AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Mulheres maduras com cabelos longos: pode ou não pode?

Veja dicas e inspire-se em famosas para assumir com orgulho seus fios longos

Leka Oliveira, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 03/12/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Patrícia Poeta e Bruna Lombardi - Reprodução/ Instagram
Patrícia Poeta e Bruna Lombardi - Reprodução/ Instagram

Olá, queridas! A partir dessa semana, a nossa intenção será dialogar mais diretamente com as mulheres maduras modernas. Afinal, como psicóloga de formação e representante desse grupo de mulheres (tenho 45 anos), quero contribuir com minha voz para desmistificar preconceitos que ainda existem, especialmente em relação à moda na idade madura. Mas, nesse espaço, também vamos conversar sobre beleza, autoestima, saúde e muito mais, contando com a participação de outros profissionais.

Até cerca de 20 anos atrás, era comum ouvirmos muitas afirmações do tipo: “depois dos 40, 50+ você têm usar os cabelos curtos ou “cabelos longos, não combinam com mulheres mais velhas”. Isso acontecia (e ainda acontece com menor frequência) porque os comprimentos longos sempre estiveram muito atrelados a juventude, beleza e sedução.

No entanto, hoje ainda existem mulheres maduras que amam cabelos longos, mas pensam “já passei da idade para usar”. Isso significa que, de alguma forma, elas pensam que essa ideia preconceituosa é verdadeira, que existe uma vergonha da opinião alheia. Enfim,  precisamos falar sobre isso! Você gosta ou está pensando em assumir seus fios longos, mas acha que já passou da idade? Então, te convido a conferir as dicas e inspirações e ler essa matéria até o final.

Patrícia Poeta, Giovanna Antonelli, Cláudia Ohana e Bruna Lombardi

1. NÃO QUEIRA  AGRADAR A TODO MUNDO

Patrícia Poeta e Giovanna Antonelli (Fotos: Repeodução/ Instagram)

Acima, eu trouxe duas inspirações: com a atriz Giovanna Antonelli, de 47 anos, e a apresentadora Patrícia Poeta, de 45. Elas arrasam com seus looks e também com os cabelos longos. Já vi muitos comentários no perfil da querida Patrícia, com “sugestões” para ela cortar os fios, como “já passou da hora de cortar o cabelo, hein? ou “esse cabelo comprido não combina com você”. E sabe o que ela fez? Nada! Sim, isso mesmo! Porque a mulher madura, feliz com suas escolhas e bem resolvida faz assim, não liga para o que os outros falam sobre sua 
aparência!

2. SEU CABELO TEM QUE TER A SUA CARA E PERSONALIDADE

Cláudia Ohana (Foto Reprodução Instagram)

Independentemente da sua idade, sua marca registrada pode ser o seu cabelão! Já pensou isso? Sim, por que não? A atriz Cláudia Ohana, de 58 anos, é uma musa madura que usa seus cabelos como uma forma de expressar sua autenticidade e personalidade acima de tudo. E vamos combinar, ela arrasa muito!

3. SEU CABELO SEU ESTITLO E SUAS REGRAS

Bruna Lombardi (Foto Reprodução Instagram)

Alguém hoje imagina a atriz Bruna Lombardi, de 69 anos, com fios curtos? Eu não! Eles fazem tanto sucesso e compõem muito bem o visual dela, que cultiva um ar despojado, natural e sexy ao mesmo tempo.

Está precisando de mais inspirações? Então, veja outras famosas: Ticiane Pinheiro, Angélica, Cristiana Oliveira, Demi Moore, Sarah Jessica Parker, Nicole Kidman e Madonna.

Dica final: Se você ama cabelos longos e está insegura em assumir por causa da idade. Esqueça as regras e as opiniões ultrapassadas das pessoas à sua volta. Coloque suas escolhas, personalidade e estilo em relação a sua aparência em primeiro lugar e seja feliz!

LEKA OLIVEIRA, psicóloga, produtora de conteúdo, empreendedora e colunista de moda. Na Revista Ana Maria apresenta especialmente para as mulheres maduras, dicas de moda, estilo, tendências, inspirações, beleza, autoestima e muito mais. Instagram: @lekaolliveira e @revistafashionline