AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Veja 6 dicas da filosofia Feng Shui para aplicar no seu home office

Torne seu espaço um ambiente inspirador, propício e produtivo para o trabalho.

*We Mystic Brasil, em colaboração especial para AnaMaria Publicado em 18/05/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aprenda como reorganizar seu ambiente de trabalho em casa - Divulgação
Aprenda como reorganizar seu ambiente de trabalho em casa - Divulgação

Com a longa duração da pandemia, muitas empresas passaram a adotar e fixar um sistema de home office a seus colaboradores. Entretanto, enquanto algumas pessoas se adaptaram logo de cara ao ambiente doméstico (e desejam continuar assim), outras seguem sofrendo com a nova rotina, que envolve separar a vida profissional da pessoal, além de sentirem falta de interação social tão comum nos escritórios.

Ao mesmo tempo, trabalhar em casa traz inúmeros benefícios para o estilo de vida de uma pessoa, e o Feng Shui pode ajudá-lo a tirar o melhor proveito disso. Senso de organização, prosperidade e flexibilidade são apenas algumas das vantagens que você pode extrair desse sistema. Veja nossas dicas!

1. Priorize a localização
Uma das mais importantes diretrizes do Feng Shui, quando se diz respeito ao ambiente de trabalho dentro de casa, é ter o escritório o mais distante possível do local onde você dorme. Se a disposição da sua casa (ou apartamento) permitir, o ideal seria ter uma entrada separada para o escritório — mas sabemos que essa possibilidade é quase impossível, para a maioria das pessoas.

Sendo assim, se isso não for viável, certifique-se de criar a maior divisão possível entre a área do escritório e o quarto; esta é a base de uma boa energia para se ter um escritório em casa. Caso a divisão seja parede a parede, procure inserir móveis entre esses ambientes, como estantes, biombos ou até mesmo quadros. Encontre meios de segmentar esse setor da casa.

2. Decore e se inspire
Planeje seu escritório em casa tendo em mente o seu sucesso, bem-estar e produtividade. Pense em quadros e/ou pôsteres específicos, cores inspiradoras nas paredes, recordações profissionais significativas e itens de decoração apropriados que fazem você se sentir bem-sucedido, reconhecido e feliz.

Como você está trabalhando em casa, sinta-se à vontade para expressar plenamente sua criatividade na decoração de seu escritório. Dependendo da área direcionada, você precisa ter certeza de que seu escritório doméstico reflete a energia que você deseja projetar no mundo.

3. Permita a entrada de ar e luz
Esteja atento à qualidade do ar e da luz (natural e artificial) que entra no seu escritório, pois, esse é um combo extremamente importante para seu bem-estar e produtividade. Se seu cérebro está faminto por oxigênio e seu corpo não recebe luz natural suficiente, você, definitivamente, não vai se sentir confortável nesse ambiente — não importa o quanto você ame o seu trabalho. 

Considere investir em lâmpadas frias e traga pelo menos algumas plantas purificadoras de ar para o seu escritório doméstico (jiboias e lírios da paz são excelentes opções). A energia das plantas irá refrescar não apenas a vitalidade do seu espaço, mas também a sua própria energia.

4. Esteja atento à posição
Posicione sua mesa na chamada “posição de comando” do Feng Shui para atrair energias mais potentes e bem-sucedidas para sua área de trabalho. Uma posição de comando é aquela que não te coloca de costas para a porta; sua mesa deverá ser posicionada o mais longe possível da porta de entrada, e não alinhada com ela. 

Lembre-se de não ficar de frente para a parede ao trabalhar em sua mesa. Mas se você tiver que ficar de frente para a parede, use o Feng Shui para fazer a parede "desaparecer" com o uso inteligente da arte — quadros, enfeites, cores, espelhos, tudo é válido.

5. Preste atenção a algumas áreas
No que diz respeito ao Feng Shui, existem três áreas importantes em seu escritório doméstico que precisam ser tratadas adequadamente para obter a melhor energia possível. São elas:

Área Sul: esta é a área relacionada à fama e reputação, ou, sendo mais literal, à sua “Luz no Mundo”. Sua energia é o Fogo, então fique atento para não ter a cor azul, grandes espelhos, fontes ou imagens de água nesta área, pois esse elemento “apaga” a energia do Fogo.

Área norte: este é o setor onde se encontra a sua carreira ou caminho de vida. O elemento aqui é a Água, então aposte em objetos como fontes, tons azulados e até mesmo itens confeccionados em metal. Quadros em molduras metálicas, pretas ou brancas também são boas pedidas para essa área.

Área sudeste: esta é a sua área de prosperidade e abundância. Aqui, você deve colocar imagens ou itens que falam sobre dinheiro e fortuna (quadros e livros de autores renomados, diplomas e certificados, por exemplo). O elemento regente é a Madeira, então evite imagens que remetam ao Fogo e ao Metal.

6. Organize, e mantenha!
Programe-se quanto à sua rotina de limpeza e organização, e garanta que não haja desordem no seu ambiente de trabalho. A bagunça drena a sua energia, bem como suas ideias e intenções. Para ter um home office eficiente, você não pode permitir que a sujeira e os excessos tomem conta do espaço.

Aproveite que hoje em dia a maioria dos nossos documentos e afazeres estão concentrados em computadores, tablets e smartphones, e faça bom uso dessas ferramentas. Evite deixar papéis espalhados, contas pendentes expostas e informações do passado que já não fazem parte da sua essência.

Caso o seu trabalho, ou rotina, exija papéis no cotidiano, busque criar um sistema onde o seu lado direito concentre os afazeres, e o esquerdo (o lado do coração) as tarefas concluídas. E mais! Marque um dia na semana para eliminar toda a desordem. Como consequência, você certamente desfrutará de mais entusiasmo, produtividade e energia para desfrutar o dia seguinte.

Essas são apenas algumas das prioridades básicas do Feng Shui para garantir um alto nível de energia em seu home office. Depois de lidar com a energia do escritório, certifique-se de que a energia do seu quarto também esteja em ordem. Tudo está sutilmente conectado, e você não quer deixar nada passar despercebido, quer? Sucesso, prosperidade e luz, sempre!

*WE MYSTIC BRASIL é um site de conteúdo e ferramentas que poderão ajudar a nossa comunidade a tomar decisões mais conscientes e fundamentadas na área da Espiritualidade e Bem-Estar. Acesse: www.wemystic.com.br