AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Yoga Nidra: vertente da meditação pode amenizar sintomas físicos e psicológicos

Além de tratar a saúde, a prática proporciona uma experiência de autoconhecimento

*We Mystic Brasil, em colaboração especial para AnaMaria Publicado em 01/06/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Yoga Nidra é uma vertente da meditação que pode amenizar sintomas físicos e psicológicos - Pixabay
Yoga Nidra é uma vertente da meditação que pode amenizar sintomas físicos e psicológicos - Pixabay

Sem quaisquer restrições, o Yoga Nidra é uma vertente meditativa que pode ser praticada desde crianças a idosos, com ou sem comorbidades. Afinal, enquanto o praticante descansa confortavelmente em savasana, também conhecida como postura do morto, essa meditação sistemática o conduz através do pancha maya kosha, que são as cinco camadas do Eu, proporcionando uma transformadora sensação de plenitude.

Recomendada para aqueles que têm dificuldades em se concentrar no momento presente e extremamente valiosa para quem sofre de insônia, traumas, ansiedade ou depressão, o Yoga Nidra promete curar, pacificar, repousar e trabalhar intensamente o autoconhecimento. A prática está ganhando popularidade em todo o mundo à medida que mais e mais pessoas experimentam seus poderes de regeneração e enquanto pesquisas continuam provando a sua eficácia. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela?

AFINAL, O QUE É A YOGA NIDRA?
Yoga Nidra é uma forma de meditação guiada também conhecida como “sono yogui”. Geralmente é praticada deitada, com um professor orientando a sessão. A prática nos convida a olhar para dentro, aprendendo a navegar entre os estados de sono e vigília, em que nosso corpo encontra seu estado natural de homeostase, no qual a respiração se equilibra e se aquieta. 

Nesta etapa, os aspectos inconscientes e conscientes da mente se revelam e caímos em um estado inato de consciência profunda. Enquanto descansamos o corpo físico, podemos voltar nossa atenção, sem esforços, para a própria natureza da percepção e da consciência. 

O Yoga Nidra nos leva facilmente a um estado harmonioso e repousante do ser. E, a partir daí, podemos ser curados, restaurados e despertados para o nosso eu mais profundo, onisciente e acolhedor. Então, se você tem dificuldades em ficar muitos minutos sentado em meditação, ou de fazer as posturas que uma aula de yoga clássica requer, essa modalidade é perfeita! Mesmo que você pegue no sono, o que pode acontecer com certa frequência, não tem problema já que os benefícios ainda estarão sendo absorvidos pela mente inconsciente.

Quais os benefícios do Yoga Nidra?
Além de ser relaxante, restaurador e revelador, estudos mostraram que o Yoga Nidra também pode:

  • Reduzir os níveis de insônia;
  • Diminuir a ansiedade;
  • Aliviar o estresse;
  • Tratar sintomas de estresse pós-traumático, dores crônicas e dependência química;
  • Aumentar a consciência, o foco e a autoestima:
  • Transformar hábitos, comportamentos e pensamentos negativos;
  • Aumentar a liberação de dopamina;
  • Prevenir doenças cardiovasculares;
  • Promover sentimentos de paz, calma e clareza.

O Yoga Nidra nos liberta dos conceitos de tempo, espaço e razão. Quando isso acontece, a atividade cerebral diminui e o corpo entra em estado de cura. Portanto, também é dito que uma hora de Yoga Nidra é equivalente, em termos de benefícios, a um sono de quatro horas.Conforme o corpo entra em um estado de cura, você pode eliminar as toxinas em um nível celular, renovar a mente e remover toda a bagagem tóxica do seu subconsciente.

Como praticar Yoga Nidra?
Basicamente, você se deita de barriga para cima, e descansa. O professor (vídeo ou aplicativo que estiver utilizando) começa a orientá-lo, geralmente por cerca de 30 minutos. Durante essa orientação, você será convidado a estabelecer uma intenção, o porquê de estar fazendo a meditação, e passará a investigá-la com profundidade: para onde estou indo? Estou no caminho certo? Dentre questionamentos semelhantes.

Uma vez que as bases da prática foram estabelecidas, podemos começar a reunir concentração e consciência sensorial, explorando cada detalhe do corpo e da respiração. Na verdade, você usa seus cinco sentidos como um microscópio; investigando, identificando e dando boas-vindas a cada membro, cada músculo, cada sensação. Essa prática leva o corpo e a mente a um profundo estado de relaxamento.Nessa etapa investigativa várias emoções, pensamentos, crenças e preocupações começarão a emergir. 

Talvez sejam experiências ou emoções com as quais você não teve a chance de lidar, ou tenha escolhido reprimir por razões diversas. Com nosso corpo e mente em repouso, no “modo neutro”, somos capazes de acolher e responder a esses pensamentos e sentimentos de outras formas. A partir dessa sensação profunda de plenitude, podemos efetivamente enfrentar essa memória ou trauma incômodo, chegando a uma nova compreensão ou resolução. 

Uma vez que a mente e as emoções tenham sido verdadeiramente vistas, ouvidas, bem-vindas e conectadas, elas também se tornam cada vez mais sutis. Isso dá origem à fase final da prática: explorar a consciência. Quem é você? Você está ciente de sua verdadeira natureza? O Yoga Nidra nos permite mergulhar e reconhecer nosso eu como uma consciência aberta, expansiva e ilimitada.

*WE MYSTIC BRASIL é um site de conteúdo e ferramentas que poderão ajudar a nossa comunidade a tomar decisões mais conscientes e fundamentadas na área da Espiritualidade e Bem-Estar. Acesse: www.wemystic.com.br