AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Famosas: 4 mulheres maduras que escolheram não ter filhos e está tudo bem

Normalize não ter filhos: você não “tem que ser mãe”; mas, se quiser, também pode

*Leka Oliveira, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 11/02/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Instagram/@jenniferaniston - Jennifer Aniston
Instagram/@jenniferaniston - Jennifer Aniston

Ei, menina! Você ainda acredita que a mulher tem que ter filhos, ou se sente cobrada em relação à maternidade? E ainda percebe um certo preconceito em relação às mulheres que optaram por não ter filhos?

Desde que o mundo é mundo, uma das finalidades na vida da mulher é compor uma família. Isso significa procriar, continuar a espécie e gerar um outro ser para, na teoria, ser uma pessoa feliz e plena. Mas, ainda bem, a sociedade está mudando!

É importante entender que o papel da maternidade é uma construção social. Eu, por exemplo, sou casada há 25 anos, não tenho filhos e somos muito felizes. De forma alguma sentimos que falta algo no nosso casamento ou que somos incompletos.

Na verdade, não existe certo ou errado nessa história, mas sim escolhas de vida diferentes. Na sequência, separei quatro mulheres famosas, e em uma fase mais madura da vida, que também escolheram não ter filhos. E está tudo bem, viu!

1. ANA PAULA PADRÃO, 56 ANOS

Ana Paula Padrão
Ana Paula Padrão (Crédito: Instagram/@anapaulapadraooficial)

A jornalista não tem filhos e já afirmou, em texto no seu Instagram, que tem uma vida perfeitamente feliz sem filhos. "Não estou aqui defendendo que as mulheres não tenham filhos se assim desejarem. Estou aqui mostrando o fato de que não ser mãe, não faz de mim uma mulher incompleta e triste. Ter tido a oportunidade de viver minhas escolhas me realiza, porque elas combinam com quem eu sempre quis ser”, escreveu.

2. JENNIFER ANISTON, 52 ANOS

Jeniffer Aniston
Jennifer Aniston (Crédito: Instagram/@jenniferaniston)

A atriz norte-americana também também já fez declarações sobre o tema. Bastante cobrada na época em que foi casada com o galã Brad Pitt, e também em seu último casamento, já afirmou que “nós não precisamos ser casadas ou sermos mães para estarmos completas. Somos nós quem determinamos o nosso 'felizes para sempre'”.

3. LEONA CAVALLI, 51 ANOS

Leona Cavalli
Leona Cavalli (Crédito: Instagram/@leonacavalli)

Para a atriz, a maternidade nunca foi realmente um sonho. "Acho até que a mulher já nasce com esse instinto materno, mas no meu caso a dedicação e o carinho são para a carreira, os meus amigos, a vida. Sou uma pessoa muito dedicada e amorosa com quem convive comigo", contou em entrevista para a revista Caras.

4. KIM CATTRALL, 65 ANOS

Kim Cattrall
Kim Cattrall (Crédito: Instagram/@kimcattrall)

Outra famosa que optou por não ter filhos foi a atriz, da famosa série 'Sex And The City'. Ela já afirmou, por exemplo, que sua fantasia era ter centenas de filhos. "Até perceber que parte do que eu sentia vinha de outras pessoas e, então, eu soube que não estava pronta pra encarar a maternidade”.

Para refletir: Somos ensinadas a sentir culpa por não querermos ter filhos, mas não há mais um único caminho destinado à mulher. Você pode escolher, comandar a própria vida, bancar suas escolhas e ser feliz muito com elas!

*LEKA OLIVEIRA é psicóloga, produtora de conteúdo, empreendedora. Na Revista AnaMaria apresenta especialmente para as mulheres maduras, dicas de moda, estilo, tendências, inspirações, beleza, autoestima, saúde e muito mais. Instagram: @lekaolliveira