivando que seu nome fosse atribuído para essa tecnologia.

A tradução do nome Blatand para o inglês é exatamente Bluetooth. Inclusive o símbolo utilizado para representar o bluetooth, é relativo às iniciais do nome e sobrenome do Rei: o H Nórdico, e o B Nórdico.
Essa tecnologia surgiu após a necessidade de padronização de uma maneira de transmissão de dados entre diferentes dispositivos, como smartphones, computadores, fones de ouvido, entre outros. E as empresas Nokia, Ericsson e Intel se reuniram em 1996, na fábrica da Ericsson, para construir essa tecnologia.

MUITO ÚTIL

Outra função útil para restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, por exemplo, é a possibilidade de usar o bluetooth para enviar notificações e promoções via mensagens para potenciais clientes que estejam passando em frente ao estabelecimento. É importante salientar que as mensagens somente chegam naquelas pessoas que estão com o bluetooth ligado no smartphone, e passando em uma região próxima ao estabelecimento comercial ou restaurante.

Também podemos usar o bluetooth para troca de arquivos e documentos entre aparelhos de celular que estejam próximos um dos outros. Aqui, gostaria de contar uma experiência particular, quando um celular quebrou, mas eu precisava recuperar documentos elaborados através de um aplicativo do tipo bloco de notas (arquivos texto – TXT). Graças ao bluetooth, foi possível recuperar os arquivos, enviando os mesmos para meu novo celular. Vale ressaltar, porém, que foi necessário ter instalado o mesmo aplicativo que o antigo possuía, que fazia a leitura dos documentos no formato texto.

Devido as limitações de banda (internet) nesse tipo de conexão, a transmissão de dados pode não ser tão rápida, quanto a que seria feita através de cabos, mas o bluetooth pode ser muito útil em algumas situações. Podemos também nos conectar / parear nosso aparelho com outras pessoas que estiverem próximas, com o intuito de se comunicar e trocar informações, documentos e dados.

UM MUNDO DE POSSIBILIDADES

Entre outras possibilidades de uso do bluetooth, podemos destacar: o compartilhamento da conexão de dados (internet), com outros dispositivos, como por exemplo, para um computador pessoal ou notebook. Neste caso, o smartphone acaba funcionando como um aparelho de modem. Existem aqueles casos onde um colega pode até emprestar sua internet para outras pessoas utilizarem.

O bluetooth também pode ser utilizado para jogar multiplayer. No caso, as lojas de aplicativos para smartphones, como é o caso da Play Store (Google), estão repletas de jogos multiplayer, que podem ser jogados através de conexão com internet, ou também através de conexões por bluetooth, lembra o site Techtudo.

Também é possível conectar teclados, mouse, impressora, e gamepad através de bluetooth. A tecnologia faz com que o usuário fique livre de fios e conectores em sua mesa de trabalho. No caso dos gamepads, como controles de consoles como PlayStation e Xbox, eles usam a conexão bluetooth para se conectar ao console; sendo possível inclusive controlar o videogame através de um smartphone.

O bluetooth também possibilita controlar dispositivos de segurança, desenvolvidos para as chamadas casas inteligentes, onde o controle e gerenciamento pode ser feito de forma remota. O celular poderia, por exemplo, ser utilizado como uma chave para trancar portas, sem a existência de uma chave física propriamente dita.

Esperamos ter desbravado um pouco o mundo da tecnologia Bluetooth... e até o próximo artigo!!!

*JULIANO SCHIMIGUEL é Pesquisador, Orientador de Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado, Professor Universitário (Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo/SP, Centro Universitário Anchieta – Jundiaí/SP) e escreve sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), além de seu impacto na sociedade e no ensino e aprendizagem. Para encontrá-lo, basta acessar seu LinkedIn, seu Instagram, seu Canal no Youtube ou mandar um e-mail: schimiguel@gmail.com