AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Mitos de beleza: qual é o cabelo que uma mulher madura deve ter?

Separamos três cabelos que toda mulher madura depois dos 40 “deve evitar”

*Leka Oliveira, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 19/08/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Glória Pires, Cristiana Oliveira e Leka Oliveira: qual é o cabelo ideal para a mulher madura? - Instagram @gpiresoficial @oliveiracris10 e @lekaolliveira)
Glória Pires, Cristiana Oliveira e Leka Oliveira: qual é o cabelo ideal para a mulher madura? - Instagram @gpiresoficial @oliveiracris10 e @lekaolliveira)

Ei, menina! Você já reparou que a forma que nós - que passamos dos 40 ou 50 anos - costumamos ser alvo da tal “patrulha do corpo alheio”, né? Essas patrulhas são compostas especialmente por outras mulheres, que criticam nossas escolhas em relação à aparência. 

Isso ocorre porque, seguindo a cartilha do que é considerado certo e errado, muitas pessoas ainda acreditam que mulheres mais velhas não podem ser livres para escolher o cabelo que quiserem usar. Parece um absurdo, né? No entanto, conheço muitas mulheres e seguidoras que já ouviram de suas amigas ou profissionais: “Está na hora de cortar o cabelo, hein?”

Claro que o preconceito em relação a esse tema diminuiu, mas não acabou! Por isso, hoje trago 3 mitos comuns que revelam o etarismo em relação a liberdade capilar na maturidade.

Na sequência, confira inspirações com Cássia Kiss, Glória Pires, Cristiana Oliveira e Patrícia Poeta – incluindo fotos do meu acervo pessoal. Confira!

MITO 1. “CABELOS GRISALHOS ENVELHECEM”

Cássia Kiss
Cássia Kiss (Crédito: TV Globo)

Aos 64 anos, a atriz é uma das adeptas dos fios grisalhos, assim como muitas outras famosas, como Fafá de Belém (65 anos) e Glória Pires (58 anos). Os fios brancos ou cinza expressam maturidade, mas sem serem sinônimo de desleixo, como muitas pessoas ainda insistem em querer nos fazer acreditar.

Na verdade, um cabelo “desleixado” é aquele mal cuidado, sujo, ressecado, sem corte e manutenção. Não existe uma cor adequada e ideal para as mulheres maduras. A escolha da cor pode ser natural ou não, independentemente de seu estilo, personalidade, gosto e necessidade pessoal.

MITO 2. “CABELOS LONGOS NÃO COMBINAM COM MAIS VELHAS”

Cristiana Oliveira e Patrícia Poeta
Cristiana Oliveira e Patrícia Poeta (Crédito: Instagram @oliveiracris10 e @patriciapoeta)

A nossa eterna Juma Marruá, Cristiana Oliveira (58 anos) ama e arrasa com seus fios longos. Assim como a linda apresentadora Patrícia Poeta (45 anos) e outras famosas como Cláudia Ohana (59 anos), Cláudia Raia (55 anos) e Bruna Lombardi (70 anos).

A ideia de que só mais novas podem usar cabelos longos está muito ultrapassada, porém, existe ainda quem acredite nisso! Não é raro mulheres maduras ouvirem de outras pessoas e de cabeleireiros que está na hora de cortar o cabelo. Está, mas só se a gente quiser, não é mesmo?

MITO 3. “FRANJA SÓ PARA MOCINHAS”

Leka Oliveira
Leka Oliveira (Crédito: Instagram @lekaolliveira)

As mulheres que adotam cortes de cabelo com franjas também podem ter que lidar com o preconceito, pois, assim como os longos, muitas pessoas associam de forma errônea as franjas ao uso exclusivo de adolescentes ou jovens. Só que não, pois adotar franjas pode ser uma boa opção para variar o corte de cabelo. Além disso, elas trazem um charme e frescor ao visual. Se você gosta, está mais do que liberada para usar!

A REGRA É CLARO: NÃO EXISTEM REGRAS PARA SEUS CABELOS!

A única regra que devemos adotar em relação às escolhas que envolvem nossos cabelos é que não existem regras! Isso vale para a cor (tingido ou natural), comprimento/corte (curto, médio ou longo) e textura dos fios (lisos, cacheados ou crespos).

Não existe certo ou errado e, preste atenção: sua idade não deve definir a forma como usa seus cabelos. Nós somos múltiplas, diferentes e nossas escolhas e liberdade capilar deve ser respeitada, independentemente de nossa idade. Simples assim!

Gostou do conteúdo dessa matéria? Então, para ver mais siga meu perfil @lekaolliveira e use a hastag da nossa comunidade #IdadeSemRegras .

Agradecimentos: hair stylist Beatriz Hairs do Studio W, localizado no Shopping Higienópolis.

*LEKA OLIVEIRA é produtora de conteúdo, empreendedora e colunista ageless. Na Revista AnaMaria apresenta artigos para as mulheres maduras, principalmente com foco em moda, beleza e autoestima.