AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Feng Shui no quarto: como atrair harmonia e tranquilidade para sua vida

Feng Shui nos ensina algumas técnicas para aprimorar o bem-estar na sua vida

*We Mystic Brasil, colaboração especial para AnaMaria Publicado em 07/10/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Feng shui ajuda a harmonizar a sua vida. - Unsplash
Feng shui ajuda a harmonizar a sua vida. - Unsplash

Quando você pensa no seu quarto, provavelmente a primeira coisa que vem à mente é se jogar na cama e ficar no celular até pegar no sono. Bom, ainda que esta seja a sua rotina, esse é um cômodo muito atrelado ao descanso, ao relaxamento e, por que não, ao romance. E a partir do momento em que nós passamos pelo menos 8 horas por dia dentro dele (se não mais), o Feng Shui nos ensina algumas técnicas para aprimorar o bem-estar, a energia vital, a paixão e a nossa efetividade para o dia seguinte.

Quer dormir bem? Acordar disposta? Ter uma noite harmoniosa com o amor da sua vida? Então aqui vão algumas dicas!

ESCOLHA AS CORES CERTAS
No Feng Shui, algumas cores, seja nas paredes, móveis e objetos de decoração, são mais visadas por promover sensualidade, paz e um sono revigorante. Mas, em geral, a indicação é sempre optar por tons de pele ou variações suaves que você encontra na natureza. São algumas sugestões:

  • Off-white
  • Creme
  • Chocolate
  • Marrom
  • Pêssego

Apenas tenha a atenção de não exagerar caso os tons de pêssego forem os escolhidos. Essa é uma cor muito favorável para atrair parceiros — sim, no plural, e dificilmente se firmar em uma relação. Nesse caso, considere agregar a tonalidade em algum detalhe, como na fronha do travesseiro, mantas sobre poltronas e pequenos objetos decorativos. E se mora com o parceiro, uns detalhes em vermelho podem atrair paixão entre vocês. O branco puro, símbolo do elemento Metal, também deve ser evitado, pois à noite pode ser estimulante, e dificultar o sono.

POSICIONE CORRETAMENTE OS MÓVEIS 
Antes de mais nada, sua cama deve estar centralizada no quarto — ela é o centro de comando —, sempre suportada por uma cabeceira resistente e bem fixada à parede, o que trará uma sensação de aterramento na vida. A ideia é tornar o ambiente o mais simétrico possível, favorecendo o senso de equilíbrio.

Então, mesas de cabeceira, abajures, sempre em pares (mesmo que você seja solteira). A quantidade de travesseiros de um lado deve ser a mesma do outro, e assim por diante. E não, você não precisa levar isso ao pé da letra e espelhar o seu quarto, mas priorizar o layout da cama, pelo menos.

As passagens por entre o cômodo devem ser amplas, organizadas, sem obstáculos. E lembre-se sempre que a cama não deve ficar alinhada à porta de entrada (nem de costas para o banheiro, no caso de suítes). Evite também objetos pontiagudos, desde as extremidades da sua cama até plantas que eventualmente você possa ter no quarto (lembrando que a presença delas deve ser sutil). Prefira extremidades arredondadas, sempre.

ESTIMULE OS 5 SENTIDOS
Neste aspecto, é importante que você aplique o Baguá em sua casa (com o auxílio de um profissional em Feng Shui), para saber em qual área exatamente se encontra o seu quarto. Por exemplo, se esse cômodo estiver na área da saúde ou família, em que o elemento dominante é a Madeira, tente incorporar mais tons de verde e azul para equilibrá-lo.

Além disso, alguns adicionais podem ajudar a estabelecer um clima de harmonia, tranquilidade e prosperidade neste ambiente, como o uso de óleos essenciais — lavanda, por exemplo, para relaxar ou ylang-ylang se você quiser provocar um clima mais afrodisíaco.

O toque das suas roupas de cama e fronha também influenciam muito no seu bem-estar. Prefira tecidos macios, fofos e que deslizem suavemente pelo seu corpo. Sinta o conforto.

