Você sabia que existem serviços gratuitos em várias universidades?

É importante destacar que esses acadêmicos sempre têm o acompanhamento de um professor orientador

*Juliano Schimiguel, colunista de AnaMaria Publicado quarta 4 agosto, 2021

É importante destacar que esses acadêmicos sempre têm o acompanhamento de um professor orientador
Estudantes de contabilidade ajudam a fazer o seu IR, por exemplo. - Pixabay

Muitas pessoas acreditam que o acesso a determinados serviços é restrito para algumas camadas da sociedade. Felizmente, é aí que elas se enganam! Isso porque muitas faculdades, centro universitários, institutos e universidades oferecem serviços gratuitos para a comunidade em geral, independentemente do nível e classe social. E esse tipo de serviço costuma ser uma via de mão dupla.

Além da comunidade ser favorecida pelos serviços gratuitos oferecidos, quem oferece também é beneficiado, já que seus alunos (os acadêmicos dos diferentes cursos de Ensino Superior), principalmente àqueles que já estão em vias de concluir a graduação, podem colocar em prática, e em um cenário real, os conhecimentos, habilidades e competências obtidos ao longo do curso. É importante destacar que esses acadêmicos sempre têm o acompanhamento de um professor supervisor/orientador.

Separei  alguns serviços e projetos que podem ser disponibilizados por diferentes faculdades, universidades, institutos e centros universitários espalhados pelo Brasil. É claro que não podemos generalizar, já que cada local tem os projetos que lhe são específicos e peculiares. Mas aí você já sabe o que pode procurar perto da sua residência.

SOS IR
Lá pelos meses de março e abril, grande parte da população fica bastante apreensiva devido ao processo de preenchimento da declaração do Imposto de Renda (IR) para a Receita Federal. Pois bem... muitas faculdades oferecem o serviço gratuito de preenchimento da declaração, realizado com a participação de formandos nos cursos de Ciências Contábeis.

DIREITO
Muitas pessoas e famílias podem ter problemas e questões em relação às leis. Neste caso, as universidades oferecem o escritório de atendimento jurídico, para discutir elementos desta categoria. As orientações para esses problemas são promovidas por formandos nos cursos de Direito, bem como seus professores.

APOIO PSICOLÓGICO
Você também pode encontrar ajuda para questões psicológicas. Durante a pandemia, por exemplo, muitas crianças tiveram problemas de ordem emocional, devido ao afastamento da escola no modelo presencial, e também devido à distância física com seus amigos de classe. É aí que a Clínica de Atendimento Psicológico das faculdades poderia colaborar nesse sentido, através da atuação de alunos do Curso de Psicologia.

TECNOLOGIA PARA TODOS
Algumas universidades ainda promovem aulas de informática básica para a comunidade, no intuito de fomentar o ensino tecnológico, no que diz respeito ao conhecimento para manuseio do sistema operacional (Windows), acesso à internet, envio de email, elaboração de currículos em ferramentas de edição como o Microsoft Word, etc; além de ferramentas básicas de desenho como o Paint Brush. Dependendo da faculdade, o projeto de aulas pode ser direcionado para jovens, adultos, melhor idade, pessoas com deficiência (PcDs) – deficiência visual, síndrome de down, etc.

ATENDIMENTO MÉDICO E ODONTOLÓGICO
No caso de universidades que possuam o Curso Superior de Medicina, existe o Hospital Universitário vinculado, no qual alunos de Medicina residentes realizam atendimentos e consultas nas mais distintas especialidades, dependendo de sua área de formação e atuação. Esta é uma grande oportunidade para pessoas da comunidade serem atendidas de forma gratuita por clínicos gerais ou por especialistas. 

Podemos também destacar as faculdades e universidades que tenham o curso de Odontologia, que via de regra possuem uma clínica de atendimento à comunidade, no qual alunos, supervisionados por docentes, prestam serviços e realizam reparos dentários, tratamentos especializados, limpezas com flúor, etc.

Como exemplos de instituições, podemos destacar a Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo/SP, que possui projetos para aulas de informática para a comunidade, atendimento odontológico, atendimento psicológico, etc. O Centro Universitário Anchieta, em Jundiaí/SP, também possui serviços de preenchimento da declaração do IR, centro de psicologia aplicada, clínica da saúde, núcleo de prática jurídica, etc.

Esperamos ter desmistificado um pouco o mundo dos serviços oferecidos por instituições de ensino... E até o próximo texto!!!

*JULIANO SCHIMIGUEL é Pesquisador, Orientador de Doutorado e Mestrado, Professor Universitário (Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo/SP, Centro Universitário Anchieta – Jundiaí/SP) e escreve sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), além de seu impacto na sociedade e no ensino e aprendizagem. Para encontrá-lo, basta acessar seu LinkedIn ou mandar um e-mail: schimiguel@gmail.com

Último acesso: 26 Oct 2021 - 15:23:07 (1148403).