AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Sonhos lúcidos: o que são e como ter a sua primeira experiência

Conheça algumas técnicas que podem fazer você escolher com o que sonhar durante a noite

*We Mystic Brasil, colaboração especial para AnaMaria Publicado em 18/05/2021, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Você sabia que é possível sonhar com o que quiser? - Divulgaçnao
Você sabia que é possível sonhar com o que quiser? - Divulgaçnao

Já imaginou que incrível seria poder, todas as noites, escolher aquilo com o que deseja sonhar? Você estaria livre para voar (literalmente), enfrentar seus maiores temores, ser uma celebridade, ou quem sabe beijar uma pessoa famosa. Tudo isso te pareceu impossível? É porque você ainda precisa desvendar o maravilhoso mundo dos sonhos lúcidos!

O QUE SÃO SONHOS LÚCIDOS?
Longe de ser uma experiência sobrenatural, nada mais é do que sonhar enquanto se sabe que está sonhando e, desta forma, poder controlar e explorar cada detalhe do mundo onírico. Mas, tão complexo quanto parece ser, esta é uma técnica que exige treino e nem sempre depende exclusivamente da sua dedicação às práticas.

Mesmo que você não se recorde deles, todos nós sonhamos todas as noites, sendo os sonhos mais vívidos e longos decorrentes durante a fase REM — período que compreende cerca de 25% dos nossos sonhos. Nele, estamos tecnicamente adormecidos, mas nosso cérebro está mais ativo, e nossos olhos e diafragma continuam respondendo a estímulos.

Existem, sim, comprovações científicas sobre o fato de que estamos conscientes enquanto dormimos, sendo nomes como Keith Hearne e Stephen LaBerge, dois dos grandes percursores de estudos sobre sonhos lúcidos. Deixe seu ceticismo de lado, porque isto é real!

QUAIS OS BENEFÍCIOS DESSA PRÁTICA?
Vamos dizer que 80% das pessoas que se interessam por sonhos lúcidos desejam fazer alguma extravagância, criar cenários surreais ou encontrar determinadas pessoas. Entretanto, a prática dos sonhos lúcidos vai muito além de um simples entretenimento e satisfação pessoal — existem benefícios reais por trás disso tudo.

Algumas das vantagens mais evidentes de se tornar um sonhador lúcido é passar a encarar sua vida sob uma nova perspectiva, trabalhando aspectos da sua autoestima, desenvolvendo sua criatividade, estimulando a memória, quebrando hábitos nocivos e enfrentando seus maiores medos.

Mas como? Você deve estar se perguntando. Vamos supor que você morre de medo de aranhas. Durante um sonho lúcido, você pode promover um encontro seu com um belíssimo exemplar de aracnídeo e, num ato de coragem, enfrentar o animal ou até mesmo pegá-lo em sua mão.

Quer um exemplo de como essa prática também pode fortalecer a sua autoestima? Então basta recorrer a uma memória do ensino fundamental, onde algumas garotinhas tiravam sarro de você por usar óculos, estar acima do peso ou simplesmente por ser “diferente”. Apenas vá e enfrente cada uma delas, dizendo aquilo que esteve entalado na sua garganta por tantos anos. Repita esses sonhos por quantas vezes você quiser, até que tudo esteja resolvido dentro de si mesmo.

Sonhos lúcidos são meios de nos fazer sentir mais leves, mais bem resolvidos e seguros. Pode não ser uma sessão de terapia profissional, mas chega um tanto quanto próximo disso — à sua maneira.

COMO TER A SUA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA?
Agora que você já entendeu um pouco do que se tratam os sonhos lúcidos, provavelmente está morrendo de curiosidade para saber como isso funciona na prática, correto? Vamos por partes, e com muita paciência, lhe apresentar 3 técnicas para iniciantes — mas existem muitas outras a serem exploradas!

Observação: vale lembrar, entretanto, que as técnicas que iremos listar aqui podem não funcionar para todas as pessoas. Além do fato de requererem prática e empenho, cada indivíduo possui suas particularidades.

1. Mantenha um diário de sonhos 
Comece respondendo: você é uma pessoa que se lembra facilmente dos seus sonhos? Se sim, é um ponto positivo. Se não, vamos indicar fortemente que você mantenha um diário ao lado da cama e, assim que acordar, anote tudo o que se lembrar. E mesmo que você tenha uma boa memória onírica, é importante que mantenha esse registro também.

