AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Como saber se já passei da idade para usar comprimentos curtos?

Mulher, quem tem que escolher o comprimento da sua roupa é você!

*Leka Oliveira, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 25/02/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pati Pontalti, Leka Oliveira e Andréia Almeida. - Instagram/Sérgio Ghalki/Instagram
Pati Pontalti, Leka Oliveira e Andréia Almeida. - Instagram/Sérgio Ghalki/Instagram

Ei, mulher! Você acha que já passou da idade para usar comprimentos curtos? Tem vontade de usar e ousar mais, só não tem coragem pelo receio da opinião alheia? Essa matéria é para você, viu!

Eu, Leka, tenho 45 anos e confesso que já ouvi muito a frase que abre essa matéria. E o pior: já reproduzi sem refletir comigo mesma. De forma geral, somos levadas a acreditar que muitos estereótipos femininos, todos construídos socialmente, são naturais. Segundo essa visão, mulher mais velha não pode ter cabelos longos, não pode usar minissaia, entre outras questões.

E, para piorar, a formação que fiz em consultoria de imagem, dentro do modelo mais tradicional, me deixou ainda mais incomodada, pois reproduz regras que devem ser seguidas em relação ao vestir, visando enquadrar as mulheres dentro dos padrões que queremos nos libertar.

Mas, por que estou trazendo tudo isso? Para questionar, afinal, qual é o problema de uma mulher madura (40, 50, 60+) usar uma saia, shorts ou vestido mais curtos? Acredito que, independentemente da idade, o mais importante é você se sentir feliz, confortável e se vestir para si mesma.

Na sequência, separei algumas influencers de moda maduras, usando comprimentos curtos, para você se inspirar e arrasar: Grece Ghanem (55), Pati Pontalti (45), Andréia Almeida (40), Susi Rejano (56) e Beth Djalali (63), além de meu arquivo pessoal.

1. INSPIRAÇÕES COM SHORTS

maduras usando shorts
Susi Rejano, Beth Djalali, Grece Ghanem (Crédito: Instagram)

Aqui você confere três formas de usar o short, umas das peças mais versáteis do armário feminino. Além de muito confortável, ele é fresquinho e não precisa ficar restrito ao uso das mulheres mais jovens. Use e abuse das opções no comprimento que preferir e coloque suas pernas para o jogo!

2. INSPIRAÇÕES COM SAIAS

maduras de saia
Beth Djalali, Andréia Almeida e Susi Rejano (Crédito: Instagram)

Sim, a minissaia pode e deve ser usadas por todas as mulheres que desejarem, tanto no verão, quanto no inverno, quando podem ser incrementadas com meias grossas e quentinhas também. Aqui, você confere opções bem diferentes, com ou sem a companhia de acessórios e terceiras peças jaquetas, blazers, coletes, que podem dar um up no visual!

3. INSPIRAÇÕES COM VESTIDOS

maduras de vestido
Pati Pontalti e Leka Oliveira (Crédito: Instagram e Sérgio Ghalki)

Além de super femininos, os vestidos são práticos e podem ser versáteis dependendo das composições, como uso de acessórios e também terceiras peças. Você ainda pode escolher entre infinitas opções modelos: lisos, estampados, mais justos, soltinhos, com decotes e detalhes diferenciados.

DICA FINAL: O mais importante é considerar que estilo não tem idade. Sua personalidade e gosto pessoal foram construídos a partir de sua experiência, algo único e que não pode ser definido por um número. Você não precisa selecionar o comprimento da sua roupa, a partir da sua idade, mas deve considerar seu conforto, ocasião e estilo pessoal!

*LEKA OLIVEIRA é psicóloga, produtora de conteúdo e empreendedora. Na Revista AnaMaria apresenta especialmente para as mulheres maduras, dicas de moda, beleza, autoestima, saúde e muito mais. Instagram: @lekaolliveira