AnaMaria

Ícone da moda madura: veja 5 lições que podemos aprender com Íris Apfel

Separamos dicas de estilo com Íris Apfela, ícone da moda madura mundial

*Leka Oliveira, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 27/01/2022, às 08h00 - Atualizado às 10h48

Ícone da moda madura, Íris Apfel é um verdadeiro exemplo de moda. - Instagram/@iris.apfel
Ícone da moda madura, Íris Apfel é um verdadeiro exemplo de moda. - Instagram/@iris.apfel

Ei, menina! Você acha que já passou da idade para usar ou fazer alguma coisa? Então, você precisa ler essa matéria com dicas de estilo e de vida com Íris Apfel, que no ano passado completou 100 anos.  Além de ser uma verdadeira ícone da moda, a designer de interiores nova-iorquina - que já foi até tema de peça de teatro aqui no Brasil- tem muito a nos ensinar.

Seu gosto criativo e excêntrico fez com que se tornasse conhecida. Iris é muito querida nas redes sociais, sendo comum compartilhar produções super coloridas, ousadas e valorizadas por acessórios (sua marca fortíssima de estilo).

Na sequência, separei 3 lições de estilo/vida, de uma mulher que transmite autenticidade, originalidade e criatividade. Veja!

Íris Apfel
Crédito: Instagram/@iris.apfel

1. NÃO DEIXE DE EXPERIMENTAR

Muitas mulheres maduras não se permitem e deixam de experimentar algo, porque acreditam que “já passaram da idade”. Isso vale para tudo na vida, sejam roupas, um curso novo, um novo amor... Mas, Apfel nos lembra sobre a importância de sempre estarmos abertas ao novo, abertas para as possibilidades que a vida possa oferecer!

2. SE QUISER, VOCÊ PODE OUSAR A VIDA INTEIRA

Se você já é uma mulher madura, acredite que pode ousar e sempre buscar o que te deixa feliz! Em relação ao vestir, se gosta de roupas coloridas, comprimentos mais curtos, acessórios grandes, por qual motivo não continuar usando? Estilo não tem idade, e você não precisa ser outra pessoa, ou deixar de usar o que gosta, só porque amadureceu! Se é colorida, continue colorida, se é romântica, também... é a sua personalidade que determina “a sua moda”.

3. EXPRESSE A SUA AUTENTICIDADE

Íris expressa a sua autenticidade no vestir de forma única e especial. Ela é alegre, expansiva e excêntrica! Nos ensina, a sermos fiéis a nossa personalidade, independentemente da idade. Em uma de suas frases mais marcantes diz: “Eu me visto para mim. Unicamente para mim. Espero que as pessoas gostem. Mas, se não gostarem, o problema é delas, não meu!”

Grandes lições, não é mesmo?

*LEKA OLIVEIRA é psicóloga, produtora de conteúdo, empreendedora e colunista de moda. Na Revista AnaMaria apresenta especialmente para as mulheres maduras, dicas de moda, estilo, tendências, inspirações, beleza, autoestima e muito mais. Instagram: @lekaolliveira