Esse é um primeiro passo, e você deverá repeti-lo por semanas, ou até meses, até que tenha se habituado ao processo (pois bem, já falamos que essa é uma técnica que leva tempo, mas vale a pena).

Não se preocupe tanto em se lembrar dos sonhos que teve logo ao se deitar, pois o auge do estágio REM tende a ocorrer justamente durante as primeiras horas da manhã, como às 4 ou 5 — e tem duração de 45 minutos a uma hora. Acorde e anote seu sonho, com o máximo possível de detalhes, antes mesmo de se mexer muito na cama. Se possível, pegue o celular e grave um áudio.

2. Faça “testes de realidade”
Enquanto mantém o seu diário atualizado, outra técnica imprescindível são os reality checks, ou “testes de realidade”. De uma forma resumida, esse é um método que consiste em checagens realizadas num estado desperto e que, quando repetidas durante um sonho, dão ao indivíduo a certeza de que está sonhando.

Procure se perguntar ao longo do dia, de 10 a 20 vezes (ou mais, se possível): “será que eu estou sonhando?” E olhe ao seu redor, buscando evidências de que algo está estranho.

As horas no relógio estão mudando? Você continua tendo cinco dedos na mão? É possível ver o seu reflexo perfeito no espelho? Você ainda tem as mesmas tatuagens? Se tapar a respiração, ainda consegue respirar?

Em alguns casos, essa prática é tão intensa que provoca sonhos lúcidos logo na primeira tentativa. Entretanto, a empolgação é tanta, que acabamos por despertar assim que percebemos que nos tornamos lúcidos, e retornamos ao estado de vigília. Isso é perfeitamente normal, e você pode tentar novamente nas próximas noites.

3. Teste algumas técnicas
Existem diversas técnicas que prometem (e cumprem) proporcionar sonhos lúcidos. Mas, para começar, vamos sugerir alguns métodos iniciais para que você se habitue ao termo, e às práticas. Talvez até consiga conquistar seus primeiros sonhos lúcidos com elas, e vá aprimorando com o tempo, quem sabe? Se não conseguir de primeira, continue praticando!

MILD (Mnemonic Induction of Lucid Dreams): logo durante as primeiras horas da manhã, assim que acordar de um sonho, não volte a dormir imediatamente. Repasse a história do sonho até decorar cada detalhe.

Feito isso, diga a si mesmo: "Assim que estiver sonhando, vou me lembrar de reconhecê-lo”. Então, visualize-se de volta ao sonho, focando em algum objeto que lhe chamou atenção naquele contexto. 

Vamos imaginar que você se focou em um espelho, em que sua imagem estava distorcida. Foque-se nele com o objetivo de saber que está sonhando. E repita o processo até pegar no sono novamente.

FILD (Finger Induced Lucid Dream): bastante simples e altamente recomendada para iniciantes, essa técnica consiste em ir dormir apenas quando estiver realmente cansado. Antes de se deitar, entretanto, programe um despertador bem suave para te acordar por volta das 3h30 da madrugada.

Assim que acordar, tente relaxar e voltar a dormir imediatamente. E assim que estiver quase pegando no sono, comece a imaginar que você está apertando duas teclas com os dedos indicador e médio da mão que você escreve, alternadamente. Aperte uma, depois outra, e repita.

Aos poucos, vá desacelerando e reduzindo a pressão que você exerce sobre essas teclas “imaginárias”, até que esteja tocando-as levemente. A ideia é que somente seus músculos se contraiam, mas que os dedos praticamente não se movam.

Continue concentrado no exercício, e o sono virá em poucos segundos. Depois de aproximadamente um minuto, tente fazer um teste de realidade e tá dááá! Você provavelmente estará em um sonho lúcido.

WBTB (Wake Back to Bed): se você nunca teve um sonho lúcido, vale a pena testar essa técnica. Também bastante simples, basta que você programe o seu despertador para tocar após 6 horas de sono.

Assim que ele tocar, levante-se e procure algo para fazer. Levante-se da cama e mantenha sua mente ativa por cerca de 20 minutos a uma hora, não mais que isso. E volte a dormir.

Enquanto relaxa e tenta dormir novamente, imagine, sem forçar nenhuma situação, como seria o seu sonho lúcido. Agora apenas aguarde seus olhos pesarem e o sono vir.

WE MYSTIC BRASIL é um site de conteúdo e ferramentas que poderão ajudar a nossa comunidade a tomar decisões mais conscientes e fundamentadas na área da Espiritualidade e Bem-Estar. Acesse: www.wemystic.com.br