Veja 5 dicas práticas para fortalecer a sua autoestima

Separamos ideias essenciais para você se sentir mais forte e empoderada

*Leka Oliveira, colunista de AnaMaria Publicado sexta 16 julho, 2021

Separamos ideias essenciais para você se sentir mais forte e empoderada
Leka Oliveira - Arquivo Pessoal

Vamos falar de autoestima? Ela se refere a nossa capacidade de se amar e de estar bem com a gente mesma! E, nos dias de hoje, isso não é nada fácil! Em geral, na mídia e nas redes sociais, somos frequentemente bombardeadas por imagens de vidas irreais e mulheres perfeitas. 

Acontece que muitas de nós não nos encaixamos nesse padrão. E o pior: sem refletir sobre isso, podemos nos sentir cobradas e frustradas. Sim, porque ninguém é igual, mas todas nós temos algo especial e que deve ser valorizado!

Por outro lado, os “fragmentos ou trechos” da vida que é compartilhada nas redes sociais, muitas vezes, passam por um “filtro” em que só é mostrado o lado bom, leve, o melhor momento, o melhor ângulo... Mas cadê os perrengues e as dificuldades pelos quais todas nós passamos? 

A comparação pode ser uma inimiga da nossa autoestima, especialmente se aceitarmos aquilo como verdade, sem refletir ou questionar o que está nas redes sociais. Por isso, é importante o autocuidado e proteção do nosso bem-estar físico, psicológico e emocional.

Pensando nisso, trago a seguir cinco dicas que vão te ajudar a melhorar a sua autoestima e contribuir para que se sinta mais forte e empoderada! Vamos lá?

1. EVITAR COMPARAÇÕES
Não se compare com outras pessoas, pois você é especial e única. Busque ser melhor, mas desista da perfeição, pois ela não existe. As comparações, inclusive, podem minar a sua autoestima. O hábito de se comparar não agrega em nada e cria um sentimento ilusório de que você é inferior ou superior. Pense que ninguém é perfeita e você também não precisa ser, apenas se aceitar e se amar. Pratique a gentileza com você mesma!

2. RESPEITAR O SEU TEMPO
Lembre-se que tudo na vida é um processo e precisa de tempo, que vai passar. Por isso, tenha objetivos, projetos e sonhos. Mas, não pense só no resultado e no que quer alcançar. Em vez disso, aproveite a caminho, o seu desenvolvimento, as pequenas conquistas e respeite seu tempo para chegar lá! Evite comparar o seu tempo com o de outra pessoa, pois cada um tem seu processo e caminho. Por fim, não se esqueça: acredite na sua capacidade de atingir os seus objetivos pessoais e profissionais.

3. RESERVAR UM MOMENTO PARA SE CUIDAR
O autocuidado pode envolver cuidados externos com a aparência, como hidratar os cabelos e fazer as unhas. No entanto, pode ir muito além disso, como fazer algo especial e que te dê prazer, cuidar da saúde, assistir uma série, estar com alguém que você ama...Enfim, existem inúmeras formas de exercer o autocuidado que podem te deixar mais feliz e fortalecer sua autoestima.

4. EVITAR PESSOAS TÓXICAS
Procure se afastar de gente que não agrega, que te coloca para baixo, que não te valoriza, não te faz sorrir ou se sentir bem. Elas podem fazer parte da família, do círculo de amigos ou até estar nas redes sociais. Então, saiba se proteger e aprenda a dizer não.

5. RECONHECER QUANDO PRECISA DE AJUDA
Hoje, a maioria das mulheres é multitarefada. Geralmente exercemos ao mesmo tempo as funções de mãe, filha, esposa, estudante e profissional! Com tantos papéis a exercer, pode surgir a culpa, por não conseguir fazer tudo como gostaria! Além disso, você pode se sentir cobrada e sobrecarregada, achando que deve dar conta de tudo sozinha.

Mas, calma! Pensa que ninguém é “mulher maravilha” e autosuficiente. Respire fundo e, se precisar, peça ajuda! Ela pode partir de alguém da família, do trabalho, do vizinho, de amigos e até de um psicólogo. Sim, às vezes é importante o auxílio de um profissional e isso não quer dizer que você é fraca ou tem problemas. Muito pelo contrário, significa que você é humana, sabe reconhecer suas limitações e preza por sua saúde. Não tenha vergonha e não se sinta mal por precisar de auxílio. 

Lembre-se o essencial é cuidar da sua saúde e bem-estar!

 

LEKA OLIVEIRA, produtora de conteúdo, consultora e colunista de moda. Na Revista AnaMaria apresenta dicas de moda, estilo, tendências, inspirações, beauty, autoestima e muito mais. Instagram: @lekaoliveira._ e @revistafashionline

Último acesso: 26 Oct 2021 - 14:37:30 (1147670).