AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

Como manter o cabelo bonito mesmo após o processo químico? Veja dicas

Falta de manutenção adequada pode causar sérios danos ao seu cabelo

*Sandra Perondi, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 23/03/2022, às 08h00

Saiba como cuidar dos fios após o processo químico. - Pablo Merchan/Unsplash
Saiba como cuidar dos fios após o processo químico. - Pablo Merchan/Unsplash

Mudar a aparência do seu cabelo não é mais apenas uma tendência hoje em dia. Acabou virando quase um estilo de vida ou até mesmo uma necessidade para muitas pessoas, especialmente com as várias opções e conveniências oferecidas pelos salões de beleza.

Os resultados instantâneos desses serviços, como cor, mechas ou alisamento, são realmente interessantes quando executados com produtos de qualidade, e  que preservam a saúde da fibra capilar. Hoje já existem produtos sem amônia, sem parabenos e sem metais. Como ferramenta, também podemos citar os papéis sustentáveis para mechas que são livre de metais e verdadeiros aliados para manter a saúde do fio.

No entanto, a falta de manutenção adequada do cabelo pode causar sérios danos ao seu cabelo, levando a quebra do cabelo ou, até mesmo, problemas no couro cabeludo por conta de processos químicos excessivos.

Separei algumas dicas de cuidados extras para você mantê-lo bonito e saudável!

1. DE ACORDO COM AS NECESSIDADES

Existem muitas opções de produtos capilares no mercado. Escolher o certo exigirá sua compreensão de acordo com suas necessidades atuais de cabelo. Mais liso? Está danificado? Quer manter a cor? Atente-se nisso e vá apenas no que vai te ajudar.

2. USE TÔNICO CAPILAR

Os tônicos revigoram os folículos pilosos e estimulam o crescimento. Frequentemente usados como parte de uma massagem no couro cabeludo, eles melhoram a circulação. No entanto, é importante que se aplique o tônico no couro cabeludo ainda úmido, para que o conteúdo vitamínico possa ser absorvido.

3. MÁSCARA CAPILAR, SIM!

Um dos truques para manter seu cabelo saudável é fazer máscaras capilares semanalmente. Elas contém uma grande quantidade de nutrição em comparação com o produto capilar de uso diário, sendo essencial para fornecer ao seu cabelo umidade abundante. Isso ajuda a manter a resiliência e elasticidade do cabelo.

4. LEAVE-IN APÓS A LAVAGEM

Os produtos leave-in fornecem umidade extra ao cabelo, protegendo dos danos e ajudam a desembaraçar os fios. Quase todos os tipos de cabelo podem se beneficiar do uso do produto, serão particularmente úteis se você tiver cabelos secos, danificados ou crespos, por protegerem os fios.

5. DÊ UM TEMPO DO SECADOR

Cuidado com ferramentas térmicas, como secador de cabelo, chapinha e babyliss. Isso porque elas super aquecem o cabelo, extraindo a umidade do cabelo e o deixando sem brilho e seco. O melhor mesmo é dar um tempo dessas ferramentas, mas se você não vive sem, tente usar uma temperatura mais suave.

6. RESERVE UMA GRANINHA PARA O SALÃO

Uma das maneiras mais convenientes de manter seu cabelo pós-químico é com um bom tratamento de mimos no salão. Ele ajuda a reparar e reabastecer a perda de umidade durante o processo do seu cabelo. Uma etapa completa de tratamento no salão sempre pode atuar como uma barreira contra os danos externos ao seu cabelo.

Tenha em mente que todo o tratamento acabará sendo lavado de tempos em tempos. Portanto, uma rotina adequada de cuidados domiciliares, desde xampu, condicionador, máscara capilar até tônico, ajudará a prolongar a vida útil do fio capilar e garantir um cabelo bonito com um brilho saudável!

*SANDRA PERONDI é tricologista, com grande atuação na área de estudos das doenças de cabelos. Aqui na Revista AnaMaria representa a I9 Soluções com conteúdos que vão te ajudar a cuidar da saúde capilar, trazendo conforto e melhorando a autoestima. Instagram: @sandraperondi

{# Taboola Newsroom #}