AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Comportamento / LITERATURA

Além da autoajuda: 10 livros para curar a alma

Confira a seleção AnaMaria de livros de diversos gêneros para curar a alma. A lista conta com obras que aquecem o coração — e convidam à reflexão também!

Confira 10 livros para curar a alma - Imagem │Unsplash
Confira 10 livros para curar a alma - Imagem │Unsplash

Às vezes tudo o que precisamos é um abraço, não é mesmo?. Reservar alguns momentos do dia para apreciar uma obra literária é um afago na alma. Os chamados ‘comfort books’, em tradução livre, ‘livros de conforto’, são obras para curar a alma, que aquecem o coração, sem deixar de oferecer uma mensagem marcante em meio ao caos cotidiano. 

Pensando nisso, AnaMaria organizou uma lista de livros para curar a alma, com narrativas sensíveis e que convidam à reflexão. Confira a seguir livros para deixar na cabeceira e se sentir abraçada em momentos difíceis. 

Romances: 

A Hora da Estrela — Clarice Lispector

10 livros para curar a alma

Um clássico da literatura brasileira. ‘A Hora da Estrela’ conta as desventuras de Macabéa, uma jovem sonhadora recém-chegada do Nordeste ao Rio de Janeiro. Após perder o único elo com o mundo, sua tia, a jovem chega ao sudeste e se apaixona por Olímpico de Jesus, que a abandona em busca de ascensão social.

Segundo a autora, “a história é de uma inocência pisada, de uma miséria anônima”. A obra de Clarice ganhou uma adaptação cinematográfica em 1985. O filme voltou a ser exibido nas telas dos cinemas no último dia 16 de maio, em uma cópia restaurada digitalmente e distribuída pela Sessão Vitrine Petrobrás.

Extraordinário — R. J. Palacio

Além da autoajuda: 10 livros para curar a alma

O best-seller conta a história de Auggie Pullman, um menino com uma severa deformidade facial que precisa enfrentar o estranhamento e o preconceito de crianças e adultos. O livro é recheado com ensinamentos sobre gentileza, empatia e tolerância.

Talvez um dia — Colleen Hoover

Além da autoajuda: 10 livros para curar a alma

Após uma briga acalorada com sua ex-melhor amiga, Sydney tem sua vida revirada. Magoada e traída, a jovem de 22 anos encontra abrigo na casa do talentoso músico e compositor Ridge.

Juntos, eles descobrem a cada dia a admiração mútua. A história narra duas pessoas se apaixonando perdidamente de maneira sensível e envolvente.

Ilustrados: 

Os dengos na moringa de Voinha — escrito por Ana Fátima e ilustrado por Fernanda Rodrigues

Além da autoajuda: 10 livros para curar a alma

Revisitar as lembranças da infância é uma das maneiras mais bonitas de ter aconchego. A simplicidade dos momentos cotidianos podem ser encontrados no calor de um abraço, no cheirinho de comida caseira ou na alegria de compartilhar uma dança.

Nesse livro, as relações familiares e a infância aproximam os dengos do passado, tornando-os parte do presente. A moringa, uma vasilha de barro muito utilizada em territórios quilombolas, é a personagem principal do texto, que vem acompanhado de ilustrações que acolhem a alma.

Domingo — escrito e ilustrado por Marcelo Tolentino

Além da autoajuda: 10 livros para curar a alma

O livro, brilhantemente ilustrado, resgata a nostalgia de um domingo durante a infância. A obra conta as aventuras lúdicas de Martim, um garotinho que experimenta um domingo atípico e cheio de fantasia ao lado de seu cachorro, Fubá.

Guarda-chuva amarelo — Ryu Jae-soo 

Além da autoajuda: 10 livros para curar a alma

Eleito um dos melhores livros ilustrados pelo New York Times, esta é uma obra do artista sul-coreano Ryu Jae-soo narrada apenas em imagens. A história é acompanhada por uma seleção de músicas do compositor Shin Dong-il, criadas especialmente para a obra.

Entre música e imagem, os leitores são convidados a percorrer um caminho em que gotas de chuva se transformam em melodia.

Psicologia e psicanálise:

Acolhendo sua criança interior: Uma abordagem inovadora para curar as feridas da infância — Stefanie Stahl 

Além da autoajuda: 10 livros para curar a alma

Quando conhecemos nossa criança interior e a acolhemos, nos abrimos para descobrir os profundos anseios e cicatrizes que carregamos na bagagem da vida. Aceitar esse lado ferido de nossa alma é o primeiro passo para o processo de cura. 

Esse é um pré-requisito para construirmos relações mais tranquilas, amigáveis e felizes e para conseguirmos encerrar relações que não nos fazem bem. Este livro ajudará você a conhecer sua criança interior e acolhê-la.

O palhaço e o psicanalista: Como escutar os outros pode transformar vidas — Christian Dunker e Cláudio Thebas 

10 livros para curara a alma

O livro ‘O palhaço e o psicanalista: Como escutar os outros pode transformar vidas’, escrito por Christian Dunker (o psicanalista) e Cláudio Thebas (o palhaço), explora — com muito humor — as nuances da arte da escuta. A obra não é uma cartilha sobre “como saber ouvir”, mas contém orientações valiosas sobre a escuta empática. 

Por que fazemos o que fazemos? — Mario Sergio Cortella 

Além da autoajuda: 10 livros para curar a alma

Escrito pelo filósofo e professor-titular da PUC-USP Mario Sergio Cortella, esse livro é o ponto de partida para reflexão sobre as aflições da vida profissional e carreira. Esta obra é um guia para quem está sempre se perguntando sobre o que fazer no futuro. 

Recheado de ensinamentos como 'paciência na turbulência, sabedoria na travessia', é leitura fundamental para quem sonha com realização profissional, sem abdicar da vida pessoal.

Não pise no meu vazio: ou o livro do vazio — Ana Suy

Além da autoajuda: 10 livros para curar a alma

A obra é quase um desabafo, apesar disso, traz uma leitura leve e escrita poética. O livro é um apanhado de relatos verdadeiros da autora, Ana Suy, que convida o leitor a refletir sobre a importância da nossa individualidade. 

  • Onde comprar? Disponível na Amazon por R$ 42,30

Leia também:

Listamos as 10 melhores obras para criar filhos antirracistas

Leitura para os pequenos: confira 10 livros infantis que passam ensinamentos