AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Cabelos no verão: rotinas essenciais de cuidados que você deve seguir

Excesso de sol, mar ou piscina pode acabar com a saúde dos cabelos no verão; veja como evitar

*Sandra Perondi, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 04/02/2022, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os cabelos no verão podem ficar frágeis e quebradiços pelo excesso de sol e piscina. - Haley Phelps/Unsplash
Os cabelos no verão podem ficar frágeis e quebradiços pelo excesso de sol e piscina. - Haley Phelps/Unsplash

O verão é aquela época do ano em que você precisa cuidar muito bem do seu cabelo e couro cabeludo, para deixar os fios na melhor forma possível. Isso porque a exposição excessiva ao sol danifica a proteção natural do cabelo, além do calor intenso afetar sua umidade e comprometer a hidratação dos fios, fazendo com que fiquem ressecados mais facilmente. Estudos comprovam que três dias de exposição ao sol já fragilizam as células que formam o cabelo, fazendo com que pareçam secos, frágil e quebradiços.

Sabia que a transpiração excessiva e a poeira durante o verão também aumentam os problemas dos cabelos, como ressecamento, porosidade e pontas duplas, levando até a quebra dos fios? Já em relação ao couro cabeludo, o verão acaba tornando-o mais seco, sensível e com ardência. O problema é tamanho que, nesta época, o cabelo pode queimar no sol quente e mudar sua cor natural. E mesmo os cabelos coloridos começam a desbotar se você passar muito tempo ao ar livre.

Para te ajudar a manter tudo sob controle, separei algumas dicas de cuidados com os cabelos para vencer o verão. Anota aí!

1. PROTETOR SOLAR

Assim como a pele, seus cabelos também sofrem com fotoenvelhecimento sempre quando expostos ao sol, pois ele degrada a proteína chamada queratina, que compõe a massa capilar. Para evitar este efeito, use e abuse de produtos para cabelo com filtro solar, pois ajudam a evitar que o cabelo fique seco, sem brilho, descolorido, frágil e sujeito a pontas duplas.

2. CUBRA-OS

Cobrir o cabelo é a maneira mais simples de proteger contra danos. O ideal é, sempre que possível, cobri-lo com um lenço, chapéu ou boné. Isso vai proteger os fios da poeira e sujeira, e também dos nocivos raios ultravioleta do sol, que podem danificar imensamente seu cabelo e tirar o brilho dele. 

3. TRATAMENTO PRÉ-SHAMPOO

O tratamento pré-shampoo com óleo vegetal pode fazer maravilhas ao seu cabelo, tornando-o macio e com maleabilidade, além de ajudar a tratar fios secos e crespos. Antes de sua lavagem, passe pouco de óleo vegetal (abacate, jojoba, semente de uva) do comprimento as pontas e massageie. Faça uma pausa de 30 minutos e siga com a lavagem habitual.

4. INVISTA EM COSMÉTICOS

Escolha uma linha de tratamento de cabelo adequada a condição de seus fios e sempre com protetor solar nos ingredientes, justamente para proteger o cabelo dos nocivos raios ultravioleta. À medida que o sol resseca os fios, hidratar o cabelo e dar vida a ele é de extrema importância. Escolha um que se adapte ao seu tipo de cabelo. E não esqueça do mais importante: fazer uso de um protetor térmico.

5. EVITE A SECAGEM

Se você está passando uns dias na beira da praia ou piscina, o ideal é não secar ou modelar com calor o seu cabelo, algo extremamente prejudicial e que pode danificá-lo irremediavelmente. De forma geral, aliás, melhor evitar o uso do secador de cabelo, deixando os fios ao natural. Mas se você realmente não consegue abandoná-lo, lembre-se de usar uma temperatura não muito alta. Também não deixe o secador muito próximo ao cabelo durante a secagem.

6. HIDRATE-SE

Beba muita água, pois ajuda a manter tanto a saúde interna quanto externa de seu corpo. Além disso, no verão é necessário ingerir uma quantidade maior de água para recuperar tudo o que você perde com o calorão, ajudando a manter o corpo mais saudável e fresco, além de evitar danos mais graves aos cabelos.

7. COMA BEM!

Cuide do que você está comendo. Para um cabelo saudável, invista em alimentos ricos em proteínas, biotinas, ferro, vitamina A e C, por exemplo. Assim como a água, os alimentos que você ingere têm igual importância para manter uma vida saudável. E a ingestão natural de alimentos saudáveis ​​é obrigatória quando se trata de cuidar do cabelo, mas de todo o corpo.

*SANDRA PERONDI é tricologista, com grande atuação na área de estudos das doenças de cabelos. Aqui na AnaMaria represento a I9 Soluções com conteúdos que vão te ajudar a cuidar da saúde capilar, trazendo conforto e melhorando a autoestima. Instagram: @sandraperondi