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Com medo? Conheça 7 estratégias para lidar com esse sentimento

Aflição em excesso pode causar estresse e ansiedade

Raquel Borges Publicado em 27/03/2021, às 14h30

Veja maneiras de lidar com o sentimento do medo - Unsplash
Veja maneiras de lidar com o sentimento do medo - Unsplash

O medo é inevitável e faz parte do nosso ‘pacote básico’ de emoções. É o que diz Patrícia Santos, consultora, escritora e especialista em gerenciamento da raiva pela National Anger Management Association (NAMA) de Nova Iorque (EUA). A capacidade de ter medo faz parte da função cerebral e serve para nos manter vivos. Nem de longe é sinal de fraqueza.

“Porém, o sentimento é uma experiência desagradável que pode variar de leve a paralisante, prejudicando a saúde física e mental ao longo do tempo”, fala a profissional. Ela completa: “O problema é que a maioria dos nossos receios são originados na desinformação, nas crendices e nos pensamentos de um futuro cruel.

De acordo com Patrícia, nos últimos meses fomos expostos a todos os tipos de perdas e inseguranças. "Mas, sobrevivemos e chegamos até aqui. Pensar sobre como enfrentamos nossas metas nos faz sentir mais fortes e, de alguma forma, preparados para continuar. Com certeza, o pior sempre é o início. Quando temos claro qual é a raiz do nosso medo, é mais fácil enfrentar e encontrar soluções.”

Veja sete estratégias que reduzem o estresse e a ansiedade de forma rápida e eficiente, ajudando a regular suas emoções.

PARA RELAXAR...

1. Procure reduzir a sensação de medo, não eliminá-la.
2. Ouça músicas calmas ou aquelas que dão energia, as famosas baladas.
3. A melhor maneira de voltar ao controle é fazer atividades que deixam você feliz, seja assistir a um filme, série ou até mesmo cozinhar.
4. Faça algumas respirações profundas. A respiração ritmada promove uma sensação de tranquilidade. 
5. Conheça seus gatilhos, o que dispara pensamentos que geram preocupação, medo e ansiedade.
6. Pratique mindfulness (prática de ‘estar’ no momento presente da maneira mais consciente possível), percebendo pensamentos, sensações corporais e emoções no momento em que ocorrem, sem reagir de maneira automática ou habitual.
7. Esteja ciente sobre o que desencadeou a sensação de medo.

FIQUE ALERTA!
A pessoa com medo pode apresentar sintomas como preocupação excessiva e incontrolável e, muitas vezes, irracional, expectativa apreensiva sobre eventos ou atividades, pesadelos e ansiedade severa, bem como ataques de pânico. Revelar fatos que mostram positividade, relembrar a quem tem medo sua força e as vezes em que ela já passou por situações difíceis e as superou podem auxiliar. Caso esteja em pânico ou apresentando manias, depressão ou agressividade, a recomendação é procurar um profissional da saúde.

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