No olhar, tons terrosos vão embalar o seu sono; os ardentes também podem ser uma boa opção, desde que com moderação e muito bem-posicionados. Já os sons, prefira os ruídos brancos (o som de um ar-condicionado, ventilador, umidificador de ar ou outro que não permita que o ambiente esteja num silêncio “ensurdecedor”). Isso vai contribuir para o seu aconchego e a embalar o seu sono.

E, para finalizar, o sabor fica por conta daquele copo d’água indispensável que deve ficar bonitinho na sua mesa de cabeceira. Coloque uma colher de sopa de limão ali, e beba pela manhã, em jejum.

LIVRE-SE DO QUE FOR ATRAPALHAR O SEU SONO
Dê uma geral no seu quarto. Existe alguma coisa ali que te incomoda? Talvez um painel tímido com fotos, onde o seu ex aparece? Você costuma “chutar” coisas para debaixo da cama? Então é hora de limpar isso tudo. Permita que a energia vital flua livremente por todo o quarto, sem quaisquer bloqueios, físicos ou emocionais. Se você quiser manter uma caixa ou baú para organizar suas memórias, esconda-o ou disfarce bem com o uso de mantas, almofadas e elementos que te tragam conforto.

NADA DE APARELHOS ELETRÔNICOS
Vai dizer que você faz o tipo que adora adormecer com o som da TV? Muita gente não vive sem isso, mas é preciso desacostumar. Celular fora do modo silencioso do lado da cama também está fora de cogitação. Especialmente se você tem dificuldade para dormir, ficar com eletrônicos ligados até “pegar no sono” é uma péssima ideia. Prefira o bom e velho despertador de mesa e ler um livro antes de apagar as luzes, para estimular aquele soninho gostoso.

SEJA SELETIVO COM OS OBJETOS DE ARTE
O quarto pode ser um cômodo que reflete em muito a nossa personalidade. No entanto, se você busca romance, guarde as fotos de família para outro ambiente. E se você é solteira, mantenha distância de fotos em que as pessoas estão sozinhas ou objetos unitários. Prefira tudo em pares, dentro do seu estilo e preferências.

LIVROS SÃO BONS, EXERCÍCIOS TAMBÉM, MAS NEM TANTO
Sabe aquela estante de livros que você tem no quarto? Ou até mesmo um singelo tapetinho de yoga? Esses são elementos que podem causar um certo desconforto na hora de dormir. Ter um livro de cabeceira é perfeito, mas manter uma estante cheia deles representa energia ativa, que pode estimular demais a sua mente. O mesmo se aplica aos tapetinhos, halteres, TRX e outros equipamentos de ginástica. É muita energia yang num só lugar — que deveria ser de yin, de descanso.

MANTENHA O SEU TRABALHO DISTANTE
Assim como o excesso de estímulos físicos e mentais podem ser prejudiciais para o seu sono e harmonia, manter suas ferramentas de trabalho dentro do quarto é altamente contraindicado, segundo o Feng Shui. Tenha isso em mente: quarto não é lugar para home office. Manter escrivaninha e computador dentro do quarto não apenas vai dificultar o seu sono, mas vai prejudicar o seu foco durante o dia.

Agora, se você não tiver espaço suficiente para dedicar ao seu escritório, a melhor coisa é separar o seu quarto do ambiente de trabalho com uma cortina, estante ou biombo. E se nem isso for possível, ao final do dia, cubra seus equipamentos com uma manta de aspecto agradável.

NADA DE ESPELHOS
No Feng Shui, espelhos em frente ou ao lado da cama são um convite a uma terceira pessoa ao relacionamento. Além disso, são reflexos energéticos, que podem atrapalhar o seu sono. Se você realmente precisar de um espelho, certifique-se que ele reflita algo que você tenha apreço — um móvel antigo ou um mural de fotos agradáveis, por exemplo.

*WE MYSTIC BRASIL é um site de conteúdo e ferramentas que poderão ajudar a nossa comunidade a tomar decisões mais conscientes e fundamentadas na área da Espiritualidade e Bem-Estar. Acesse: www.wemystic.com.br